Não existe um valor do cento de cupcake que funcione em todos os lugares e para todos os empreendedores. É preciso analisar uma série de fatores que vão influenciar o preço final, para não cobrar algo que te dê prejuízo.
A gente tem que colocar na conta os tamanhos e sabores que serão oferecidos, para a partir disso calcular o custo de ingredientes, de embalagem e até de transporte.
Também não é possível definir o preço sem antes saber como está o mercado da sua região, entende? É preciso ver por quanto os seus concorrentes vendem esses cupcakes e até a maneira que trabalham.
Só depois de todo esse estudo é que será possível criar sua tabela e começar a divulgar e captar clientes.
Fique tranquilo que eu vou te ensinar como analisar tudo isso. Basta continuar comigo até o final do texto.
Qual o valor do cento de cupcake no mercado?
De acordo com as pesquisas que eu fiz em várias empresas diferentes, a média de preço do cento de cupcake no mercado é de R$5,50, mas isso falando do tamanho considerado grande.
No caso do cupcake médio 100 unidades fica em torno de R$4 e o preço do cento do mini cupcake, varia entre R$3 e R$3,50.
Só que, é claro, isso varia muito de acordo não só com o tamanho, mas com a receita, sabores, com a região em que você mora e até com o tipo de embalagem que vai trabalhar.
Entenda como calcular o preço do cento de cupcake
Para conseguir chegar a um valor do cento de cupcake que seja chamativo para o seu cliente e lucrativo para você, é preciso calcular e pensar em alguns pontos.
Eu trouxe os 5 que considero mais importantes para que possa conhecer e já ir colocando tudo no papel por aí.
Veja:
Defina os sabores e os tamanhos
O sabor e o tamanho do cupcake influencia diretamente o valor de custo e o valor de venda. Um mini cupcake simples de bolo branco com cobertura de brigadeiro vai custar muito menos do que um cupcake grande de rede velvet, por exemplo.
Por isso, com antecedência, anote os sabores que quer trabalhar com todos os ingredientes que serão necessários para a receita.
Da mesma forma, indique os tamanhos que vai oferecer. O tamanho normal de um cupcake é de aproximadamente 7×7, mas tem os maiores (8×8) e os minis (5×5).
Custo de ingredientes
O primeiro cálculo é do custo de ingredientes. Primeiro tenha a lista de tudo que comprou no mercado e de quanto foi. Depois vai separar por receita, de acordo com a quantidade utilizada.
Por exemplo, se você precisa de 1 kg de farinha para fazer 10 cupcakes médios e ela custou R$8, significa que cada unidade tem o custo de R$0,80. Entendeu?
Você tem que fazer isso com todos os ingredientes utilizados em cada receita. Sabendo quanto eles custaram em relação a isso, você já começa a ter ideia do valor que vai cobrar na hora da venda.
Embalagem
Existem muitas formas diferentes de embalar cupcake: Com embalagem de papel simples, com potes plásticos e até caixas de papelão. Como é um produto que exige um cuidado maior para chegar até o cliente em bom estado, você vai precisar de uma embalagem para cada docinho.
Calcule o custo disso para colocar também no valor de venda. Por exemplo, se você comprar uma caixa com 50 unidades de embalagem por R$30, significa que cada uma custou R$0,60.
Coloque o valor de transporte embutido no preço de venda
Esse é outro ponto que é muito importante! Se você quer trabalhar com a entrega dos doces na casa do cliente, ao invés de cobrar uma taxa além, a ideia é já ter esse custo embutido no preço final.
Quando a gente cobra a entrega o cliente já fica um pouco desanimado. Esse, inclusive, é um fator que pode impedir o fechamento da venda. Para evitar isso, já calcule com antecedência.
Se você precisa de R$20 para fazer o transporte e o pedido é de 100 cupcakes, significa que cada um tem o custo de R$0,20.
Pesquise os preços da sua região
Por último, antes de bater o martelo, eu sugiro que você faça uma pesquisa nos seus concorrentes. Entender o tipo de produto que eles oferecem, a forma como trabalham e o preço que cobram vai te dar uma noção mais ampla sobre isso.
Vai te ajudar a perceber também se o preço que estava em mente realmente condiz com o que o público da região já está acostumado.
A ideia não é trabalhar com os mesmo valores, mas não começar ficando muito distante deles, sabe? Procure algo que não fique nem tão abaixo e nem tão acima.
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Comece a calcular!
Agora você sabe como chegar em um bom valor do cento de cupcake para vender aí onde mora, então vai esperar mais o quê para criar sua tabela de preços? Não demore não porque esse é um dos pontos mais importantes do seu negócio.
Lembre-se também de vez ou outra pensar em promoções e outras coisas criativas para chamar a atenção do seu cliente.
Outra coisa: Não adianta ter um preço bom se o seu produto não for maravilhoso, hein? Procure trabalhar com ingredientes de qualidade e capriche durante a produção das suas receitas. Seu bolinho precisa ser delicioso.
Espero que meu texto tenha te ajudado e que tudo dê certo por aí.
Um grande abraço e até mais!