Neste artigo vou te trazer 11 opções de o que falta numa cidade pequena que vão desde negócios que exigem investimentos maiores, até negócios que você pode começar com pouca grana de casa mesmo.
Alguns deles você até encontra em algumas regiões, mas acredito que são pouco explorados.
Por isso, aproveite a inspiração e analise o que pode funcionar aí onde você mora.
Afinal, existem boas opções de negócios que dão lucro em cidades pequenas. Você só precisa dedicar um tempo analisando até descobrir exatamente o que falta numa cidade pequena, como a que você mora.
1. Franquias
Os modelos de franquias trazem a proposta de uma empresa com autoridade em determinado segmento, com processos validados e produtos conhecidos que têm os fluxos e processos replicáveis e podem ser executados por pessoas diferentes de qualquer lugar do mundo.
As microfranquias e nanofranquias são negócios que dão lucro em cidades pequenas justamente por trazer esse tipo de proposta sólida e por ter um investimento mais baixo do que franquias menores.
A grande vantagem é que você pode escolher o segmento de atuação e as empresas que trabalham nessa modalidade só permitem uma franquia por determinada quantidade de habitantes – o que reduz a concorrência direta em cidades menores e aumenta a sua autoridade em determinado nicho.
2. Rede de cursos de informática
A tecnologia está avançando cada vez mais e saber manusear as ferramentas básicas de um computador é uma exigência da maioria dos nichos de mercado e nem toda cidade pequena costuma ter empresas especializadas oferecendo esse tipo de suporte.
Você pode começar com uma empresa menor e uma quantidade reduzida de equipamentos com um foco mais voltado para ajudar as pessoas que tiveram pouco contato com tecnologia e com o passar do tempo ir ensinando técnicas e ferramentas mais avançadas para quem já tem uma noção intermediária.
Inclusive, uma grande sacada para os alunos intermediários é disponibilizar uma aula online, para que pessoas de cidades vizinhas consigam ter acesso aos ensinamentos da sua empresa.
3. Academia
As academias costumam ser mais comuns em grandes e médias cidades, por isso, esse tipo de empreendimento pode te trazer bons frutos.
A ideia é que você construa uma academia de tamanho proporcional à localização, que investigue quais atividades são mais procuradas e que disponibilize preços acessíveis às condições da população.
Você pode começar com musculação e aulas de dança e a medida em que o negócio prosperar, você ir implementando outras categorias como spinning e jumping – que exigem equipamentos diferentes.
Algumas cidades pequenas podem ter academias e você pode acrescentar alguns serviços inovadores para se destacar como Personal Trainer, Crossfit, aulas de boxe, aulas de FitDance e acompanhamento com nutricionistas.
4. Creche em cidade pequena
As creches são locais muito procurados por pais e mães que precisam trabalhar e não têm grana para contratar uma babá em tempo integral.
Antes de montar esse negócio, no entanto, é interessante você avaliar a viabilidade desse serviço por aí. Dá para calcular de acordo com o número médio de crianças abaixo de três anos que residem na sua cidade e através do número de mães que têm emprego fixo.
Para não acabar abrindo as portas da creche e tendo que fechar por falta de procura, é indicado que faça uma pesquisa pelas ruas para ver quantas pessoas têm interesse nesse tipo de serviço.
5. Loja de preço único
Abrir uma loja de preço único é uma excelente opção para quem quer empreender em cidades com poucos habitantes, não só pelo preço dos produtos, como também pela quantidade de coisas que dá para comercializar, que atendem a necessidades de todo tipo de gente.
6. Petshop
As pessoas amam animais e costumam gastar muita grana com eles, então essa pode ser uma sacada sensacional para se inserir no mercado.
Se você reside em uma cidade bem pequenininha é provável que não tenha nenhum concorrente e, nesse caso, é bom começar com serviços menos complexos como banho e tosa e venda de petiscos e brinquedos – para atrair mais pessoas com maior facilidade.
Agora se você mora em uma cidade pequena que tem um ou alguns concorrentes, você pode pensar em estratégias para seu pet shop que vão alavancar as vendas e te destacar, como:
- Uma clínica veterinária com um profissional altamente qualificado para atender desde gatinhos domésticos a cavalos de corrida;
- Profissionais passeadores de cães;
- Espaço reservado para receber cães – como uma creche ou um hotel;
- Profissionais pet sitter – como uma espécie de babá exclusiva;
- Cartões de fidelidade e de desconto em determinado serviço.
7. Food Truck
Os foods trucks podem ser inovações para cidades pequenas atrativas e rentáveis, principalmente em locais que têm muita modernização e infraestrutura.
Esse tipo de negócio consiste na comercialização de comidas em trailers ou caminhões personalizados de forma rápida e dinâmica.
Existem várias opções de o que vender em um food truck e vão desde hambúrguer, cachorro quente, crepes, pratos feitos, salgados, açaí, a sorvete.
Inclusive, existem algumas franquias que têm a modalidade food truck, caso você queira impactar bastante na sua cidade e associar as duas propostas de negócio.
O importante é entender o mercado e mergulhar em um nicho que tenha alta demanda na sua região.
8. Estética Automotiva
Diferente do lava jato que faz uma limpeza rápida nos carros, os centros de estética automotiva costumam realizar uma limpeza mais pesada e completa nos veículos, disponibilizando serviços altamente diferenciados que costumam ser muito raros em cidades menores.
Essa é uma excelente opção de negócio para montar com 5 mil reais, já que dá para você começar seu negócio disponibilizando os serviços mais baratos como hidratação de bancos, polimento, tratamento de vidro e higienização dos estofamentos.
À medida em que o negócio for prosperando, você pode investir no martelinho de ouro, na vitrificação, detailing, lavagem técnica e na lavagem e proteção do motor, a ideia é que avalie a aceitação de cada serviço e se possível, se especialize no que fizer mais sucesso, para se tornar autoridade.
9. Centro de estética e beleza
Que tal criar um centro de estética e beleza que disponibilize serviços avançados de cuidados com o corpo? A ideia é você ter ambientes diferenciados e contratar um profissional para cada função e trazer a inovação para fazer morada no seu município.
Entre as possibilidades que você pode oferecer aos seus clientes, pode ter o design de sobrancelha ou sobrancelha de henna, unha de vidro e de gel, drenagem linfática, limpeza de pele, depilação a laser e massagem modeladora.
Com um ambiente climatizado, profissionais altamente especializados, divulgação direcionada e preços acessíveis, essa é uma forma de ganhar dinheiro em cidades pequenas do interior sem investir muito grana.
10. Loja de produtos naturais
A cada dia que passa as pessoas estão reservando mais tempo e dinheiro para cuidar da saúde e os alimentos naturais têm sido grandes aliados nessa mudança de hábitos.
Esses produtos podem até ser encontrados em alguns mercados grandes, mas em cidades pequenas a quantidade e as opções são muito baixas.
Então, você pode inovar por aí e montar uma loja de produtos naturais com uma gama de produtos extensa, que tenha uma parte exclusiva para os intolerantes alimentares e uma parte para os suplementos vitamínicos, os pré-treino e os pós-treino.
A ideia é disponibilizar aos clientes um novo universo de possibilidades saudáveis e de alta qualidade.
11. Centro de diversões e games
Como grande parte das cidades pequenas não possuem Shopping Centers, é difícil encontrar aqueles centros de diversões e games comuns em grandes metrópoles.
Por isso, investir em um espaço como esses é uma sacada que traz muita grana, porque movimenta muito as crianças e jovens e torna o local em um ambiente de encontro e um novo hobby para toda a cidade.
A ideia é trazer propostas como jogos eletrônicos, mesas de sinuca, totó, games com um simulador de carro ou moto, área para boliche e maquininhas gruas.
Analise o que falta na sua cidade e decida o que abrir
Agora que já sabe o que falta numa cidade pequena basta escolher o que você mais se identifica e se dedicar a estudar o mercado e levar o melhor para os seus clientes.
Espero que o artigo tenha clareado suas ideias.
Estou torcendo pelo seu sucesso desde já!
Abraços!
1 comentário
Renata
Gostei das das dicas, vou morar numa cidade de 33 mil habitantes e estou pensando em aproveitar a oportunidade pra abrir um negócio. Penso em trabalhar com crepe suíço, e também com cartão de visita digital.. estou analisando ainda, mas sei que isso é novidade por aqui! Gratidão pelo post! 🙂