Como abordar um cliente na rua? Dicas para uma boa abordagem

Publicado por José Neto em 8 de junho de 2018

Se você vende algum tipo de produto na rua deve saber como pode ser trabalhoso abordar os clientes. Apesar de ser uma ação que você pode fazer em qualquer lugar, não é só chegar e falar, tem que saber como abordar um cliente na rua.

Essa é uma das maiores dificuldades encontradas pelos vendedores externos e ambulantes nas cidades. Afinal de contas, dificilmente alguém está andando na rua à toa, ou seja, as pessoas estão vindo de algum lugar e indo diretamente para outro.

É exatamente nesse momento que deve acontecer a abordagem, clara, direta e sempre resolvendo algum problema daquela pessoa. Fique tranquilo, pois vou te ensinar a forma correta de abordar as pessoas e potenciais clientes na rua.

Gostou da ideia e quer aprender como abordar um cliente na rua? Não deixe de acompanhar esse conteúdo que funciona quase como um guia para você aprender as técnicas e as formas corretas de chegar num cliente, confira!

Toda venda externa exige algumas técnicas


Não é só porque essa venda será feita no meio da rua que ela deve ser feita de qualquer jeito. Muito pelo contrário, por ser feita na rua onde a grande maioria das pessoas nem está pensando em comprar, é que deve ser mais refinada ainda.

Dessa forma, assim como em todo tipo de venda, seja em comércios, lojas, shoppings, barracas e empresas, é necessário saber o que está fazendo. Por isso, separei algumas técnicas que acho muito importantes para você desenvolver no trabalho de vendas.

Como abordar um cliente na rua

Capriche na primeira impressão

Um erro muito frequente dos vendedores de ruas é se vestir de qualquer forma, isso passa a impressão errada para os clientes. Você sabia que existe um pipoqueiro no Brasil, que é reconhecido pela sua preocupação com a aparência e boa apresentação?

Desse modo, se ele ficou conhecido por essas características, imagine o quanto a boa aparência influencia nas vendas. Esteja bem trajado, barba feita e realmente apresentável, isso por si só já chama bastante atenção, pode apostar.

Saiba o que você tem em mãos

Você sabe exatamente o que está tentando vender para as pessoas? Conhecer bem o seu produto é meio caminho andado para fechar uma venda. O cliente precisa saber como ele pode tirar algum benefício dessa negociação.

Busque se aproximar do cliente

Da mesma forma que os diferentes clientes deixam de comprar nas lojas e estabelecimentos diversos, na rua é a mesma coisa. Portanto, na maioria das vezes o cliente nem vai dar atenção, então é importante aproveitar as chances que tiver.

Caso você consiga atrair a atenção de um cliente, busque se aproximar dele, pois quando você diminui a distância é bem provável que você realize a venda.

Desenvolva e aperfeiçoe a negociação

Você pode se vestir bem, conhecer bem o produto, ser quase um amigo do cliente, mas se não entender de negociação a venda não acontece. Assim, é fundamental desenvolver técnicas de vendas e você pode começar por reforçar os pontos positivos do seu produto.

Melhore suas técnicas de abordagem ao cliente


Agora que você sabe como as vendas externas podem ser melhoradas, é hora de aprender como abordar um cliente na rua com técnicas específicas. Afinal, todo vendedor, seja ele de loja ou de rua, precisa estar preparado e pronto para vender.

Tudo começa com um atendimento direto, atencioso e natural, pois na minha opinião, o cliente não gosta de sentir que está sendo perseguido, acho que ninguém gosta, não é mesmo?

Assim que colocar o atendimento em jogo transmita felicidade e alegria para o cliente, isso contagia. Portanto, procurar encantar o potencial cliente é fundamental para fechar a venda, afinal, como você espera vender se está com a expressão fechada?

Utilize um vocabulário alegre e positivo, ou seja, até mesmo um “pois não” no início da conversa pode prejudicar a venda. Sempre converse com entusiasmo e mostrando a positividade do seu dia de trabalho, as pessoas se relacionam com isso.

Quando estiver engajado em uma conversa com o cliente, procure mostrar que você se importa com ele. Como abordar um cliente na rua se baseia em conversar com as pessoas, mostrando que você é também igual a eles e tem os mesmos problemas, isso abre margem para focar nos benefícios do produto.

Como um último ponto importante, nunca, eu disse nunca sufoque o cliente, pois no momento que você age dessa forma, você espanta as pessoas. Trabalhe sem pressão e seja natural.

Dicas para abordar um cliente na rua

Como abordar um cliente na rua em 4 formas diferentes


Depois de muito se falar de vendas externas e o sobre técnicas de como abordar um cliente na rua, é hora de pôr a mão na massa! Aprenda definitivamente como você deve abordar um cliente na rua e assim, fechar a venda, confira!

1. Estude e escolha o local ideal para abordar o cliente

Não adianta você acordar cedo, se arrumar e sair para vender seus produtos na rua e não saber onde fazer isso. Em outras palavras, como você vai vender, por exemplo, equipamentos eletrônicos em um local onde as pessoas se reúnem para almoçar?

Certamente suas vendas serão baixas e você não vai conseguir fazer sua abordagem corretamente. Procure encaixar o contexto do seu produto com o local ideal, dessa maneira as pessoas estarão abertas a consumir.

Se você trabalha para uma loja e sua função é abordar os clientes que passam na rua, se posicione corretamente para abordar de maneira eficiente e levar esse cliente para dentro da loja.

Como abordar um cliente na rua se baseia na boa localização do vendedor, guarde isso.

2. Tenha definido o cliente ideal para abordar

Você já definiu o perfil ideal do cliente que normalmente compra seus produtos? São pessoas em qual faixa etária? Na sua maioria são homens ou mulheres que mais compram de você?

Saber e definir essas questões básicas pode te ajudar e muito na hora de abordar o cliente certo. Isso porque, assim como todos que passam diariamente por você, não há tempo a perder e mais ainda, tempo é dinheiro.

Sendo assim, quando você conhece seu público-alvo, você deixa de perder tempo precioso com clientes que possivelmente não vão comprar de você e ganha em agilidade nas vendas mais propícias a acontecer.

3. Realize ações para despertar o interesse das pessoas

A principal característica que você deve assumir de todas as pessoas que encontra diariamente, é que todas não podem perder tempo. Portanto, todos estão com pressa e na correria, nesse momento é fundamental criar frases de impacto.

Essas frases impactantes vão chamar a atenção dos clientes e isso economiza muito tempo. Se você não tem nenhuma frase pronta, anote essas:

  • Quer aumentar sua renda atual e faturar mais no fim do mês?
  • O que acha de agilizar suas atividades com essa solução ideal?
  • Aprenda a falar inglês de forma diferenciada e mais rápida!
  • Por que não ganhar R$4 mil hoje, ao invés de R$2 mil?

São pequenas frases de impacto que podem chamar a atenção dos potenciais clientes. Claro, você precisa sempre adequar sua pergunta ao que está vendendo.

4. Crie um script matador de vendas ao abordar um cliente

Se você não é muito bom na hora de improvisar informações, crie um script com os pontos principais que o seu produto oferece. Tenha em mente e coloque no papel, que você precisa: chamar a atenção; aguçar o interesse; instigar o desejo e conseguir fazer ele parar para ouvir sua oferta.

Com esse direcionamento você é capaz de criar um roteiro a ser seguido, a fim de se empenhar e mostrar tudo que precisa sobre o que está oferecendo. Vale ressaltar que você precisa sempre agir de forma natural, nada decorado ou forçado.

Como abordar um cliente na rua? Creio que mostrei os pontos principais para fazer isso com excelência. Utilize cada um dos conhecimentos que apresentei aqui e aperfeiçoe sua abordagem de forma profissional.

Bons negócios!

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

14 comentários

  • Geilsa Caldas

    Bom dia! Concordo com você , na prática é que se aprende !
    Obrigada Felipe Neto !

  • Vou fazer a entrevista amanhã , a única informação passada e que tenho que aborda r o cliente e fazer com que ele entre na loja. Acredito que deve ser empréstimo ou algo parecido. Como me comportar nessa primeira entrevista? Provavelmente irão me dá algo p vender e testar minha comunicação. Já foi vendera e atualmente sou professora mais estou sem aulas

    . Não posso parar. Me ajuda por favor!

  • Trabalhei durante 6 anos em uma empresa de vesti.de festa caríssimo onde não tinha muita dificuldade em vender.Mais resolvir sair para ter mais tempo livre e me dedica as vendas ponta em ponta mais não está sendo nada fácil.Gostei das suas dicas vou coloca las em prática logo e tenho certeza que bou ter um bom resultando

  • Jose Neto, seu texto está muito ruim, sem fundamento nenhum, não existe nenhum estudo aprofundado que prove sua tese, tal texto é apenas um senso comum de pessoas comuns que falam de coisas comuns, nada além disso ———– Eu fiz uma tese em Marketing no qual abordei de forma profunda a Psicologia do consumo, abordei varias ciencias desde a Psicologia emocional e cognitiva, a Antropologia, a Sociologia, o Marketing, a Economia, a Matematica e a Biologia, todas essas ciencias influenciam a decisão de compras, eu explico cada uma delas e em qual fase da vida cada uma é usada, realizei um trabalho inédito no qual descarto estudos segmentados e alienados, tornando o estudo do comportamento do consumo como um fator cultural e biológico, no qual todos são influenciadores e influenciados em todas e quaisquer decisão que tomar na vida, desde o curso que deseja fazer, até o endereço de onde pretende morar.

    • A

      Ok Filipe (ou Renato, não sei como devo lhe chamar).
      Essa é sua opinião e é sempre bem vinda. Pelo visto você é um cara que gosta realmente de impor sua opinião sobre tudo o que os outros acham, mas tudo bem, gosto desse tipo de pessoa.

      Abraços!

      • Boa noite, adorei esta dica e algumas das técnicas que citou já tenho usado e digo de antemão que realmente funcionam.
        O que importa Filipe não são “conhecimentos aprofundados” do assunto, estudar a teoria é uma coisa, agora a prática é outra completamente diferente. Também passei anos a fio estudando administração e quando na verdade as empresas não usam nem a terça metade do que nos é passado, a reação acontece naturalmente com as necessidades do dia a dia e não baseado em teorias.
        Somente a prática nos leva a perfeição!!!

        Continue nos auxiliando José Neto, muito bom adorei o texto!!

  • Ótimas dicas. Me ajudou muito. Parabéns e sucesso!

  • ola , estou entrando na área de vendas agora, já conseguir prosperar alguns clientes, falo do meu produto, minha imagem é bem elegante, sou simpático, pontual e eficiente, mais estou com um problema não estou conseguindo fechar a venda, converso com o cliente, desenvolvo o projeto com o orçamento mais na hora de trazer o pedido o cliente sempre fala, “gostei do seu trabalho mais qualquer coisa eu te ligo deixa aqui o seu telefone”.

    • amigo, voce esta fazendo tudo certinho, então o problema não é voce, então conclui-se que terá de usar os 5 P do marketing, ou seja, (P de ponto) talvez seja melhor voce mudar de bairro onde oferece o produto, ou vá pra um bairro mais rico, ou mais pobre, depende do produto oferecido , (P de Produto) talvez o produto realmente seja algo que não gere interesse, então mude de produto, (P de promoção) Faça promoções pra evitar que o cliente pense demais, promoções do tipo, se fechar a venda até sexta feira, terá 20% de desconto, mesmo que tenha de inflacionar o preço pra conseguir dar descontos, (P de processos) facilite a venda, tenha contratos faceis de serem lidos e compreendidos e que já estejam preenchidos, ofereça maquininhas pra pagamentos, ofereça uma segunda visita no escritorio do cliente ou no seu escritorio e (P de pessoas) nesse caso seria ter alguem mais carismatico pra oferecer os produtos, ou ter uma equipe mais eficiente pra agilizar os processos, isso seria o chamado Marketing de relacionamento ————– eu só concluiria uma coisa, se o produto é ruim, o preço ta fora da realidade, e se for oferecido no lugar errado, não adianta colocar nem a pessoa mais carismatica do mundo (o jogador Neymar) que não vai vender mesmo. vai surgir todo tipo de interesse, desde alguem carente afim de conversar, até alguem que gostou do vendedor e deu atenção por atração fisica e interesses amorosos, mas jamais pra comprar o produto.

  • A estratégia que eu uso na maioria das situaçoes da minha vida é a seguinte, vamos usar o tema abordagem de cliente como exemplo:
    Se eu fosse um cliente como eu gostaria de ser abordado?
    Pense nisso e veja opiniões de alguns amigos, pois pessoas sao diferentes e nem todos gostam das mesmas coisas, monte as melhores estratégias e vá conquistar seu espaço!

    abraços!

  • Bom dia, uma vez quando trabalhei em uma loja o gerente me pediu para ficar na porta da loja abordando clientes para vender SEGURO ( tarefa nada facil) foi quando passou um senhor bem vestido e eu disse logo de cara: ‘Com licença sem tomar muito seu tempo….’ e apresentei o produto em poucos segundos, ele nao comprou, mas a resposta dele foi a seguinte ‘Gostei do seu jeito, passa na minha loja posso conseguir alguma coisa pra voce la’
    Entao essas dicas sao muito boas, parabens pelo site!

    • O bom de ser vendedor é que conhece varias pessoas e interage com varios tipos de pessoas, com isso pode conhecer pessoas interessantes (afetivamente falando) e conhecer pessoas que possam oferecer outras ofertas de trabalho ————– mas voce falou, falou e não disse o que aconteceu, voce foi na loja do homem? conseguiu um emprego melhor?

  • Bom dia,,, Estas dicas são muito importante, pois as mesmas estao me ajudando muito no meu trabalho…
    Obrigado.

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