Como vender doces por encomenda?

Publicado por Jéssica Trabuco em 8 de março de 2021

Para vender doces por encomenda você precisa primeiro definir o que vai produzir, montar um cardápio, escolher as formas de entrega ao público e investir pesado na divulgação.

Abaixo eu vou te explicar tudo que é importante para começar com esse negócio e ainda vou te apresentar cinco dicas para lucrar ainda mais nesse nicho de mercado. Confira:

Escolha o tipo de doce que você vai vender


Como vender doces por encomenda

O universo da confeitaria traz muitas possibilidades de doces diferentes para vender em qualquer lugar e a qualquer hora.

Para não se perder nesse mercado e acabar investindo em materiais em excesso, é importante definir um catálogo de doces de acordo com suas habilidades e com o público alvo que pretende atingir.

Abaixo trago algumas ideias de doces que você pode fazer, veja:

  • Tortas;
  • Bolos;
  • Doces simples (brigadeiro, beijinho, casadinho);
  • Doces sofisticados (moranguinho, cajuzinho, trufas);
  • Doces gourmet (com ingredientes mais requintados);
  • Doces confeitados (doces com design mais trabalhado);
  • Doces temáticos (decorados de acordo com o tema da festa);
  • Sobremesas (mousse, pudim, bolo no pote, brigadeirão).

Defina o seu público alvo


O público alvo para vender doces é bem variado e está diretamente relacionado com o tipo de produção que você pretende executar e com o tipo de cliente que você quer ter no seu negócio. 

Existem três tipos de público bem definidos que você pode escolher:

  • Empresas do ramo alimentar como padarias, confeitarias, delicatessens, lanchonetes e restaurantes – nesse grupo você precisa firmar dias das semana e periodicidade de entrega dos produtos;
  • Pessoa física que quer fazer uma festa (pequena ou grande) sem contratar uma empresa de eventos – nesse grupo você precisa determinar a antecedência dos pedidos;
  • Empresas promotoras e organizadoras de eventos, que você pode entrar como fornecedor principal e se responsabilizar por todo o buffet de doces – caso tenha habilidade com salgados, dá para comercializar também.

Precifique o seu produto


O primeiro passo para fazer doces para vender e ganhar dinheiro é saber atribuir um preço compatível com o mercado e que te proporcione um bom lucro.

Para fazer isso você precisa saber como calcular o custo que teve para produzir determinado doce, como: Matéria prima, transporte, energia elétrica, gás de cozinha, água, mão de obra, entre outros. 

Depois de entender o custo que teve com cada receita é preciso dividir esse valor total pela quantidade de produtos ou pelo peso que a receita rendeu e só assim precificar de um em um. 

Veja os exemplos abaixo:

Exemplo para precificação por quantidade: Se você gastou R$18 para fazer uma receita de brigadeiro que rende 100 unidades, isso significa que cada docinho custou para você R$0,18. A depender do tamanho você pode colocar o preço de R$0,30 a R$0,50 centavos por unidade.

Exemplo para precificação por quilo: Se você gasta R$40 para fazer um quilo de brigadeiro e a receita que rende 100 unidades pesa 500 gramas, isso significa que você gasta R$20 com a receita e pode cobrar entre R$30 e R$50 a depender do tamanho de cada docinho.

Determine quais as formas de realizar o pedido


Todo negócio de vendas precisa definir um meio de comunicação para atender às solicitações dos clientes e deve deixar isso bem claro em todas as publicidades.

Então, defina se os pedidos poderão ser realizados por direct no Instagram, por e-mail, por telefone, pelo site ou apenas presencialmente. 

Estabeleça com quantos dias de antecedência o pedido precisa ser feito


Trabalhar com doces por encomenda exige uma organização e programação que devem ser feitas com cuidado e atenção, principalmente se a variedade e quantidade de produtos for alta. 

Sabendo disso, é importante que você defina com quantos dias de antecedência os clientes devem realizar a solicitação dos produtos. 

Você pode criar uma tabela com algumas variações para os clientes se basearem de acordo com o pedido que irão efetuar. 

Veja um exemplo de tabela abaixo:

  • Para 2 tipos de doces entre 200 e 300 unidades – o pedido deve ser feito com, pelo menos, três dias de antecedência;
  • Para 4 tipos de doces entre 350 e 700 unidades – o pedido deve ser feito com, pelo menos, uma semana de antecedência;
  • As solicitações acima de 700 unidades ou com mais de 4 tipos de doces devem ser realizadas com, pelo menos, 10 dias de antecedência;
  • Pedidos com urgência só serão aceitos para no máximo 300 unidades mediante pagamento de 80% do valor total.

Elabore um cardápio


como vender doces pela internet

A criação do cardápio deve ter o nome da loja de doces e a logomarca em destaque, além de conter uma paleta de cores que revele a identidade do negócio e deve trazer de uma forma bem descrita os ingredientes utilizados em cada preparo. 

Os modelos e designs devem ser mostrados através de fotos com boa iluminação e foco. Além disso, um número de contato deve ser disponibilizado para tirar dúvidas. 

Decida se o pedido terá um valor mínimo


Quem trabalha com encomenda de doces sabe que é importante definir um valor mínimo para a realização dos pedidos, já que existem os custos envolvidos com o preparo de receitas, e ir para a cozinha fazer 10 doces na maioria das vezes não compensa.

Portanto, decida uma quantidade mínima ou valor mínimo para os seus pedidos.

Por exemplo: Se você vende torta, que rende 15 fatias, o valor da torta é R$150 e o valor da fatia é R$15, você pode colocar que o mínimo é uma torta ou 10 fatias, para compensar o seu trabalho. 

Se você vende doces e a receita mais simples que você faz rende 30 docinhos, você pode definir que para cada doce pedido, a quantidade mínima são 30.

A ideia é que você lucre no mínimo a porcentagem de uma receita realizada, sabe? 

Defina as formas de entrega e o prazo de validade dos doces


É importante deixar claro para os clientes de que forma a entrega é realizada, você pode fechar parcerias com motoristas da Uber, com transportadoras ou motoristas autônomos.

Você pode disponibilizar a modalidade “retire aqui” para o cliente encomendar e retirar na sua loja ou na sua casa, reduzindo o seu trabalho e o custo dele com transporte (só não esqueça de definir um horário, para o cliente não decidir ir até você de madrugada, certo?).

Outro aspecto importante é a validade dos docinhos que deve estar na embalagem externa ou ser passada para o cliente por WhatsApp ou em um cartão (isso diferencia o profissional do amador e faz com que a empresa ganhe pontos com o consumidor).

Foque em uma boa divulgação


Não importa se você vai vender doces por encomenda no Instagram, na rua ou em uma loja física, a divulgação é a alma do negócio. Por isso, foque em divulgar em todos os cantos!

Utilize todas as ferramentas que tiver disponível ao seu favor, desde panfletagem até anúncios pagos na internet. A ideia é entrar na rotina das pessoas e ser lembrado nos momentos importantes. 

Se tiver dificuldade e tiver uma graninha sobrando, contrate uma empresa de marketing para administrar essa parte. 

Conheça cinco dicas para alavancar suas vendas


vender doces por encomenda

Saber como vender doces por encomenda não é o suficiente para garantir uma boa lucratividade. É importante ter cartas na manga para implementar diariamente. 

Para te ajudar com isso, trago cinco dicas sensacionais:

Tenha um site e um WhatsApp profissional

Um site personalizado é uma mão na roda para qualquer empreendedor, já que através dele você pode criar interação com seu público, contar um pouco da sua história, apresentar seus produtos através de fotos e vídeos e ainda trazer depoimentos de clientes satisfeitos com o seu trabalho. 

Um site bem explicativo e estruturado otimiza muito o tempo de uma central de ajuda e economiza sua grana. 

Já o WhatsApp profissional permite que você recepcione de maneira formal as pessoas que entram em contato contigo, através de mensagens personalizadas de boas vindas e ainda permite um canal interativo de perguntas e respostas prontas que facilitam o atendimento ao cliente de forma offline. 

Venda produtos personalizados

Que tal abrir os horizontes e além dos produtos do seu cardápio atender as ideias que estão na cabeça do seu cliente? 

Dar abertura para a sua clientela decidir a cor, design e sabor do produto (do jeitinho que ela quer) faz com que ela se sinta mais confortável e especial e esse simples ato pode triplicar as suas vendas.

Faça doces para galera que tem restrição alimentar ou para galera fitness

Unir a confeitaria com o universo fitness e abraçar a galera que tem intolerância a lactose e ao glúten é um potencializador de vendas que vai trabalhar ao seu favor sem que você precise fazer nada. 

Isso ocorre porque essas minorias não costumam ser lembradas pelas grandes empresas, então foque nesse atendimento diferenciado e aguarde os resultados positivos. 

Ah! Quando fizer os docinhos comuns não se esqueça de informar os ingredientes presentes no seu produto que podem causar alergia nas pessoas.

Promova uma degustação dos seus produtos

Crie um evento de degustação algumas vezes por ano para promover a sua marca e seus produtos e tenha essa modalidade de degustação para as contratações de doces para casamentos, formaturas, bodas e festas de aniversário. 

Isso permite que o cliente aprove o produto antes de comprar e estreite os laços dele com a empresa.

Tenha brinde para seus clientes

Faça brindes personalizados para a sua clientela. Esses brindes podem estar envolvidos com a sua marca e ser algo útil de uso diário na rotina do seu cliente, como um abridor de garrafas, um saca rolhas ou um copo. 

A ideia é presentear o consumidor com algo que faça ele lembrar diariamente da sua empresa.

Chegou a hora de estruturar o seu negócio


Agora que você conheceu o passo a passo de como vender doces por encomenda basta elaborar um planejamento, decidir o seu leque de produtos e montar um negócio de doces

Espero que você tenha sucesso no universo da confeitaria. 

Te encontro no próximo artigo!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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