Caixinha com 4 ou 6 docinhos: Qual o valor? Quanto cobrar?

Publicado por Lidia Massari em 12 de fevereiro de 2022

Para você que gostaria de incorporar novos produtos e embalagens no negócio de doces, é indispensável descobrir qual o valor da caixinha com 4 ou 6 docinhos.

Não é de hoje que essas caixinhas ganham espaço nas prateleiras das docerias. Porém, foi apenas recentemente que esse produto caiu no gosto do brasileiro, pois funciona como presente, lembrancinhas e consumo próprio.

Logo, as dicas incríveis de hoje vão acabar de vez com essa dúvida e você poderá cobrar o preço justo, mas com aquela margem de lucro garantida. Confira!

Caixinha com 4 ou 6 docinhos: qual o valor esperado e como cobrar?

Embora sejam considerados produtos básicos em qualquer doceria, as caixinhas com poucas unidades têm a maior saída. Isso acontece por conta da facilidade em consumir, menor preço e possibilidade de servir como presente.

Aliás, é uma estratégia que permite ao empreendedor criar belas e certeiras combinações, como:

  • Caixinha com 4 unidades: brigadeiro gourmet + beijinho com coco + prestígio cremoso + bicho de pé.
  • Caixinha com 6 unidades: olho de sogra + bombom com damasco + camafeu gourmet + bombom trufado com morango e creme + brigadeiro napolitano + surpresinha de uva.

Portanto, as possibilidades são infinitas, mas ao mesmo tempo impactam diretamente no custo do produto. Uma caixinha com doce e damasco não custará o mesmo que bombons de morango, já que as frutas possuem preços diferentes.

Com isso, a primeira coisa a considerar são os ingredientes utilizados nas receitas. Outros acréscimos também surgem, como o custo da caixinha, fitas e decorações, influenciando bastante na precificação final.

E para simplificar o valor médio da caixinha, usaremos docinhos tradicionais, como brigadeiro de morango e brigadeiro cremoso ao leite:

Receita de brigadeiro de morango

  • 200g de leite condensado
  • 100g de creme de leite
  • 30g de Nesquik
  • 40g de chocolate nobre branco (opcional)
  • 10g de manteiga sem sal
  • Açúcar confeiteiro para enrolar
  • Aproximadamente 20g de Nutella

Receita de brigadeiro cremoso ao leite

  • 200g de leite condensado
  • 100g de creme de leite
  • 20g de chocolate em pó
  • 120g de chocolate nobre ao leite OPCIONAL
  • 10g de manteiga sem sal
  • Granulado

Essa receita rende aproximadamente 8 caixinhas com 4 docinhos ou 5 caixinhas com 6 docinhos. O custo médio de tudo é de R$30,00 e rende docinhos de 20g. Agora vamos ver como fica o preço individual!

Caixinha com 4 docinhos

Você tem que somar o custo de tudo. Sendo assim, dos ingredientes da mistura, forminhas e cachepots para doce, caixa às decorações e acessórios.

A receita rendeu 8 caixinhas com 4 unidades. Agora, sabemos que custou R$30,00 para fazer tudo, divida esse valor pela quantidade de caixinhas. Logo, o custo total R$30,00 dividido por 8 caixinhas, dá um valor de R$3,75 por caixinha.

Para ter uma boa lucratividade, o ideal é precificar essa caixinha em 100% e cobrar R$7,50. Entretanto, se você caprichar na decoração, colocar o DNA do seu negócio e realmente se diferenciar, é possível cobrar até mesmo R$10,00.

Caixinha com 6 docinhos

caixinha com 4 ou 6 docinhos

A mesma conta será feita na caixinha com 6 unidades. Por sua vez, vamos dividir R$30,00 por 6 caixinhas, chegando em R$5,00 por caixa. Automaticamente, o preço mínimo cobrado deve ser R$10,00.

Mas como falamos há pouco, é possível esticar o preço final até R$13,00 que ainda seria justo. Um bom direcionamento é acompanhar o preço da concorrência, ação que possibilita criar estratégias realmente lucrativas.

DICA EXTRA: permita ao cliente escolher os sabores e decoração!

Agora, se você trabalha com clientes fidelizados e possui previsibilidade de lucro, vá além do convencional. Dessa forma, você já considerou que o cliente valoriza bastante quando ele detém o poder de escolha?

Então, monte um cardápio com os doces disponíveis e deixe-o montar sua própria caixinha. Com isso, quanto mais sofisticado o doce e mais personalizada a decoração, maior o preço cobrado, e isso sim aumenta os lucros!

Qual o melhor período para vender docinho na caixinha?

O melhor período para ter boas vendas de caixinha com doces são as datas comemorativas, em especial as mais importantes. Não basta fazer caixinhas bonitas e doces deliciosos, se você não acertar nas datas pode não vender tanto assim.

Observe o mercado e veja qual o produto que uma doceria mais vende, por exemplo. Certamente notará que são os bombons e trufas soltas, pois têm consumo rápido e custo reduzido.

É por isso que você deve aproveitar datas comemorativas, como:

  • Caixinhas de docinhos com 6 unidades temáticas para dia dos namorados.
  • Caixinha de docinhos com 4 unidades temáticas para dia das mães.
  • Sugestão de doces na caixinha para o dia dos pais, com arte trabalhada.
  • Sugestão de doces na caixinha para batizados e lembrancinhas de casamento.
  • Opção de caixinha de doces para chá de bebê.

Além disso, pode também vender doces avulsos e cobrar de R$2,50 a R$3,50 a unidade.

4 formas de diferenciar a caixinha de doces com estilo e criatividade

Quando falamos em caixinhas, é comum lembrar logo de cara das opções tradicionais.  Isso sem contar o formato convencional, que é aquela caixinha quadrada com tampa transparente.

Entretanto, você já pensou em diferenciar a criação do seu produto? Um bom exemplo são as tendências em barcas, como as de brigadeiro diferentes. Minha sugestão é inovar, inovar e quando achar que não dá mais para ir além, inove.

Afinal, a estratégia de sucesso não consiste apenas em passar a concorrência, mas abrir larga vantagem e garantir essa distância. Pensando nisso, conheça outros exemplos para colocar em suas prateleiras:

  1. Barcas em diferentes layouts, com chocolate cremoso, confeitos e docinhos variados.
  2. Diferenciar no formato dos docinhos, como o olho de sogra sofisticado com uma cereja em cima ou o copinho de bombom trufado.
  3. Caixinhas personalizadas em diferentes formatos, com laços, barbantes e fitas decorativas.
  4. Investir em cachepots e forminhas que dão destaque ao chocolate fino.

Nesse momento já não cabem mais desculpas para deixar de vender suas caixinhas, conseguir clientela e tornar esse trabalho extra uma fonte direta de renda, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas compartilhe também com outras pessoas para ajudar todo mundo a montar o seu negócio próprio. Até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Seria bom rever valores , cobrar menos de 10 reais na caixinha com 4 doces é dar de presente….

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