Então você encontrou a brecha que faltava para empreender e está faltando apenas conhecer os produtos automotivos mais vendidos?
O segredo do sucesso nesse tipo de mercado, é alinhar um estoque assertivo às necessidades reais dos clientes. É crucial conhecer seu público-alvo a fundo e estudar bem a região. Afinal, depois da lista e das dicas de hoje, você vai alavancar vendas.
Acompanhe a leitura até o final, pois você terá grandes surpresas que eu separei com exclusividade. Se você busca se diferenciar, este é o conteúdo certo para isso!
7 produtos automotivos mais vendidos para você criar o melhor portfólio
Criar um portfólio atrativo é o primeiro grande passo para quem pensa em montar uma loja de autopeças. Porém, todo empreendedor, inclusive você, precisa considerar como é o mercado e a procura na região.
Obviamente que um carro possui praticamente as mesmas necessidades em termos de peças e manutenção. Só que o comércio da região, a oferta e a concorrência, impactam bastante nas vendas do revendedor de peças automotivas.
Então, antes de ir para a lista, é interessante você dar uma avaliada na sua cidade e no comportamento do cliente. As pessoas costumam sair da cidade para comprar? O comércio online é um canal preferencial? O que fazer de diferente?
1. Os pneus são uma das peças automotivas mais vendidas
Quem tem carro sabe que os pneus são uma preocupação recorrente, pois o desgaste é grande e a multa alta. Isso mesmo, rodar com pneus fora dos parâmetros legais exigidos configura infração grave e multa.
Por conta disso, a demanda por pneus novos é diária e eles estão entre os produtos automotivos mais vendidos. No entanto, existe uma concorrência acirrada e os pequenos diferenciais podem representar vendas para sua loja, tais como:
- Trabalhe com diferentes marcas, da mais barata à mais cara.
- Avalie os melhores modelos e apresente suas vantagens ao cliente.
- Disponibilize pneus em diferentes tamanhos para aumentar a oferta.
- Trabalhe com produtos exclusivos, os clientes adoram personalizar.
Esse produto é tão vendável, que alguns empreendedores preferem montar uma loja de pneus de uma vez, acredita?
DICA EXCLUSIVA: uma pequena diferença no valor do pneu pode levar mais clientes à sua loja, certo? Então, analise a possibilidade de criar promoções e oferecer descontos na troca em sua loja, por exemplo: “troque os 4 pneus e ganhe 30% de desconto!”. Esse tipo de diferencial chama muito a atenção, falo por experiência própria!
2. As baterias são itens indispensáveis para automóveis
Quando eu falo que é por experiência própria, acredite, já passei por cada perrengue. Por isso, o segundo item indispensável para automóveis é a bateria. Lembro uma vez que era final de ano, tipo, virada do ano mesmo e fomos ao supermercado.
Correria vai, correria vem, saímos com pressa do mercado, colocamos tudo no porta-malas e entramos para ir embora. Eis que quando eu bato a chave no contato, cadê de ligar o bendito, a bateria tinha “arriado”. Resumo da ópera?
Tive que correr numa loja de autopeças que já estava fechando, afinal, era fim de ano, para comprar a bateria. Eu não sei se o preço certo era aquele, mas de uma forma ou de outra eu tive que comprar.
Isso só comprova como a bateria é um produto inestimável numa autopeças. Então, você deve aproveitar a substituição periódica para lucrar bem, seja ao oferecer produtos avulsos ou ao montar uma loja de baterias.
DICA EXTRA: uma boa bateria costuma custar consideravelmente. Desse modo, trabalhe com todo tipo de produto, ou seja, de linhas mais em conta e segunda linha, aos melhores produtos. Como resultado, você atinge todos os públicos, concorda?
3. Óleos lubrificantes são produtos de manutenção automotiva mais procurados
Muitos motoristas não se atentam à troca de óleo periódica, o que influencia na integridade do motor. Logo, os óleos lubrificantes são itens cruciais e que vendem diariamente. Tudo bem que o óleo não é o produto mais inovador para vender.
Contudo, é a sua imprescindibilidade para o cliente que o torna obrigatório em sua loja. Eu poderia dizer que o diferencial para aumentar as vendas é viabilizar marcas variadas. Mas nesse caso, pode ser melhor repensar a estratégia comercial.
Talvez você possa oferecer o serviço de troca de óleo? Ou quem sabe, trabalhar em conjunto com um mecânico que preste o serviço? Portanto, são esses pequenos detalhes que chamam mais atenção e diferenciam seu negócio.
4. A manutenção preventiva exige a troca de filtros de ar e combustível com frequência
Os filtros de ar e combustível são cruciais para a manutenção do desempenho e eficiência do carro. Por conta disso, sua demanda é altíssima e a sua loja deve trabalhar com produtos de marcas conhecidas.
Mesmo diante de tanta procura, esse é um item vendido em todo lugar e a margem de lucro é pequena. Dessa maneira, você precisa agregar valor ao produto para chamar atenção no mercado, a partir de estratégias como:
- Ofereça qualidade e variedade de produtos.
- Tenha um atendimento personalizado e atencioso.
- Capacite seus colaboradores com conhecimento técnico.
- Estabeleça preços competitivos.
- Combine promoções, vendas cruzadas e descontos.
- Ofereça serviços complementares, como instalação e troca.
- Tenha atenção às tendências do mercado para vender sempre o melhor.
5. Crie um estoque certeiro de peças automotivas para reposição
De todas as sugestões até aqui, as peças automotivas para reposição são as que mais exigem planejamento na aquisição. Na realidade, você precisa conhecer bem as necessidades do mercado para oferecer precisamente o que é procurado.
Por exemplo, não adianta você criar um estoque volumoso de filtros de combustível, sendo que a saída é baixa. Da mesma maneira que o estoque baixo de velas de ignição quando a procura é alta, representa faturamento baixo, entende?
Confira abaixo uma lista de produtos e itens de reposição que você pode achar interessante comercializar:
- Filtros de óleo, ar e combustível
- Amortecedores e peças relacionadas
- Pastilhas e discos de freio
- Velas de ignição
- Fusíveis e lâmpadas para diferentes finalidades
- Mangueiras e radiadores
- Peças de suspensão
6. Os acessórios automotivos são complementares, mas vendem bem!
Os acessórios para carros cumprem diferentes finalidades, dependendo do perfil do consumidor.
Alguns procuram esses acessórios para complementar o visual do automóvel, enquanto outros querem apenas otimizar suas funcionalidades. Independentemente disso, eles podem ser os produtos automotivos mais vendidos em sua loja.
Nesse momento, você deve decidir se disponibiliza os produtos em sua loja geral de autopeças. Ou então, que tal montar uma loja de acessórios automotivos? O empreendimento “nichado” tem maior potencial para se tornar referência no mercado.
10 acessórios automotivos bacanas para criar um portfólio atrativo
- Capas de proteção para banco
- Tapetes automotivos
- Engates de reboque
- Películas automotivas
- Central Multimídia
- Rack de teto
- Travas e alarmes de segurança
- Kit de iluminação de LED
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento
7. Ofereça os produtos de limpeza automotiva mais populares
Os produtos de limpeza automotiva andam de mãos dadas com um outro serviço que cresce muito no Brasil.
Por acaso você já ouviu falar da estética automotiva? Esse é um segmento que oferece polimento, lavagem térmica, vitrificação, higienização interna, hidratação de bancos, tratamento de vidros etc.
Nesse contexto, é interessante você vender produtos de alta qualidade que sejam utilizados em serviços e demandas relacionadas. Caso você não conheça boas opções, dá uma olhada:
- Shampoo automotivo
- Ceras automotivas especializadas
- Limpa vidros, pneus e estofados
- Desengraxante
- Revitalizador de plástico
- Escova para limpeza
- Flanelas de microfibra
- Limpa rodas
Uma estratégia interessante é focar em parcerias com centros especializados na lavagem a seco automotiva, por exemplo. Isso pode ampliar a clientela e fortalecer sua marca!
Descobriu quais os produtos automotivos mais vendidos? O que ainda está esperando para empreender?
Você deve trabalhar com produtos automotivos mais vendidos, seja numa pequena revenda de peças automotivas, ou no grande centro especializado. Afinal, esse é um segmento que funciona a pleno vapor e agora você sabe como aproveitar.
Entretanto, a minha recomendação é para você avaliar sempre as demandas aí da sua cidade. Isso porque uma peça mais vendida em determinado lugar, não é necessariamente a mais procurada em outro local. Boa sorte daqui para frente, hein?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se for o caso, por que você não compartilha nas redes sociais? Pense naquela pessoa que não sabe o que você acabou de aprender, mas precisa muito dessa informação. Até a próxima!