A margem de lucro de calçados varia entre 45% e 200% e costuma ser medida de acordo com a modalidade de venda do empreendimento e do seu local de atuação.
Abaixo vou falar tudo o que você precisa saber para controlar melhor o financeiro dos seus negócios e conseguir alavancar suas vendas. Fique comigo e aproveite!
Entendendo o faturamento de estabelecimento de calçados
O faturamento de qualquer empresa é medido por toda a grana que entra no estabelecimento, independente de ser lucro ou não.
Sendo assim, independente de você ter uma loja de sapatos pequena ou um centro atacadista imenso é preciso ter um alto fluxo de pessoas transitando pelo seu espaço ou um ticket médio alto por cliente – caso o movimento do seu estabelecimento seja baixo.
Avaliando as diferentes modalidades de empresas, podemos dizer que os microempreendedores individuais conseguem ter um faturamento entre R$2 mil e R$5 mil, as lojas pequenas faturam entre R$5 mil e R$50 mil, as lojas maiores localizadas em centros comerciais e em shoppings tiram entre R$20mil e R$80 mil e os atacadistas e franqueados conseguem faturar entre R$50 mil e R$150mil.
Ainda assim, é possível que mesmo uma pequena loja de calçados lucre mais que um atacadista se tiver estratégias de atuação melhores e um controle financeiro mais eficaz.
Conheça a margem de lucro ideal nesse segmento
A margem de lucro ideal no segmento de calçados é de, aproximadamente, 100%. Porém, a comercialização de produtos de luxo eleva essa margem para 200%, por carregar uma proposta diferenciada, por ter um público alvo com melhor poder aquisitivo e pelos preços elevados de mercado.
É fundamental para qualquer negócio ter uma margem de lucro alta (que costuma ser definida pelo preço de venda dos produtos), mas antes de partir para o processo de precificação é super importante avaliar os concorrentes diretos e indiretos, para definir valores mais justos e compatíveis com a realidade da sua cidade.
Saiba como calcular preço de venda de calçados
Para saber como precificar calçados é preciso entender os custos fixos e variáveis envolvidos na aquisição e comercialização de cada produto.
O vendedor autônomo e o atacadista costumam ter custos fixos e variáveis quase inexistentes, o que permite que a sua precificação gere um preço final mais baixo do que o de lojistas e franqueados.
Por exemplo:
Um vendedor autônomo compra um sapato por R$35 e revende por R$69,99, como seus custos fixos e variáveis são praticamente nulos, a margem de lucro fica em torno de 100%.
Um lojista que compra o mesmo sapato pelo mesmo preço e revende por R$69,99 tem uma margem de lucro em torno de 45%.
Isso ocorre porque é preciso compensar o valor do aluguel, energia elétrica, contratação de funcionários, comissão de vendedores, impostos, entre outros custos.
Isso significa também que esse tipo de estabelecimento pode aumentar o valor final para ter um lucro mais alto ou firmar parcerias com fornecedores mais baratos.
Lembre-se que quanto mais barato for o seu fornecedor, maior a margem de lucro que você terá!
Inclusive, aqui no blog tem um artigo completo sobre distribuidoras e fábricas de calçados que cobram preços bem baratinhos, então assim que puder corre lá para conferir.
Conheça o mercado de calçados
O mercado de calçados está em constante crescimento e segundo a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados) no ano de 2019, o Brasil movimentou US$967milhões apenas com exportações nesse segmento – o que convertendo para o Real brasileiro fica em torno de R$5,5 bilhões, representando um aumento de 7% quando comparado com 2018.
Apesar da crise que o setor vivenciou em 2020, as projeções para o ano de 2021 são bastante positivas e apontam uma estimativa de crescimento em torno de 19% – de acordo com o presidente-executivo da Abicalçados.
Esses dados mais uma vez afirmam para os empreendedores visionários que loja de calçados dá lucro para quem tem controle das finanças e perseverança, além de contribuir para a movimentação econômica do país
Implemente melhorias para aumentar o lucro dos calçados
Apesar das boas projeções é visível que esse mercado é bem competitivo, o que dificulta o crescimento de novos empreendimentos.
Para te ajudar a criar destaque e conseguir alavancar suas vendas, vou te apresentar abaixo cinco sacadas:
Conheça a moda nacional e internacional
Estar por dentro da moda é a estratégia de vendas de calçados mais básica e que mais vem dando certo, principalmente quando as inovações internacionais são trazidas para o Brasil primeiramente por você.
Portanto, acompanhe as tendências de países americanos, europeus, africanos, asiáticos e oceânicos e traga para o nosso país o mais rápido que puder.
Conserve um atendimento pós-venda
A cereja do bolo de um bom atendimento é o pós-venda, já que o vendedor demonstra cuidado e preocupação sem intenção direta de vender nada.
Esse tipo de relacionamento acaba fortalecendo a reciprocidade, aumentando o conceito da loja e fidelizando mais clientes.
Tenha promoções uma vez por mês
Preço baixo é sinônimo de casa cheia, não é mesmo? Então, faça campanhas de promoções uma vez por mês, utilizando os calçados menos vendidos para tentar girar o estoque e, vez ou outra, colocando os mais vendidos nessa listinha para lotar ainda mais o seu estabelecimento
Deixe o ambiente convidativo
A organização de calçados é fundamental para otimizar o atendimento e deixar o cliente mais à vontade para escolher e experimentar o que quiser, associado a isso ter funcionários especializados com atendimento humanizado vai trazer outra experiência ao seu consumidor.
Como a quantidade de pessoas costuma ser grande nestes espaços, é interessante além da organização inteligente e do atendimento diferenciado ter um ar condicionado.
Outro ponto diferencial é colocar música ambiente e aromatizantes que são aspectos convidativos e que trazem conforto e bem estar aos clientes.
Foque em uma divulgação bem estruturada
Chamar clientes para o seu espaço não é a tarefa mais fácil do mundo, mas com fotos bem tiradas, textos bem escritos e propagandas bem direcionadas esse processo de criação de campanhas de marketing fica mais atrativo e certeiro.
Se tiver dificuldade em elaborar as estratégias e métodos de divulgação, contrate uma empresa especializada que saiba destacar o seu diferencial e despertar a curiosidade dos consumidores.
Caso esteja com pouca grana para investir, busque um freelancers em plataformas como a GetNinjas.
Faça os seus cálculos e comece a vender
Agora que já sabe qual a margem de lucro de calçados e de que forma pode aumentar ela, faça seus cálculos, monte um estoque e defina onde irá atuar.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga estruturar um negócio de qualidade, com preço justo e alta margem de lucro.
Forte abraço!
1 comentário
Roberto Dias Santos
Maravilha, Gostei muito do seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para anunciar e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Ate…