Você precisa de uma boa estratégia de vendas para cosméticos? Pois se prepare porque eu vou te dar 10 dicas que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro com a revenda dos seus produtos, conquistando muitos clientes.
Lembre-se de adaptar as ideias de acordo com a sua realidade, viu? E mais importante: Elas só vão funcionar se você agir, então não perca mais tempo. Confira:
1. Conheça a fundo os benefícios dos seus produtos
A melhor forma de vender cosméticos é conhecendo os produtos que trabalha e se tornando um especialista na área. Isso passa credibilidade para os clientes. Ao invés de te ver como um um vendedor que só se importa com números, as pessoas te olharão como alguém que entende da área e pode dar uma boa recomendação.
Por isso, esse é o primeiro passo! Qualquer estratégia que você crie e coloque em prática, vai funcionar muito melhor a partir do momento que entenda exatamente o que faz.
Isso vai te ajudar a indicar os melhores produtos de acordo com a necessidade de cada um, além de dar dicas sobre aplicação e alguns cuidados. Esse tipo de atendimento faz o público comprar e voltar.
2. Faça uma promoção casada
Promoções casadinhas mexem mesmo com a nossa mente, viu? Mesmo que a gente não queira comprar algo naquele momento, ao perceber que podemos ganhar um outro produto “de graça”, vamos acabar comprando.
Claro que para isso você vai precisar fazer alguns cálculos, né? A estratégia precisa ser vantajosa para o cliente, mas também para o seu negócio.
Coloque um produto bem querido, com um que talvez não saia muito ou que seja complementar e encontre um valor justo que te dê margem de lucro e faça os olhos da pessoas brilharem.
3. Tenha produtos no seu estoque
Sabia que uma forma de se destacar vendendo cosméticos é tendo um estoque apropriado? Muita gente revende esse tipo de produto e dá prazos para a entrega, o que acaba dando espaço para a pessoa desistir. Se você, ao contrário, já está com o item ali na sua mão, a chance de venda é muito maior.
Por isso, fique atento aos produtos mais queridinhos e faça um cálculo da média de vendas que são feitas em determinado período. Isso vai te ajudar a sempre ter uma quantidade que te ajude a atender a demanda, sem perder oportunidades.
Inclusive, você já sabe o que mais vende em loja de cosméticos? É interessante ter essa noção. Vou te apresentar algumas opções abaixo:
- Xampus e condicionadores;
- Dermocosméticos;
- Sabonetes íntimos;
- Loções demaquilantes;
- Espumas faciais;
- Esfoliantes;
- Hidratantes corporais;
- Tinturas para cabelos;
- Produtos anti acnes;
- Protetor solar;
- Esmaltes;
- Gél termorredutor;
- Tônico para limpeza facial;
- Creme anticelulite.
4. Ofereça amostras grátis
Ter uma quantidade de amostras pode te ajudar a cativar o coração do seu cliente, sabia? Tem gente que tem resistência a coisas que não conhece, mas a partir do momento que testa e vê que dá resultado, vai querer comprar.
Então, tenha algumas amostras para dar às pessoas com quem entrar em contato. Fale sobre o produto, mostre quais são as suas vantagens, demonstre como é o uso e até ofereça algum desconto para a compra.
5. Trabalhe com o que o seu público gosta
A venda de cosméticos vai fluir muito mais se você oferecer exatamente o que o seu público gosta e precisa! Não adianta vender o que o seu cliente não quer, entende? Por isso, faça uma pesquisa das marcas e produtos mais procurados por essas pessoas e encontre os melhores meios para fazer a aquisição.
Isso mostra também o quanto é importante definir o cliente que quer alcançar e buscar sobre sua interação com o mundo. O jeito como ele se comunica, as coisas que gosta, do que tem medo, o que precisa… Todas essas informações vão te ajudar a criar um negócio que realmente faça a diferença e tenha resultado.
6. Varie suas formas de pagamento
Variar e facilitar as formas de pagamento também é uma boa estratégia de marketing e venda para cosméticos. Só trabalhar com dinheiro pode ser uma barreira para aumentar o seu faturamento e alcançar mais pessoas.
Hoje em dia é bem fácil conseguir uma máquina de cartão. Então se organize para poder aceitar cartão de crédito e débito, dinheiro, pix e até opções como PicPay e PayPal.
Lembrando que você precisa calcular com antecedência se existem juros e encargos em algumas situações e já montar sua tabela de preço incluindo esse custo.
7. Agrade os seus clientes
Existem muitas formas de fazer isso. A questão aqui é buscar coisas que melhorem a experiência de compra dessas pessoas e estreitem a relação de vocês. O brasileiro é muito sentimental e tem facilidade em criar laços, quando isso acontece ele acaba se tornando fiel também ao negócio e é isso que queremos conquistar.
O bom atendimento é o primeiro passo. Você também pode mandar mensagens em datas especiais como dia das mães, pode oferecer cupons de desconto e até preparar alguns brindes e presentinhos especiais.
8. Divulgue muito na internet
Divulgar cosméticos na internet não é difícil e vai ajudar muito o seu negócio, por isso você não pode pular essa etapa, hein? Dá para criar um perfil no Instagram e postar conteúdo de qualidade diariamente, dá para fazer anúncios na OLX e no Mercado Livre, dá para registrar sua loja no Google… Muitas coisas!
Uma dica interessante é ficar sempre ligado nas novidades de divulgação que existem atualmente. Estudar essas coisas vai ser um grande diferencial para o seu projeto.
9. Use o WhatsApp a seu favor
O WhatsApp já é um aplicativo de trabalho para milhões de pessoas e você deve aproveitar as vantagens que ele tem. Crie uma conta comercial e comece a se comunicar regularmente com os seus contatos, oferecendo descontos, brindes e dando informações e dicas.
Se conseguir fazer isso de forma natural, sem o envio intensivo de mensagens que chegam até incomodar, eu acredito que pode ter ótimos resultados.
10. Faça ações com tratamentos de beleza para seus clientes
Que tal montar algumas ações para ensinar as pessoas a cuidarem melhor da pele, cabelo e corpo? Que tal oferecer uma esfoliação grátis ou qualquer outro tipo de serviço que seja interessante e esteja dentro do seu segmento?
Essa pode ser uma boa oportunidade para demonstrar alguns produto, mostrar a importância do seu uso e vender mais.
Você pode fazer ação na sua loja, em supermercados, aeroportos, rodoviárias, faculdades e até em parques e praças.
Leia também: Texto para propaganda de cosméticos
Venda muito!
Com tanta ideia de estratégia de vendas para cosméticos, eu tenho certeza que as coisas vão começar a funcionar bem por aí.
Estou na torcida para que minhas dicas te ajudem de alguma forma e para que seu negócio seja um grande sucesso.
Um abraço e até mais!