Vale a pena abrir um supermercado? Descubra se ainda compensa

Publicado por Jéssica Trabuco em 30 de maio de 2023

Muita gente tem dúvida se ainda vale a pena abrir um supermercado hoje em dia e se você tem pensando em investir nesse segmento, precisa também se perguntar sobre o assunto. A verdade é que depende!

Esse é sim um negócio que tem muito potencial, até porque estamos falando de um serviço básico da sociedade. A gente sempre vai comprar alguma coisa em um estabelecimento como esse, pelo menos uma vez por semana.

A questão é que esse empreendimento exige muito controle, estudo, organização e planejamento. Quem já atuou na área terá mais facilidade de lidar com ele, mas quem nunca atuou vai precisar de muita consultoria e estudo para ter um bom resultado.

Existem certas peculiaridades e “manhas” que só quem tem essa experiência vai saber.

Outro ponto positivo é que um mercado costuma ter grande fluxo de dinheiro rodando todos os dias, mas a margem de lucro é baixa.

Ficou curioso, não é? Pois fique tranquilo! A partir de agora eu vou te dar uma visão geral sobre o assunto que vai deixar mais fácil a sua decisão.

Vale a pena abrir um supermercado ou não?

Vale a pena abrir um supermercado

Se você busca um empreendimento que atua em um setor essencial, que mesmo não tendo uma margem de lucro alta oferece um bom rendimento por conta do grande movimento de vendas, eu posso te dizer que vale a pena abrir um supermercado sim.

A gente precisa desmistificar essa ideia de que existem empreendimentos que rendem muito dinheiro sem esforço ou trabalho, sabe? Tudo exige dedicação e tudo exige tempo para retorno financeiro.

Na minha visão, ter um mercadinho significa atuar em um dos melhores setores da economia mundial. Se você fizer boas escolhas na parte de planejamento e de execução, suas chances de ter sucesso são boas.

Quais as vantagens de abrir um supermercado?

Existem muitas vantagens em investir nesse segmento e eu trouxe algumas delas só para você conhecer e entender um pouco melhor suas possibilidades:

  • Grande fluxo de receita;
  • Atuar em área essencial;
  • Possibilidade de crescimento;
  • Ter liberdade financeira; 
  • Trabalhar em um setor que mesmo em crises continua vendendo.

9 dicas para tornar o seu supermercado lucrativo

Se a sua ideia é entrar nesse ramo e começar a ganhar dinheiro com supermercado, é preciso estar atento a muitos pontos e pronto para colocar as coisas em prática.

Depois de ler alguns artigos e ver alguns vídeos de pessoas do setor, reuni questões que acredito que sejam as mais importantes para quem quer abrir esse tipo de empreendimento. Veja:

quais as vantagens de abrir um supermercado

1. Invista em conhecimento especializado

Para montar um supermercado é fundamental entender sobre ele. Por isso, é muito recomendado que o empreendedor já tenha trabalhado em algum. Isso vai garantir uma expertise que faz toda a diferença.

Esse empreendimento tem algumas questões que são muito específicas e peculiares, que só quem realmente esteve neste mundo, no dia a dia, conhece a respeito, sabe? Como a questão de arrumação, o mix de produtos, forma de organizar os espaços e até monitoramento.

Se esse não for o seu caso, não precisa se desesperar. Você pode investir em uma especialização ou consultoria. E aí, é dar o seu melhor e mergulhar nesse universo.

2. Escolha um bom ponto comercial

O ponto é muito importante. Primeiro em relação à localização mesmo. Uma região bem movimentada e fácil de chegar, seja de transporte público ou partilhar, já te coloca bem à frente de muitos concorrentes.

Outra coisa que você precisa analisar é a questão do tamanho. Estamos falando de um empreendimento maior, não um mercadinho de bairro, hein? Pensando nisso, de acordo com alguns especialistas, o tamanho ideal de um supermercado com espaço razoável, deve ser entre 300 m² a 800 m².

3. Seja organizado

Já vou te avisar agora: Sem muita organização, não vale a pena abrir um supermercado. Por ser um negócio que envolve a venda de muitos produtos, em uma loja grande, com muitos funcionários, com estoque e com manuseio de itens que são perecíveis, só com muito controle para fazer funcionar.

É preciso montar planos para todos os setores e ter um jeito de acompanhar o desenvolvimento do trabalho de todos.

Por isso, vai ser necessário também contar com colaboradores de confiança, que sejam treinados e preparados por você, de acordo com suas necessidades e objetivos.

Só abra as portas do seu mercado quando tiver esse plano de controle bem feito e testado.

4. Monte um mix com o que o seu público consome

Aposte nos produtos que são mais vendidos em supermercados da sua região! Não adianta querer encher suas prateleiras com itens só porque são baratos, é preciso oferecer o que o cliente realmente gosta e precisa.

Então, um dos trabalhos mais importantes, antes mesmo de começar sua estrutura, é estudar a concorrência. Defina o seu público alvo e conheça o que ele consome, o que ele precisa, o que gosta e do que não gosta.

Essas informações te ajudarão a encontrar fornecedores que terão essas marcas e poderão fazer bons negócios.

5. Tenha controle de compra e venda

Controle de estoque é essencial para esse tipo de negócio. Primeiro porque você precisa saber exatamente o ponto de equilíbrio entre ter produtos suficientes para não deixar faltar, mas não fazer estocagem e perder dinheiro.

Também é importante se atentar à questão da validade. Os produtos mais velhos precisam ser colocados para venda antes que os novos, senão pode correr o risco de saírem da validade de consumo e gerar prejuízo, sabe?

qual a média de lucro de um supermercado

6. Não deixe as despesas saírem do limite e garanta boa margem de lucro

Eu vi um vídeo de um rapaz que é conhecedor desta área e ele diz claramente que só vale a pena abrir um supermercado se as despesas estiverem entre 18% a 20%. Isso porque de imposto você pagará aproximadamente 2,5%.

Ter mais custo que isso vai diminuir ainda mais a sua possibilidade de lucro e será difícil até mesmo se manter no empreendimento.

Outra coisa que ele falou foi que a margem de lucro na venda em cima do produto, deve ser de 28,5% e em cima dos custos de 40%.

Conseguindo manter esses números, é possível ter uma média de lucro de supermercado entre 4% e 5%. Isso significa que se a sua loja vender R$1 milhão no mês, você vai ganhar líquido entre R$40 mil e R$50 mil.

7. Crie planos de fidelidade

Essa aqui é uma dica simples, mas que pode te ajudar a conquistar e fidelizar clientes. Estratégias como cartão fidelidade podem incentivar que aquela pessoa continue comprando na sua mão, ao invés de com o concorrente.

Pense no que pode oferecer que vai agregar valor ao seu trabalho e deixar o público feliz e ligado à sua marca.

8. Trabalhe pesado na divulgação

Qualquer empreendimento hoje em dia precisa de divulgação para trazer bons resultados e com o supermercado não é diferente.

Investir em propagandas de televisão, rádio, na internet, fazer parceria com influenciadores, criar sorteios, fazer promoções… Tudo isso vai fortalecer a sua imagem e aumentar seu faturamento por mês.

9. Tenha um atendimento diferenciado

Por último, mas muito importante, capriche no seu atendimento! Só vale a pena abrir um supermercado se você realmente quiser fazer a diferença e se destacar entre os outros.

Por mais que seja uma regra básica tratar o cliente bem, isso ainda não é tão comum nesse tipo de negócio. Por isso, capriche e faça além do normal. Trate as pessoas como gostaria que fosse tratado.

Treine sua equipe para ser simpática, solícita, educada e gentil o tempo todo, não importa o que aconteça. Lembrando que um grande incentivo para isso acontecer é oferecer qualidade de vida aos seus funcionários.

Faça sua análise!

Você percebeu que vale a pena abrir um supermercado, mas desde que o empreendedor tenha consciência desse segmento e esteja disposto a pagar o preço por ele, não é? Pois então!

Depois de tanta informação, acho que vale a pena fazer uma análise, estudar algumas coisas para decidir se esse é ou não o caminho para você.

Eu realmente espero que o meu conteúdo tenha te ajudado de alguma forma e que o sucesso esteja presente na sua jornada.

Agradeço demais pela sua companhia. Um abraço e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Gabriel Marques, Arlington MA

    Obrigado pelo artigo, eu gostaria de futuramente investir em algo que envolve o publico. Trabalho como caixa e sei o quanto eles deveriam ser valorizado.

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