Como trabalhar com auriculoterapia? Veja como trabalhar na área

Publicado por Jéssica Trabuco em 10 de abril de 2023

Tem como trabalhar com auriculoterapia a partir de um curso profissionalizante na área. Depois de se especializar, será necessário adquirir os materiais necessários para executar a técnica, buscar parcerias e investir pesado na divulgação. 

A cada dia que passa o setor de terapias alternativas tem crescido e vem se mostrando com uma grande oportunidade para quem acredita e se dedica a esse universo. 

Por mais que a gente tenha dificuldade em começar alguma coisa, te garanto que para atuar na área não existe segredo, é fazer o básico bem feito e eu vou te explicar mais sobre isso durante o texto. 

Afinal, como trabalhar com auriculoterapia e ganhar dinheiro?


Como trabalhar com auriculoterapia

Sabe aquele ditado que diz que menos é mais? Pois então! Não existe segredo ou fórmula mágica para trabalhar nesse segmento e começar a ganhar dinheiro. É preciso dedicação, estudo e muito trabalho, sem mais. 

Com um plano bem definido, objetivos e dedicação, é possível fazer dessa a sua atividade financeira principal. 

Trouxe abaixo um passo a passo do que é importante e você não pode deixar de lado.

Veja: 

Se torne um especialista

O primeiro passo é se tornar um profissional especializado nisso. Você vai precisar procurar e fazer um bom curso de auriculoterapia para aprender as técnicas corretas e conseguir oferecer o serviço de uma forma que seja eficiente para o seu cliente. 

Por mais que ainda não exista uma regulamentação, o curso livre/especialização é o mínimo para quem quer trabalhar na área e começar a ganhar o seu dinheiro. 

Só que além disso, eu acho que é interessante você estar sempre atento às técnicas e novidades que forem aparecendo. Não é porque a gente aprendeu algo que deve achar que já sabe tudo. Reciclar o conhecimento e estar sempre atento ao setor é fundamental. 

Seu objetivo não deve ser só alguém que conhece e pode atuar, porque isso tem um monte. Se quer destaque, seja o melhor que tem na área e isso só vai ser possível com muito estudo e prática. 

Quem pode aplicar auriculoterapia?

Muita gente tem dúvida sobre quem pode trabalhar com auriculoterapia, mas a verdade é que qualquer pessoa que tenha pelo menos 18 anos e esteja cursando ou já tenha cursado o 2º ano do ensino médio. 

Só que existem alguns cursos na área de saúde que oferecem especializações que são bem interessantes e específicas na área.  

Invista na aquisição de materiais de qualidade

Também é importante que você invista em materiais de qualidade para oferecer seu tratamento da melhor maneira possível. Eu até criei um artigo explicando todo o material para auriculoterapia e eu acho que vale a pena você verificar. 

Basicamente o você vai precisar de uma placa com as sementes, apalpador, pinça de ponta fina, estilete, esparadrapo e, nos casos de quem trabalha com agulha, as agulhas. 

Precifique corretamente o seu trabalho

Criar uma tabela de preço para o serviço de auriculoterapia também é muito importante para trabalhar e lucrar na área. É preciso considerar os custos que envolvem o seu trabalho, o quanto investiu na sua profissionalização e também o benefício que oferecerá às pessoas. 

Normalmente o valor de uma sessão custa de R$70 e R$100, mas para saber o quanto você vai cobrar, coloque todos esses valores no papel e também considere o mercado local. Saber quanto os seus concorrentes estão cobrando vai te dar uma visão bem interessante de por onde começar.

Ofereça seu serviço gratuito para algumas pessoas

A realidade é que não tem como trabalhar com auriculoterapia sem mostrar para as pessoas que você já faz um bom serviço e teve muitos clientes/pacientes que tiveram benefícios com o tratamento. 

É por isso que de início é necessário convidar “cobaias” para conhecerem o seu trabalho e te ajudarem na parte da divulgação positiva e até no boca a boca. Sem falar que quanto mais você praticar, melhor ficará. 

Dá para começar com parentes, amigos próximos, vizinhos… Chame quem você tiver proximidade para isso e registre todos os avanços. 

Se puder, incentive essas pessoas a fazerem uma declaração sobre como se sentiram porque isso vai ajudar bastante na criação do seu portfólio. 

Aprenda outras técnicas

Uma dica interessante que pode te fazer ganhar dinheiro com auriculoterapia é investir na especialização de outras técnicas terapêuticas. Assim, quem sabe você não cria seu próprio espaço holístico? Pense nisso! Talvez tenha outras coisas que te interessem e que você possa agregar ao seu lado profissional, alcançando um número maior de pessoas.

Tente parceria com clínicas holísticas

Nem sempre as coisas são muito fáceis para os iniciantes na área. É por isso que nesse momento é tão importante buscar parcerias com clínicas que já atuam no segmento e possuem uma certa cartela de clientes. 

Esses espaços às vezes cobram um aluguel ou então uma porcentagem por cada atendimento que você fizer. Mesmo que pareça pouco vantajoso, é através desses locais que você começará a fazer o seu nome, ganhará experiência e construirá sua lista de clientes. 

Às vezes dá para fechar parceria com outros terapeutas autônomos também. Duas ou mais pessoas juntando forças nesse sentido conseguem atrair muito mais clientes do que alguém sozinho. Pense nisso!

Divulgue bastante o seu negócio

quem pode trabalhar com auriculoterapia

Isso aqui é bem importante! Você precisa pensar como empreendedor, não só como terapeuta. É preciso conhecer bem o seu público e a partir disso criar estratégias de divulgação que chamem a sua atenção e torne sua marca conhecida. 

Esteja presente nas redes sociais, construa uma “bio” bem direta e simples, produza conteúdo de qualidade e com consistência, agregando valor real para a sua audiência; 

Hoje em dia tem muito conteúdo gratuito para quem quer trabalhar com redes sociais. Estude, faça testes e trabalhe todos os dias para que as pessoas vejam em você uma referência nesse setor. 

Tenha metas e persista nelas

Essa dica é a mais importante, viu? Não tem como trabalhar com auriculoterapia sem saber exatamente aonde quer chegar e sem persistir nos objetivos. Não adianta ter a melhor técnica, os melhores materiais, fazer uma boa divulgação ou fechar parcerias, se você desistir na primeira dificuldade. 

Qualquer empreendimento tem altos e baixos e só quando a gente sabe o que quer e acredita no que faz é que continua insistindo, mesmo nas baixas. 

Por isso, defina bem o que quer conquistar e lembre-se disso diariamente. Esse vai ser o seu combustível, você vai ver!

Comece a trabalhar!


Saber como trabalhar com auriculoterapia já não é mais desculpa, hein? Aproveite todas essas informações que eu trouxe, adapte-as de acordo com a sua realidade e comece a agir o quanto antes!

Com organização, foco e muito trabalho, tenho certeza que os resultados positivos surgirão. Estou na torcida por isso. 

Um abraço e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário