Para começar a trabalhar com pegue e monte você precisará de um espaço de aproximadamente 25 m² e terá que investir cerca de R$3 mil para alugar um local e montar seu estoque inicial.
O trabalho com locação de peças exige bastante atenção já que o empresário precisa da garantia do retorno dos seus produtos e o cliente precisa receber o que foi acordado.
Pensando em te ajudar com todas as particularidades desse mercado, trago abaixo tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito.
Então, pega um papel e uma caneta e acompanhe tudinho!
Escolha um local para atuar
Por mais que você queira montar o pegue e monte em casa, essa opção não é a mais indicada, já que você terá móveis como mesas, painéis e peças grandes em MDF e louça – coisas que ocupam muito espaço.
Por conta disso, é preciso reservar uma grana para investir em uma área de mais ou menos 25 m² que dê para você ter mesas, prateleiras e estantes que te possibilitem desenvolver um armazenamento adequado.
O espaço precisa ser pensado de uma forma que a organização facilite todo o processo de busca de peças e de formação de combinações.
A visibilidade do local, em um primeiro momento, não é um aspecto fundamental. Você pode apenas investir em uma boa divulgação, já que as pessoas que decidem fazer festa costumam buscar por esse tipo de serviço.
Em contrapartida, a acessibilidade é um aspecto que deve ser priorizado, pois a maioria das pessoas que trabalham com isso, exigem que os clientes retirem os produtos diretamente na loja.
Monte seu leque de produtos
Ter ideias de pegue e monte para estruturar um estoque versátil e de qualidade pode não ser uma tarefa muito fácil, já que existem milhões de temas e combinações diferentes.
Você pode começar pesquisando temas infantis, temas de bandas que estão em alta no universo da música, pessoas mais visualizadas no Youtube e programas mais queridos de canais abertos e fechados na televisão.
Faça uma busca por empresas locais que trabalham com festas e ligue como se fosse um cliente, falando que tem um aniversário para fazer e não sabe qual o melhor tema. Sem dúvidas o vendedor irá te sugerir as tendências do momento e isso irá nortear o seu processo de compras.
Dá para montar kits pegue e monte simples, intermediários e super completos, tudo vai depender do seu tipo de cliente e do quanto ele pretende gastar.
Abaixo trago alguns exemplos de itens que você precisa ter no seu negócio:
- Mesa pequena, média e grande;
- Centro de mesa;
- Bandejas paradas, com um pé, reversa, de plástico, alumínio e vidro;
- Arranjos de flores e plantas artificiais;
- Jarros;
- Suqueira;
- Bichos de pelúcia;
- Biscuit e miniaturas;
- Painéis de isopor, de papel, tecido e papelão;
- Caixas;
- Potes;
- Tags;
- Nome em MDF;
- Sousplat;
- Porta guardanapo;
- Guardanapo de pano;
- Bolos fakes;
- Vasos de vidro ou porcelana;
- Cestinhas de palha;
- Boleira;
- Banquinhos;
- Suportes de balões;
- Escadinhas;
- Muro inglês;
- Gaveteiros;
- Toalhas de mesa.
Lembre-se de ter variedade de tamanho, de cores e de material, para atender a todos os gostos e conseguir estruturar decorações bem diferenciadas. Só tenha paciência para não querer comprar tudo no início e acabar começando o negócio com saldo negativo.
A ideia é que vá adquirindo os itens aos poucos e a medida em que a grana for entrando você amplie esse leque de possibilidades.
Defina como será o transporte dos produtos
Como já havia citado, muitos empreendedores preferem que o cliente corra atrás do transporte dos produtos, mas existem muitas pessoas que são extremamente apegadas às peças e que preferem levar pessoalmente até o cliente e já deixar tudo montado.
Se você optar por deixar o transporte sob responsabilidade do cliente, deve ter regras pegue e monte escritas especificando o tipo de veículo e quais cuidados necessários.
Por exemplo, para o transporte de kit de muro inglês com quatro mesas de 1,20m, banquinhos, escadas e bandejas, não pode ser utilizado um veículo convencional, a menos que o cliente esteja disposto a fazer várias viagens.
Esses cuidados precisam ficar claros, para evitar que a decoração do pegue e monte seja danificada durante o percurso.
Outro aspecto que deve ser definido com antecedência são os dias que as entregas ocorrerão (geralmente é de Segunda a Sexta), para que sua loja não precise ficar aberta de Domingo a Domingo.
Agora se você preferir fazer a entrega pessoalmente, precisa encontrar um ajudante que cobre um preço baixo pelo deslocamento dos produtos e que te ajude a carregar e descarregar o automóvel.
Determine um prazo para a locação
Para trabalhar com aluguel de decoração é preciso ter estratégia na definição dos prazos e horários da retirada e da devolução dos itens.
O primeiro aspecto que você precisa avaliar é a sua agenda, para que o atendimento de clientes diferentes não se choque e seja necessário deixar alguém aguardando.
Outro ponto importante é a definição de um prazo máximo para retirada e devolução. No caso da retirada exceder o horário definido, pode fazer com que o cliente tenha que aguardar por tempo indeterminado para receber os itens contratados. Agora se a devolução ultrapassar o prazo definido, o cliente terá que pagar multa que deve ser especificada no contrato de locação.
É interessante estabelecer um intervalo de tempo fixo para qualquer tipo de peça, que pode ser de dois a cinco dias. A cada dia solicitado a mais o cliente pagará por uma taxa extra de aluguel que deve ser avisada com antecedência.
Saiba quanto cobrar pelo pegue e monte
Os valores cobrados pela locação variam de acordo com o tipo das peças e a quantidade delas.
Você encontra no mercado kits pegue e monte de 50 reais com peças mais simples e em menor quantidade e encontra kits que podem chegar até R$600, com peças mais sofisticadas e em maior quantidade.
A ideia é fazer um estudo de concorrência para analisar os preços cobrados no mercado e conseguir estabelecer um valor final competitivo e que te gere lucros satisfatórios.
É importante lembrar que o valor das locações fica maior se você for entregar e pegar as peças na casa do cliente.
Se você decidir vender a montagem dessas peças, dá para cobrar um valor à parte apenas pela sua mão de obra.
Invista em um curso de decoração
Trabalhar com esse tipo de proposta exige que você tenha conhecimento sobre decoração, para conseguir sugerir diversas combinações de acordo com a intenção do cliente e o espaço que ele terá para organizar o evento.
Existem diversos cursos na internet que são pagos e gratuitos e para começar a entender mais sobre a montagem dos kits você pode se inspirar em criações existentes na sua região ou ver vídeos no Youtube.
Divulgue seus serviços!
Sabendo que a escolha de um local para o pegue e monte não leva muito em consideração a visibilidade, é super importante que você leve a conhecimento de todos que você trabalha com o aluguel de peças únicas e de qualidade.
Para isso você pode investir em campanhas de marketing na internet ou fazer uma divulgação através de panfletagem e carros de som.
A ideia é implementar tudo e ver o que traz mais resultados em menos tempo.
Não se esqueça de caprichar no atendimento, na qualidade dos produtos e nas sugestões para deixar os clientes satisfeitos e ganhar a propaganda boca a boca, que ainda é a mais efetiva de todas.
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Monte seu negócio e comece a lucrar!
Agora que você já sabe como começar a trabalhar com pegue e monte comece a comprar suas peças, se dedique ao universo de decoração e divulgue seu trabalho em todos os cantos.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga abrilhantar a festa de muita gente.
Estou torcendo para tudo dar certo!
Abraços!
4 comentários
Cristina
Gostei muito do artigo, tudo bem claro e me ajudou… Parabéns!
Mary
Gostei muito da explicação é uma ótima oportunidade de negócio. Gostaria muito de saber onde comprar essas peças
Maria da Penha de Souza
Deus te abençoe vc explica muito bem
Obrigada quero começar com pegue monte
Meu nome e Maria
Moro em São Gonçalo
Junior
Boa noite, onde posso encontrar os produtos do pegue&monte? Alguma dica? Parabéns pela matéria!!