Você pode sim montar uma cantina de igreja e eu vou te explicar porque isso é permitido. Além de te mostrar os motivos da legalidade do negócio, vou te apresentar 10 opções de produtos para vender.
Se está pensando nesse projeto, eu tenho certeza que minha leitura vai ajudar, então fica comigo até o final do texto e aproveita.
Montar uma cantina de igreja não é ilegal
A primeira coisa que você precisa saber é que abrir uma cantina de igreja não é ilegal. Além disso, a legislação brasileira veda qualquer cobrança de imposto em templos de qualquer religião no Brasil.
Por isso, se a cantina tem como objetivo principal trazer renda para a igreja, se isso será convertido em ações de melhoria, reforma, pagamento de contas ou qualquer coisa do tipo, a movimentação financeira dela também não deverá ser tributada.
Somente se a propriedade do estabelecimento for à parte da instituição religiosa é que se deve considerar uma empresa normal, com pagamento de tributos e todas as outras coisas comuns a empreendimentos da sua área.
Ter uma cantina de igreja não é um pecado
Tem muita gente que acha que ter uma cantina na igreja é pecado, mas a realidade é que só se torna algo ruim e contra os princípios bíblicos se a atividade for feita de maneira enganosa, com objetivo de ganho próprio e individual.
Uma coisa é você criar um espaço para vender lanches, sucos e outros produtos com preço justo, para angariar fundos para a própria igreja. Isso é mais do que normal!
Todo estabelecimento religioso tem custos e contas para pagar. Além das coisas comuns como água, aluguel, internet, energia, existem reformas, material de limpeza, eventos, transporte de missionários e coisas assim.
Procurar meios financeiros lícitos para angariar fundos para essas coisas não é considerado errado, de jeito nenhum.
Outra coisa é criar um local com venda de itens com preços absurdos e com o objetivo de ganho financeiro próprio. Essa é uma situação que poderia ser considerada como ganância e até enganação, o que não tem nada a ver com os ensinamentos de Cristo.
A contabilidade da cantina precisa ser transparente para todos
Como o objetivo é montar uma cantina que ajude nas despesas da igreja, sem nenhum tipo de ganho pessoal do responsável por ela, é muito importante que toda a contabilidade seja organizada e transparente.
De tempos em tempos será necessário apresentar as informações de venda, de custo e lucro para toda a igreja. Qualquer um deverá ter acesso a isso, para que não haja dúvidas sobre o trabalho.
10 opções de produtos para vender na cantina da igreja
Agora que você já sabe que pode sim montar uma cantina por aí, eu vou te dar alguns exemplos de produtos para vender na igreja que podem te ajudar a conquistar os fiéis e aumentar a angariação de fundos.
Confira:
1. Café
O brasileiro é apaixonado por café, por isso, não tem como faltar ele em uma lanchonete. Não precisa ser nada especial não, hein? Ofereça a opção do café preto e do com leite.
2. Chocolate quente
Também não é nada complexo e nem precisa ser o chocolate quente tradicional. Você pode, na verdade, oferecer a opção do “Nescauzinho” quente. É ótimo para dias frios.
3. Caldos
Tem muita gente que sai do dia de trabalho direto para a igreja e por conta da correria não tem tempo de se alimentar, é aí que entra o caldo. Ele é uma opção saborosa, saudável e que sacia a fome.
4. Vitamina
Acho que essa é uma opção que funciona mais para o dia da manhã, mas é importante testar o gosto das pessoas para ter certeza.
5. Suco
Suco é sempre uma boa opção. Procure entender quais são os sabores mais pedidos por aí na sua região e sempre ofereça a opção com suco e sem suco, ok? O ideal é trabalhar com as frutas, mas dependendo da situação você também pode investir nas polpas.
6. Refrigerante
Essa é uma opção de bebida prática e muito gostosa. Aposte nas marcas mais conhecidas e em tamanhos menores, como aquelas garrafinhas pequenas.
7. Salgados e doces
Se a gente está falando de uma lanchonete, não podemos esquecer de mencionar os salgados e doces, hein? Eles serão os produtos principais de venda no empreendimento, por isso capriche.
Olha abaixo algumas das opções de comida para vender na cantina de igreja que você pode aproveitar:
- Coxinha;
- Quibe;
- Enroladinho de salsicha e de queijo e presunto;
- Esfiha;
- Empada;
- Torta de frango;
- Hambúrguer de forno;
- Bolos e tortas;
- Empadas doces;
- Boliviano;
- Croquete;
- Bolinhos;
- Donuts;
- Bolo de pote;
- Brownie;
- Cookie;
- Brigadeiro;
- Casadinho.
8. Mingau
O mingau é uma opção boa tanto para de manhã quanto para a noite. Trabalhe com os sabores mais tradicionais, como o de milho e o de tapioca. É bem importante que venda eles sempre bem quentinhos.
9. Sanduíches
Dá tanto para investir na produção de sanduíche natural e mais “saudável”, como fazer os típicos de lanchonete, como o x-salada, x-bacon e assim por diante.
10. Tapioca
A tapioca também é uma opção de lanche para vender na cantina da igreja. Ela é fácil de fazer, prática, saborosa e saudável.
Conteúdo Recomendado:
Comece o seu planejamento
Se a ideia é abrir uma cantina de igreja para ajudar nos custos da instituição, você já viu que esse é um caminho legal e que tem muito para ajudar, não é?
Então comece a se organizar e fazer o planejamento para que o seu projeto saia do papel e se torne realidade.
Obrigada pela sua companhia hoje.
Um abraço e até mais!