Se você trabalha ou pretende entrar no mercado de cosméticos, é essencial estar por dentro de quais são as marcas de produtos de beleza mais vendidos no Brasil. Se esse é o seu caso, antes de tudo quero te dar os parabéns por ter feito uma ótima escolha! Revender produtos de beleza é uma das atividades mais promissoras!
Afinal, o nosso país é um dos maiores consumidores e produtores de cosméticos do mundo! Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo e o segundo país que mais lança produtos anualmente (só perde para os Estados Unidos).
Sabe o que isso quer dizer? Uma infinidade de produtos para vender, com custos razoáveis e um enorme público ávido por consumir. Ou seja, possibilidade de lucrar muito!
E se você quer aproveitar as melhores oportunidades desse setor, fique por aqui e descubra quais são as marcas de produtos de beleza mais vendidos no Brasil. Vem comigo!
Quais são as marcas de produtos de beleza mais vendidos do Brasil?
Embora as marcas internacionais tenham sua fatia garantida no mercado brasileiro, a nossa indústria da beleza é super forte, aliás, uma das maiores do mundo, como já vimos.
Confira a seguir quais são as marcas de cosméticos mais vendidas no Brasil. Muitas delas oferecem excelentes oportunidades para revendedores!
1. Avon
Qual é a sua lembrança mais antiga relacionada a esse nome? Eu poderia apostar (com grandes chances de ganhar) que recordações da revistinha Avon vieram à sua cabeça. Há grandes chances de que sua mãe, avó e/ou tias tenham sido consumidoras e até vendedoras Avon.
Embora tenha nascido nos Estados Unidos, a Avon tem a cara do Brasil, não é mesmo? Parte dessa identificação se deve ao seu sistema de vendas com representantes pessoas físicas. Devido a isso, muitas mulheres de todos os perfis encontraram na marca acesso a seus primeiros produtos de maquiagem e possibilidade de uma fonte de renda.
Atualmente, o acesso a essa e outras marcas está ainda mais democrático, sem necessidade de intermediação por uma consultora. Contudo, esse sistema de revendas continua válido e lucrativo. Além disso, a Avon expandiu seu catálogo, que atualmente abrange produtos para cabelo e skincare, além de linhas completíssimas de maquiagem.
2. O Boticário
Uma das marcas de produtos de beleza mais vendidos e mais tradicionais do mercado brasileiro, O Boticário conta com mais de 40 anos de atuação, sendo presença maciça em todo o território nacional e fora dele, com representação em outros 15 países.
O Boticário se estabeleceu como marca de perfumaria, tendo desenvolvido várias das fragrâncias mais populares do Brasil, comercializadas em lojas próprias ou por revendedoras. Seu portfólio foi sendo expandido ao longo dos anos. Atualmente inclui produtos de maquiagem, cabelo, skincare e higiene pessoal para os mais diversos públicos.
Nas últimas décadas, a marca vem se pronunciando cada vez mais sobre diversidade e inclusão, levantando essa bandeira claramente em suas campanhas. Muitas dessas ações têm gerado polêmica, mas é inegável que esse posicionamento tem contribuído para o fortalecimento da marca e crescimento de sua popularidade.
Segundo site oficial, o grupo Boticário é uma das 15 maiores companhias de beleza do mundo, englobando marcas como Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult e Beleza na Web, entre outras. Incrível, não é mesmo?
3. Natura
Com mais de 50 anos de atuação, a Natura sempre teve seu nome associado a produtos com ingredientes naturais, fragrâncias super populares e, é claro, compromisso com a responsabilidade ambiental e sustentabilidade.
Ao longo de todos esses anos, a marca atingiu nível excepcional de crescimento, tanto em market share quanto em portfólio. Seu catálogo inclui uma enorme diversidade de produtos de beleza e higiene pessoal para mulheres, homens e crianças, sendo uma das marcas de cosméticos mais completas.
A Natura é mais um dos nomes que se consolidou através do sistema de vendas por representantes pessoas físicas. Atualmente também comercializa seus produtos em lojas próprias físicas e virtuais, com venda direta ao consumidor. Seja qual for o meio, é sempre um sucesso de vendas.
Aliás, além de ser uma das marcas de produtos de beleza mais vendidos do Brasil, é também uma das mais poderosas. Isso porque o grupo Natura detém, além da marca homônima, a Avon, The Body Shop e Aesop. Uau!
4. Nivea
A marca pioneira em creme hidratante para a pele mantém ainda hoje o posto de referência no segmento. Seu portfólio cresceu, abrangendo vários produtos de higiene pessoal para homens e mulheres, ainda que os cremes continuem sendo seu carro-chefe.
A Nivea não abrange produtos para cabelos ou maquiagem, mas mesmo assim, essa marca alemã tem seu lugar garantido entre as mais lembradas e amadas pelo público brasileiro, com ótima aceitação em todas as camadas sociais.
5. L’oréal
E para fechar nossa lista, vamos de L’oréal, a maior marca de beleza do mundo! Fundada na França em 1909, aportou em nosso território em 1939. Embora esteja presente em 130 países, a marca francesa tem no Brasil um de seus principais mercados.
Por aqui, a atuação da L’oréal abrange 4 grandes divisões, cada uma com várias marcas específicas. Esses segmentos são:
- Grande público: produtos presentes nos principais mercados, farmácias e outras lojas de grande circulação. As principais marcas desse segmento são Elséve, Garnier e Maybeline;
- Profissional: inclui marcas voltadas para salões de beleza como L’oréal Professionnel, Redken, Matrix e Kérastase;
- Produtos de luxo: engloba nomes como Ralph Lauren, Giorgio Armani, Lancôme, entre outros;
- Cosmética ativa: Vichy, La Roche-Posay, Innéov e CeraVe são as principais representantes dessa divisão.
Bem, assim fica claro que a L’oréal é a maior e mais vendida marca de cosméticos, não é mesmo? Ela é a superpotência da beleza!
Beleza pura… dinheiro sim!
Você acabou de descobrir quais são as marcas de produtos de beleza mais vendidos do Brasil e conheceu um pouquinho mais sobre as características de cada uma delas, presença no mercado e posicionamento. Deu para perceber algumas diferenças entre elas e também certos pontos em comum, não é mesmo?
Aliás, um desses pontos é o enorme potencial de vendas e crescimento. Pouco setores da economia são tão abrangentes e rentáveis quanto o de cosméticos. Afinal, esse ramo atrai praticamente todos os públicos e nunca sai de moda.
Enfim, agora que você já sabe quais são as marcas de cosméticos mais vendidas no Brasil, deve estar ansioso para surfar nessa onda. Se sim, escolha sua marca preferida e aproveite para ler nosso artigo sobre estratégias de venda de cosméticos. Te desejo muito sucesso e boas vendas!