Como administrar um mercadinho de bairro? 3 dicas importantes

Publicado por José Neto em 14 de maio de 2013

Para administrar um mercadinho é necessário ter um bom controle de estoque e controle financeiro do negócio. É preciso também saber trabalhar com vendas e ter bastante organização interna.

A parte administrativa é uma dificuldade de muitas pessoas que decidiram abrir um mercadinho ou já trabalham a um certo tempo nesse tipo de negócio.

Foi pensando nisso que iremos destacar algumas dicas de como administrar um mercadinho pequeno.

Como administrar um mercadinho de bairro

1. Conheça seu mercado de atuação


Para entender como administrar um mercadinho de forma correta, você precisa em primeiro lugar obter conhecimento dessa área em geral na sua região.

Lembre-se que a administração de um negócio não se remete somente aos fatores internos. Mas também externos, então conheça melhor o seu mercado.

O recomendado é que você procure saber o que mais se vende em mercadinhos desse tipo, quem são os melhores fornecedores de produtos, o que está em tendência no momento e as principais técnicas para crescer uma pequena empresa como essa.

Ao ter isso em mãos e todo esse conhecimento, você saberá exatamente em que deverá focar, o que está sendo feito de maneira errada no seu mercadinho e o que deve ser levado em consideração para crescer positivamente.

2. Tenha um controle de estoque do mercadinho


Ter em mãos todos os dados relativos ao que entra e ao que sai é uma obrigação para quem deseja aprender como administrar um mercadinho.

Esse pode ser um processo mais complicado de se fazer. Mas de qualquer forma é necessário saber a quantidade de mercadorias que entrou, o que já foi vendido e o que tem disponível para ser vendido.

A melhor opção nesse caso é fazer o controle por meio de um programa específico para isso. Porém geralmente esses programas não são tão fáceis de se encontrar e em muitos casos será preciso investir um bom dinheiro.

Mas de qualquer forma eles são de grande utilidade para o funcionamento melhor do seu mercadinho.

Seguindo essa metodologia de trabalho, você terá tudo sob controle e saberá o exato momento para comprar novas mercadorias e se a quantidade de produtos disponíveis está correta.

Claro, que por se tratar de algo muito pequeno algumas pessoas preferem não fazer tudo isso. No entanto se você conseguir manter uma boa organização e o controle de estoque feito manualmente do seu jeito, também poderá dar certo.

3. Organize o dinheiro que entra e sai da empresa


A verdade é que não basta querer saber administrar um mercadinho, é preciso buscar soluções e tentar se esforçar para que nada saia do padrão. Um exemplo clássico disso é o dinheiro que entra e sai da empresa.

É muito comum encontrarmos pessoas que não sabem diferenciar o dinheiro da empresa do dinheiro próprio e acabam não tendo uma boa administração no seu próprio negócio.

Nesse momento é importante ter em mente que o dinheiro que entra todos os dias no seu mercadinho não é seu, e sim da empresa.

Se você não pensar dessa forma e seguir essa lógica, com certeza você estará levando sua empresa para um buraco bem fundo.

A minha dica é que você defina um salario fixo todo mês para você mesmo e procure manter isso em todos os meses. Afinal a sua empresa terá gastos e é sempre bom ter uma reserva para algum momento de necessidade.

Esse é um dos fatores mais importantes para quem deseja saber como administrar um mercadinho e é um dos motivos pelo qual muitos mercadinhos quebram.

Administração para mercadinho

Aprenda como administrar um mercadinho


Não adianta querer pular as etapas, porque você não vai aprender como administrar um mercadinho em questão de segundos.

É preciso buscar conhecimento a respeito do setor administrativo, conhecer melhor sua pequena empresa e ir fazendo cada etapa de uma vez.

Assim que for organizando seu mercadinho, você verá que está começando administra-lo de uma forma melhor.

Então procure ter um controle geral, que inclui os fornecedores certos, mercadorias que mais vendem, tenha um controle de estoque, cuide do dinheiro do seu mercadinho e pense em melhorias.

Fazer cursos administrativos pode lhe ajudar muito nesse momento e eu recomendo fortemente que você faça isso, porque o sucesso do seu mercadinho depende somente da sua administração.

O próprio Sebrae oferece vários cursos muito bons para quem deseja melhorar a administração do seu negócio.

Espero que essas dicas rápidas tenham sido úteis e lhe desejo muito sucesso!

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

12 comentários

  • Ótimas dicas ?

    • A

      Valeu meu amigo! Fico feliz em saber que as dicas lhe ajudaram.
      Abraços!

  • boas dicas de administração precisava disso

    • A

      Que bacana saber que as dicas simples foram úteis.
      Agora é só começar aplicar para gerenciar melhor ainda o seu negócio.
      Abraços!

  • Alba Valéria Rosa de Oliveira

    Muito boa dica . Já me matriculei em um curso de técnico em administração em em minha cidade .

    • A

      Oi Alba!
      Com certeza o conhecimento que você vai adquirir num curso do tipo será bastante importante. Porque você terá noções melhores da administração em geral.

  • Primeiro Principio Básico em contabilidade é ” não confundir dinheiro da empresa com dinheiro pessoal”, Brasil seria muito melhor se os empresários fossem estudar e procurar auxilio de um contador, ao invés de fazer amizades com gerentes de banco.

    • A

      Oi Henry!
      Isso é verdade. Infelizmente a grande maioria dos empresários acaba tirando o dinheiro da empresa achando que o dinheiro é dele.
      Justamente por isso muitas empresas acabam falindo, simplesmente por uma má administração financeira do negócio.

  • Edson Jose Paneco

    Obrigado valeu as dicas.

  • Josivan macedo

    Obrigado pela força ótimas sugestões.

    • A

      Oi Josivan!
      Eu que agradeço pela participação e fico feliz em saber que dicas foram boas.

Deixe o seu comentário