Um atendente de WhatsApp é o profissional que fica à disposição de clientes, parceiros e outras pessoas que queiram informações sobre determinada empresa, serviço ou produto. Seu trabalho é responder e solucionar questões que sejam apresentadas de forma ágil e instantânea, através do aplicativo.
No texto de hoje eu vou te explicar melhor como é que isso funciona na prática, quanto dá para ganhar no cargo e também quais são as características necessárias para conseguir um emprego.
Fica comigo até o final do texto que eu tenho certeza que ele vai te ajudar!
O que exatamente faz um atendente de WhatsApp?
Você sabe como funciona um call center? É um centro de atendimento ao cliente, parceiro, consumidor. Ele tanto funciona para receber ligações, como para fazer. O negócio é criar um relacionamento com terceiros.
A função de um atendente de WhatsApp é justamente a mesma. Ele ficará responsável em estar naquele determinado período com o celular em mãos para atender as pessoas que entrarem em contato.
É muito importante que ele consiga fazer isso de forma rápida e direta, passando informações corretas e com um atendimento cordial e educado.
O atendente vai funcionar como um cartão de visita da empresa, sabe? O primeiro contato que as pessoas terão, por isso é muito importante que seja um profissional capacitado para o serviço.
Quanto ganha um atendente de WhatsApp?
O salário de quem trabalha via WhatsApp com atendimento, vai variar de acordo com as horas trabalhadas e com as funções que precisam ser realizadas. Quando só é necessário responder coisas básicas e na mesma posição, o valor a receber pode variar de R$600 a R$1.200. No caso de um serviço mais complexo, esse valor pode ultrapassar os R$2.300.
Como trabalhar com atendimento via WhatsApp?
Algumas empresas podem solicitar coisas específicas para o cargo, mas eu selecionei 5 pontos que considero os mais importantes para quem quer trabalhar via WhatsApp dessa forma.
Se você focar pelo menos nessas coisas, tenho certeza que terá boas chances.
Observe:
Ter o ensino médio completo
Esse é o ponto base. Não é preciso curso profissionalizante e nem formação em faculdade para trabalhar com isso, mas é necessário ter completado ao menos o ensino médio convencional.
Caso você ainda não tenha concluído, pode tentar por programas como o supletivo, que te ajudam a finalizar esse processo em alguns meses.
Escrever corretamente
Esse é um ponto chave já que toda a sua comunicação acontecerá através de mensagens de texto. É claro que também pode utilizar áudio e vídeo, mas o foco sempre será nas palavras.
Entenda que escrever bem não tem nada a ver com usar uma linguagem extremamente formal, não é o caso. É preciso se comunicar de forma leve, fácil, como fazemos no nosso dia a dia, mas é fundamental escrever sem erros.
Quando uma pessoa se comunica com uma empresa e percebe falhas de ortografia (que não são pela digitação), acaba tendo dúvidas sobre a credibilidade e profissionalismo da marca, então todo cuidado é pouco.
Com o acesso a informação que temos hoje, em qualquer dúvida que tiver sobre escrever alguma coisa, basta pesquisar alguns segundos no Google para ter a resposta.
Ser educado e prestativo
O atendimento ao público nem sempre é a coisa mais fácil de se fazer, né? É preciso ter muita paciência, educação e ser prestativo. Se você não gosta de falar ou lidar com pessoas, esse não é o cargo para você.
A sua função é atender da melhor maneira possível! Além de ser básico e demonstrar respeito a outra pessoa ao fazer isso, é preciso lembrar que qualquer coisa errada que se fale pode ser registrada e viralizar nas redes sociais, dando muita dor de cabeça e prejuízo.
Por isso, use aquele lema básico: Faça com o outro o que gostaria que fizessem com você.
Ter organização e foco
Dependendo da empresa que for trabalhar, a quantidade de mensagens pode ser enorme! Para conseguir atender todas as demandas, deixando as pessoas satisfeitas e sem pular ninguém, você precisa encontrar uma maneira de se organizar.
O foco é outra coisa importante. Se você se deixar distrair por qualquer outra coisa, o seu serviço do dia vai virar uma bola de neve.
Saber tudo sobre a empresa
Essa é uma característica que você vai desenvolver a partir do momento que for contratado. Se o cliente entra em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas e ter informações, quem mais do que você precisa saber sobre tudo da marca? Pois é!
Então, o seu primeiro trabalho deverá ser o de mergulhar de cabeça sobre tudo que a empresa faz, os produtos, serviços e qualquer outro detalhe que seja importante.
Veja se o trabalho é para você!
Eu acho que é uma boa oportunidade atuar como atendente de WhatsApp. Dá pra ganhar um valor bacana, sem precisar de um trabalho físico e ainda ter tempo de investir em outras coisas que sejam importantes na sua vida.
Com o avanço tecnológico, essa é uma área que está em destaque e a demanda pelo serviço só aumenta. Com um bom currículo e uma boa estratégia de divulgação do seu potencial, dá para ter ótimos resultados.
Estou na torcida por você, viu?
Um grande abraço e boa sorte!
6 comentários
ANGELA MARIA
Como posso fazer parte do grupo de atendente de watts?
Luzimar Araujo
Olá boa noite eu quero muito poder fazer parte desse time
Ivanilde Fiorini Gualassi
Eu gostaria de trabalhar como Atendente de WhatsApp.
Eduardo
Queria ser assistente no WhatsApp
Rafaela Damasceno de Almeida
Eu sou extrovertida e alegri a todo momento
Kezia ascensão de
Estou precisando muito de um emprego ficaria muito feliz se conseguisse esse