O que falta no mercado pet? 10 Oportunidades de negócios

Publicado por José Neto em 1 de dezembro de 2022

O que falta no mercado pet? Se você está interessado em abrir um negócio nesse nicho, é provável que tenha essa pergunta em mente.

Afinal, clínicas veterinárias e pet shops tem aos montes por aí, o que acaba dando a impressão de que esse segmento já está saturado.

Então, como iniciar nesse mercado sem entregar apenas mais do mesmo? Acredite, há muitas formas pouco exploradas de transformar o amor aos animais em negócios lucrativos.

Duvida? Então continue a leitura e descubra 10 sugestões criativas. Uma delas pode ser perfeita para você!

10 Ideias de negócios que faltam no mercado pet


O que falta no mercado pet para montar

Veja a seguir formas interessantes e fora da caixa para fazer dinheiro com seu amor pelos animais. Spoiler: em algumas delas é possível iniciar com baixo investimento. Confira:

1. Negócio de alimentação natural para cães

A busca por uma alimentação mais saudável e menos industrializada tem chamado cada vez mais a atenção dos pais de filhos de 4 patas. Ou seja, aí está uma ótima oportunidade.

É possível encontrar bons cursos sobre alimentação natural canina. A partir disso, você pode montar seu próprio estabelecimento, vender marmitas pet online ou aderir a uma franquia do ramo. Porém, fique alerta às exigências legais cabíveis a esse tipo de negócio.

2. Roupas e cosplays para cães e gatos

Iniciar uma confecção de roupinhas para cães e gatos pode ser uma oportunidade super lucrativa. Capriche nas peças para encantar os tutores e divulgue seu trabalho nas redes sociais.

Você pode começar produzindo acessórios como laços e gravatas e, então, aumentar seu catálogo aos poucos. Considere a possibilidade de incluir fantasias criativas. Afinal, é impossível não se encantar com um cosplay pet, não é mesmo?

3. Pet shops diferenciados

É verdade que, hoje em dia, há uma enorme quantidade de pet shops espalhados por todas as cidades do Brasil. No entanto, a vasta maioria deles acaba focando quase que exclusivamente em produtos para cães e gatos.

Você pode fazer a diferença se especializando em outros animais, como aves, roedores e espécies aquáticas. Ofereça produtos, consultorias e serviços especializados e torne-se referência nesse mercado.

4. Recreação/adestramento de pets

Muitos tutores não possuem tempo nem espaço disponível para o lazer de seus pets. Com isso, há uma grande oportunidade de negócio.

Você pode ir além do conhecido serviço de dog walker (passeador de cães) e oferecer outras opções de atividade física e até adestramento para os bichinhos. Para isso, você precisará de espaço adequado e qualificação.

5. Negócio de fotografia animal

Para quem já é fotógrafo ou tem vontade de atuar nesse ramo, tem aí uma oportunidade de negócio relativamente fácil de iniciar, uma vez que não envolve tantas questões burocráticas e regulatórias.

Que tal trabalhar com books e sessões fotográficas exclusivas para pets? Tenho certeza de que clientes interessados não vão faltar!

Negócios que faltam no mercado pet

6. Cursos e consultorias

Essa é uma ótima ideia para quem já atua no segmento pet. Se você tem experiência com adestramento, aquarismo, banho e tosa ou quaisquer cuidados especializados com bichinhos, aproveite para passar seu conhecimento adiante e lucrar muito com isso! Você pode vender cursos, livros, consultorias e tutoriais online ou presenciais.

7. Banho e tosa

Cada vez mais os tutores estão recorrendo a profissionais para cuidados com a higiene dos seus pets. Embora a maioria das clínicas veterinárias e pet shops ofereça esses serviços, você pode se destacar entregando um trabalho diferenciado.

Buscar e levar os bichinhos é uma ótima alternativa para conquistar tutores com rotina corrida. Oferecer o serviço em domicílio também pode fazer a diferença.

8. Tecnologias de vigilância e monitoramento

Muitas pessoas que trabalham fora de casa, estão interessados em recorrer à tecnologia para encurtar a distância entre eles e seus filhos de 4 patas.

Assim, a instalação de câmeras de monitoramento para vigiar os pets é mais uma excelente alternativa para tutores que precisam se ausentar de casa por muitas horas.

Dispositivos que permitam a conversa com os pets à distância também já são uma realidade em muitos lares modernos e uma ótima oportunidade de negócio.

9. Pet techs

Esse é o nome designado a empresas e startups que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos pets e seus tutores.

Elas podem ter serviços como delivery de produtos através de aplicativo, contratação de seguros de vida, transporte pet, agendamento de serviços, entre outros. Assim, é uma possibilidade para quem deseja saber o que falta no mercado pet.

10. Pet influencer

Muitas pessoas sonham em se tornar famosas nas redes sociais. Se esse é seu caso, que tal se associar ao seu pet nesse empreendimento?

Comece conquistando o público na mídia social escolhida (Instagram, YouTube, TikTok). Você poderá faturar com publi posts, patrocínios e outras formas de monetização. Considere também criar infoprodutos ou uma marca de produtos físicos para vender e escalar seus ganhos.

Una seu amor aos animais com sua criatividade e faça muito dinheiro!


Enfim, essas são apenas algumas sugestões. Contudo, há ainda grande diversidade de possibilidades. Embora o mercado pet esteja há anos em franca ascensão, está longe de ficar saturado! Afinal, os donos de pets são um excelente público, que não economiza quando o assunto é o bem-estar dos seus bichinhos.

Você também percebeu que é possível unir o amor aos animais a praticamente qualquer talento ou interesse que você já tenha como fotografia, mídias sociais, nutrição, tecnologia e muito mais!

Enfim, espero que essas dicas tenham estimulado ainda mais sua vontade de atuar e inovar nesse nicho tão promissor! Use sua criatividade para descobrir o que falta no mercado pet e comece empreender.

Desde já te desejo muito sucesso!

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário