Aquele amontoado de coisas faz você pensar cada dia mais em como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram? Como fazer isso com estratégia?
Pessoas habituadas a navegar com facilidade no universo digital podem achar esse tema bastante maçante. Afinal, qual seria a dificuldade, né? Em contrapartida, eu vejo muita gente sem experiência e intimidade alguma com o meio online.
Foi pensando na dor destas pessoas que eu montei o Guia definitivo para montar bazar online. Se você faz parte desse grupo, sua hora de aprender chegou!
Como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram: aprenda a mesclar as estratégias
Através do bazar você encontra uma das melhores “janelas” para vender coisas usadas, todos já fizeram ou participaram de bazar. Não sei dizer o motivo do sucesso, talvez pelo preço atrativo ou porque as pessoas amam esse modelo de venda.
No entanto, a verdade é que hoje você não vê um bazar físico, ninguém mais faz isso, concorda? Não é para menos, já que a internet está aí para todos buscarem uma grana extra. Basta ter um pequeno direcionamento para isso, é isso que você quer?
O melhor da história toda é a possibilidade de vender praticamente tudo, desde que você identifique as oportunidades. Além é claro, de entregar qualidade, não adianta querer vender eletrônico quebrado, você há de concordar comigo né?
Considerando o abismo entre conseguir vender e saber vender online, é aqui que eu entro.
1. Você já trabalhou a estratégia central do negócio?
Tem dias que eu me acho muito “papagaio de pirata”, já ouviu a expressão? Significa alguém que fala muito, e digo isso porque fico repetindo que o brasileiro não tem jeito.
Ao mesmo tempo que ele tem uma força de vontade enorme, ele peca pela ansiedade e falta de preparo. E a dificuldade para montar um bazar prova isso. Às vezes a pessoa tem uma ótima ideia, mas acaba atropelando o planejamento.
Então, o primeiro passo para estabelecer um negócio online, principalmente usando canais tão amplos como WhatsApp e Instagram, é planejar. De forma concisa, dá uma olhada a que eu me refiro com planejamento:
- Defina o objetivo do seu bazar e da venda.
- Compreenda o público-alvo ideal, pense como se fosse para você.
- Estabeleça com precisão todos os produtos que serão vendidos.
- Crie uma faixa de preço razoável e embasada por pesquisas.
- Veja qual formato de bazar você quer atribuir ao WhatsApp e Instagram.
Você terá mais assertividade para montar a estrutura comercial somente a partir destas questões simples.
2. Quais os melhores produtos para vender em bazar online?
O que seria de um bom bazar sem os produtos certos, correto? “Mas existe produto errado?”. Não existe esse negócio de produto ruim para vender. Meu avô dizia: “quando você aprende a vender, você encontra comprador até para avião caindo”.
É a pura verdade isso, mas existe uma ressalva nessa realidade. Para vender algo, você tem que encontrar a pessoa certa e disposta a comprar. Nesse contexto, obviamente que existem produtos bem mais fáceis de vender do que outros, é fato.
Por exemplo, o que você acredita ser mais fácil: saber como vender roupas usadas no WhatsApp ou moedas da Olímpiadas? Evidentemente que o público para roupas é maior e mais sedento em gastar.
A lista a seguir reflete de forma genérica uma ordem interessante da relevância de alguns itens, dá uma conferida:
- Roupas ocupam o primeiro lugar sempre.
- Calçados em bom estado mal ficam na prateleira virtual.
- Acessórios seguem atrás, destaco brincos, anéis, colares e pulseiras.
- Produtos artesanais bem-feitos têm alta procura no mercado.
- Artigos de decoração sempre encontram um novo lar e com rapidez.
- Discos de vinil têm uma legião de fãs atrás das raridades.
Portanto, o ideal é olhar tudo que você tem disponível para vender antes de pensar como gastar o dinheiro, certo?
3. O Instagram entra em cena como a sua vitrine online
No título do conteúdo você pode perceber ali “WhatsApp ou Instagram”, né? Mas isso não condiz com a realidade da coisa. Isso porque você não precisa escolher entre um e outro, pelo contrário.
A alternativa mais eficaz, financeiramente falando, é colocar um canal para trabalhar em conjunto com o outro. Porém, essa estratégia você só verá ao final do conteúdo, porque ainda tenho muita coisa para compartilhar com você.
Dito isso, vamos primeiro ao Instagram. Essa é uma das redes sociais onde o pessoal mais sonha em ganhar com 1 milhão de seguidores. No entanto, atingir essa marca demanda tempo, e o foco é vender a “entulheira” parada.
Nesse contexto, o Instagram é a vitrine perfeita para você apresentar a mercadoria aos clientes:
- Primeiramente, crie um perfil profissional e comercial.
- Em seguida, configure até ter uma conta bem visual.
- Invista tempo em levantar seguidores, patrocinar pode ser uma boa.
- Não importa o produto vendido, tire boas fotos do item.
- Além disso, elabore uma descrição convincente.
- Se for possível, crie uma pequena história para cada produto.
- Mantenha constância nas publicações e impulsione quando possível.
Uma dica pessoal é trabalhar a arte visual de algumas imagens comerciais, de maneira a chamar atenção do público.
4. É essencial catalogar todos os produtos da sua loja
Apesar de parecer trivial, quanto mais organizado estiver seu bazar online, maior será a compreensão do público. Assim, a tomada de decisão se torna mais consciente e vantajosa para o consumidor.
Nesse momento, o Instagram consegue ser bastante visual, por motivos óbvios. Mas ainda assim crie um feed de publicações clean e dê destaque ao que importa, os produtos.
Por outro lado, no WhatsApp dá para transformar a sua conta de usuário em “Negócio” ou “Business”. Essa opção fica lá na parte de configurações, localize a opção “Configurações da Empresa”.
Feito isso, você conseguirá organizar tudo como num catálogo padronizado e todos vão encontrar os produtos com mais assertividade. Ah, não vai esquecer de colocar preço nas coisas hein?
5. Quanto mais fácil for pagar, mais o cliente vai comprar!
Você fez tudo certinho, seus canais estão montados, configurados e ativos. Numa tarde despretensiosa, ao checar o e-mail do bazar você quase não acredita, uma venda foi feita. De supetão você corre para a plataforma de gerenciamento.
Contudo, ao chegar lá dá de cara com uma venda não concluída, motivo? O cliente não conseguiu pagar por boleto bancário. Esse é apenas um exemplo, mas que acontece todos os dias com inúmeros empreendedores.
Assim sendo, minha sugestão é oferecer todos os formatos possíveis de recebimento, como:
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Transferência bancária
- Boleto
- PIX
A única forma de pagamento que eu não recomendo é o temido cheque, esse sim tem tudo para ser um grande calote [risos].
Atualmente dá para oferecer segurança aos clientes, experimente usar uma Plataforma de Pagamento Online, especialmente para cartão de crédito.
Outra alternativa para facilitar o pagamento dos clientes é a divulgação de promoções e descontos. Estude maneiras de instigar mais vendas com uma boa promoção, a pessoa vai pagar rindo!
DICA ESTRATÉGICA BÔNUS: aprenda como integrar WhatsApp e Instagram para uma central comercial eficiente
Para você que me acompanhou até aqui, tenho uma surpresa inacreditável e pouco aproveitada no mercado. Ao invés de usar WhatsApp e Instagram de maneira individualizada, e se você trabalhar na integração de ambos os canais?
No meio corporativo, essa estratégia é chamada de Omnichannel. Ela consiste em integrar canais de vendas, comunicação, SACs, entre outros.
O objetivo é facilitar a navegação, aquisição, pagamento e solução de problemas do cliente, tudo através de um único processo. Obviamente que integrar apenas WhatsApp e Instagram não caracteriza Omnichannel, mas segue a vertente.
Como resultado, sua estrutura comercial fica da seguinte maneira:
- Instagram: a rede social é somente uma vitrine comercial. Desse modo, você otimiza a experiência de busca e visualização do produto. Caso ele se interesse por algo, a venda é externa.
- WhatsApp: nesse momento, ele é redirecionado para o WhatsApp e todo o trâmite da negociação é via WhatsApp. Tudo de maneira centralizada, prática, eficiente e segura.
Para ter acesso a isso, você precisa do WhatsApp Business API. Essa é uma ferramenta que faz a ponte que eu acabei de descrever. Eu deixarei um vídeo bem bacana a seguir, dá uma conferida depois:
Saber como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram é o caminho para vender sempre mais
Gostou de aprender um pouquinho sobre como fazer um bazar online pelo WhatsApp ou Instagram? E quanto à integração das plataformas, você acha uma ideia viável ou vai exigir muito?
O recomendado mesmo é experimentar diferentes modelos de atuação até encontrar aquele perfeito para você, combinado? Espero muito que tenha gostado das minhas, aproveite e compartilhe nas redes sociais, até a próxima!