Parece brincadeira, mas é verdade! As Lojas Cem não vendem nada na internet e ainda assim faturam cerca de R$5 bilhões por ano! A marca é considerada a 3ª maior varejista de eletrodomésticos e móveis do país e a expectativa é prolongar esse sucesso por muito tempo.
Na contramão do que o mercado hoje diz que é essencial, a empresa não tem nenhuma perspectiva de mudar essa realidade e seguir os passos dos seus concorrentes, como a Magalu, que investe pesado a cada ano para aumentar o alcance da sua presença online.
Afinal, por que as Lojas Cem não vendem na internet?
O motivo principal para as Lojas Cem não venderem pela internet é o perfil da sua freguesia. De acordo com os diretores, enquanto que o público que compra em sites costuma ser da classe A, mais exigente e pechincheiro, o que compra produtos nas lojas de rua são de classe B e C.
São aquelas pessoas que gostam de sair, de ver os produtos pessoalmente, tocar, conversar e fazer desse momento mais do que uma compra em si, sabe?
Esse é o cliente que faz parte da história da marca desde a década de 50. É o que tem dado resultado para a empresa e o que acabou fazendo parte da sua identidade.
A empresa não tem o objetivo de atender a todo tipo de pessoa, quer continuar com sua essência e trabalhar para receber melhor esse grupo a cada dia. Seu foco é ser melhor no que já faz.
Outros 3 motivos da marca não trabalhar com venda online
Além da questão do público alvo, existem outros 3 motivos que fazem com que a marca não se anime em trabalhar com o comércio eletrônico:
Tributação
Cada estado do Brasil tem um tipo de tributação diferente. Isso significa que quem vende na internet precisa estar atento à legislação de vários lugares e isso demanda investimento em pessoal, em tempo, energia e estrutura. A empresa já tem um setor grande que cuida de questões tributárias e não vê motivo para aumentar ainda mais esse trabalho.
Logística
Se você vende para todas as regiões, precisa ter uma logística eficiente e vários centros de distribuição. Muita gente se pergunta quantas lojas Cem tem no brasil e são 302, abastecidas somente por 2 depósitos.
Para conseguir atender a pedidos de todos os cantos, seria preciso investir na construção de outros locais.
Venda online é parcela pequena
Mesmo com toda essa revolução que a gente tem no mercado digital, a parcela de venda online de móveis e eletrodomésticos ainda representa muito pouco do total desse mercado. Por isso também que a empresa não vê motivos para mudar a sua forma de atuação.
Qual é o segredo para faturar tanto só na venda física?
Sabe aquele ditado que diz que “menos é mais”?! Pois então! Ao invés de oferecer milhares de coisas, a marca foca em fazer o básico bem feito. Eles chamam de modelo raiz de negócio, sabe?
A ideia é cativar o cliente para que ele retorne e de acordo com a empresa, 95% dos clientes voltam para comprar de novo e é aí que a mágica acontece.
O segredo do sucesso começa com lojas bem posicionadas pela cidade, preço competitivo, e um atendimento excelente. Sabe quando a gente entra em um lugar e se sente em casa? Como se fossemos amigos do vendedor? Pois é, a ideia é essa!
Além disso, na Loja Cem as pessoas conseguem crédito sem burocracia. Eles ainda trabalham com sistemas próprios de financiamento e esse modelo continua dando certo.
Outra coisa que eu acho interessante é que eles focam em beneficiar quem compra, mas também quem vende. Ter um ambiente saudável no trabalho para seus colaboradores ajuda muito no resultado final.
Respondendo uma dúvida frequente: Lojas Cem online é confiável?
Vou aproveitar para responder a uma dúvida que eu vi que muita gente se faz. Comprar em uma Loja Cem online não é seguro porque até agora a empresa não trabalha com o comércio eletrônico.
Isso significa que se você comprar em um site que se passa pela empresa, a sua chance de sofrer um golpe é grande! Até agora só é possível comprar nas filiais, ok?
O site oficial da empresa é o www.lojascem.com.br, fique atento para não passar por problemas, hein?
Ficou surpreso?
Pois é, quando eu ouvi falar sobre isso me surpreendi demais, mas é verdade! As Lojas Cem não vendem pela internet e ainda assim são uma das maiores varejistas do nosso mercado. Isso que é sucesso, hein?
Espero que você tenha aproveitado as informações que eu trouxe aqui hoje.
Um grande abraço e até o próximo texto.
Até a próxima!