A margem de lucro em frutas e verduras é medida de acordo com o local de atuação, o tipo de público e o fluxo de clientes e pode variar de 15% a mais de 25%.
Neste artigo, trago tudo o que você precisa saber para alavancar as vendas do seu negócio e triplicar a sua receita. Confira:
Saiba primeiro qual o faturamento da venda de frutas e verduras
O faturamento de um estabelecimento é medido por todo dinheiro recebido durante o mês, sem descontar os custos fixos e variáveis.
Sendo assim, não importa se você vai montar um sacolão, abrir uma quitanda ou vender verdura de porta em porta, é preciso estar em um local com alto fluxo de pessoas e ter produtos chamativos para aumentar o ticket médio do seu estabelecimento e a sua receita.
Pegando esses estabelecimentos como exemplo podemos dizer que o faturamento médio de um sacolão gira em torno de R$7 mil, o de uma quitanda fica na faixa dos R$10 mil e a venda de porta em porta ou o vendedor ambulante consegue faturar uns R$4 mil.
Só deixando claro que o vendedor pode atingir lucros mais satisfatórios que uma quitanda, desde que tenha estratégias mais eficazes e saiba como aplicar de forma correta a sua grana.
Entenda a margem de lucro em frutas e verduras
A margem de lucro de frutas e verduras não depende só do faturamento, na verdade está muito mais associada ao controle de despesas e a administração financeira do dono.
Por exemplo: Uma empresa que tem faturamento de R$10 mil reais e uma margem de lucro de 20%, pode ganhar menos do que um empreendimento com faturamento de R$4 mil, se ele tiver uma margem de lucro de 80%, percebe?
A ideia é que quanto menor forem os gastos com custos fixos e variáveis, mais margem de lucro o empreendedor terá.
Por isso, é interessante começar como Microempreendedor Individual (para ter menos impostos a pagar) e reduzir os custos desnecessários – como contratação de pessoas.
Além desses fatores, é importante avaliar também o tipo de público alvo do estabelecimento, se é atacado ou varejo.
É estimada uma média de lucro para atuação no atacado entre R$8 mil e R$12 mil, já no varejo esse valor varia entre R$2 mil e R$8 mil.
Alguns empreendimentos maiores localizados em grandes cidades que atuam para os dois tipos de público podem chegar a lucrar mais de R$15 mil por mês.
Sendo assim, a margem de lucro em frutas e verduras pode variar de 15% a mais de 25%.
Conheça o ticket médio dos clientes
O ticket médio é o valor que o cliente gasta com você em cada visita. A estimativa é que na compra de frutas e verduras esse valor gire em torno de R$10 a R$60 reais. Só que isso vai depender muito do tipo de produto que você oferece, dos preços cobrados e do seu atendimento.
Saiba o que indicar para cada tipo de perfil e seja bem persuasivo nas conversas. Por mais que produtos de qualidade ‘se vendam’ sozinhos, você pode dar uma estimulada a mais nos consumidores.
Por exemplo, se o cliente for comprar um aipim, sugira para ele uma batata doce para o café ou uma bananinha da terra. Se ele estiver com uma melancia na cestinha, fale como o melão está docinho.
Enfim, vá conquistando a atenção das pessoas e elevando os seus produtos, porque isso contribui demais para o ticket médio aumentar.
Conheça as frutas e verduras que mais vendem
Uma das principais sacadas que influenciam diretamente em quanto ganha um hortifruti, uma quitanda ou qualquer outro estabelecimento desse nicho é entender quais frutas e verduras mais vendem.
Começar o seu negócio sem investir nesses produtos pode fazer com que a sua receita fique abaixo do esperado e você demore de se igualar à concorrência.
Pensando nisso, trouxe abaixo os 10 principais produtos:
- Maçã;
- Limão;
- Mamão;
- Laranja;
- Banana;
- Tomate;
- Cebola;
- Cenoura;
- Alface;
- Batata.
Conheça o mercado de frutas e verduras no Brasil
As frutas e verduras estão presentes na dispensa de quase todos os brasileiros e são itens usados diariamente, em sucos, saladas, temperos, lanches e café da manhã.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a produção de hortaliças se concentra em tomate, batata, melancia, cebola, alface e cenoura.
Das 45 milhões de toneladas produzidas anualmente, 35% é destinada para outros países, fazendo com que o país se destaque também na exportação de produtos desse segmento.
Com o consumo alto e a produção acompanhando esse índice, o investimento nesse nicho é bem promissor e traz projeções positivas para os anos seguintes.
Dicas para alavancar suas vendas de frutas e verduras
Que vender frutas dá lucro a gente sabe, mas é preciso implementar algumas novidades para aumentar ainda mais o fluxo de clientes, o ticket médio e deixar o estabelecimento mais atrativo.
Abaixo trouxe quatro dicas para você implementar no seu negócio:
Se preocupe com a organização
A organização das frutas e verduras traz um ar de limpeza e cuidado e essas atitudes trazem ao subconsciente um sentimento de conforto e bem estar. Isso impede que o cliente saia rápido do seu estabelecimento e acabe consumindo mais.
Nessa organização é super importante tentar evidenciar as cores mais fortes em locais como vitrine e deixar as cores mais claras em locais mais escondidos.
Implemente delivery
A cada dia que passa as pessoas aderem mais a modalidade de entrega em casa. Desde produtos alimentícios à medicamentos, então disponibilizar esse tipo de serviço é uma mão na roda para muita gente e você não pode deixar de implementar.
Para montar um delivery de frutas e verduras é importante estudar o mercado na região, avaliar os estabelecimentos concorrentes, definir uma rota de atuação, estabelecer um preço médio e definir o peso máximo que poderá ser enviado.
Lembre-se que as frutas e verduras costumam ser pesadas, portanto, é importante deixar claro que existe um limite de peso das compras para o cliente não acabar sobrecarregando o seu entregador.
Invista em frutas sazonais
Existem algumas frutas que só são vendidas em épocas específicas do ano e é super importante ficar atento a isso, para não deixar essa oportunidade passar.
A exemplo disso, temos:
- Morango: Abril a dezembro;
- Cajá: Maio a junho;
- Jaca: Janeiro a junho;
- Umbu: Novembro a abril;
- Manga: Fevereiro a agosto.
Você pode até encontrá-las em outros meses, mas o sabor e a textura são bem inferiores.
Venda outras coisas
Permita que o seu cliente encontre variedades no seu estabelecimento além das frutas e das verduras.
Uma boa implementação é comercializar produtos de mercearia que costumam aumentar em até 40% o faturamento de estabelecimentos desse tipo.
Faça os seus cálculos e monte seu estoque!
Agora que já sabe qual a margem de lucro em frutas e verduras e quais implementações pode fazer para aumentar ainda mais esses ganhos, basta correr atrás de bons fornecedores e montar o seu estoque.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga montar um negócio versátil na sua região.
Abraços e até a próxima!
2 comentários
MARIA
Ótimas dicas!
David Rodrigues
Ótimas dicas conterrânea!