Existem vários produtos derivados do cacau no mercado. O mais famoso deles é o chocolate, porém existem diversos outros que poucas pessoas conhecem, como é o caso do nibs de cacau, por exemplo.
Além de falar um pouco sobre o cacau e seus derivados, vou falar das suas propriedades, te mostrar de que forma eles podem ser usados, como são extraídos e como se comporta o mercado do cacau atualmente no nosso país.
Então fique comigo até o final e conhecer mais sobre os derivados do cacau que estão por todos os lados:
1. Mel do cacau
Esse é um dos produtos derivados do cacau que vem sendo mais abraçado para produção de drinks ao redor de todo o mundo, por ser completamente natural e ser muito doce.
Tem muita gente por aí que utiliza uma prensa fria para extrair o mel desse fruto, mas é possível fazer isso apenas com um balde, uma grade de inox e um pouquinho de paciência.
Veja abaixo como ocorre a sua produção de forma manual e econômica:
- Você precisará primeiramente colher o cacau no pé;
- Lave e separe de acordo com sua integridade;
- Corte as extremidades (superior e inferior) com auxílio de um facão;
- Faça um corte vertical na lateral direita e esquerda para que o fruto se abra;
- Sem tocar nas sementes, despeje-as em um recipiente;
- Após fazer isso com todos os frutos é preciso colocar uma grade de inox redonda com três pés no fundo de um balde;
- É importante instalar uma torneira na parte inferior do balde (em direção à área que fica abaixo da grade);
- Depois de instalar, basta colocar todas as sementes no balde e aguardar de uma a duas horas para que o mel escorra pelos orifícios da grade até a parte inferior;
- Após esse período pegue uma jarra ou qualquer outro recipiente e posicione abaixo da torneira;
- Abra a torneira e colete todo o mel produzido.
Por ser extremamente perecível é preciso engarrafar e congelar para ser comercializado para locais mais distantes. Além da doçura desse mel, é possível encontrar uma acidez discreta que garante uma refrescância incomparável.
2. Polpa de cacau
Outro processo que pode ser feito com o cacau é a retirada da sua polpa, que é muito utilizada para o preparo de sucos e de drinks também.
A coleta da polpa pode ocorrer depois da extração do mel ou após a colheita e seleção dos frutos, depende do seu objetivo.
É importante se atentar para a etapa de seleção, pois alguns aspectos devem ser avaliados para exclusão dos frutos inapropriados para consumo, como a presença de pragas.
Veja os dois exemplos mais comuns de contaminação que inviabilizam o uso do fruto:
- Podridão parda: Geralmente a parte externa já apresenta colorações mais escuras e a confirmação vem do cheiro característico que exala ao abrir o fruto;
- Vassoura de bruxa: Alteração visual das características externas e internas e características organolépticas.
Cuidado para não confundir as alterações da casca com o ataque dos insetos tripes, porque apesar deles alterarem visualmente o fruto, as características organolépticas e propriedades naturais não são afetadas, portanto o cacau pode ser usado normalmente.
Depois da seleção ou da coleta do mel é hora de fazer a extração da polpa do cacau que ocorre com o auxílio de uma despolpadeira. Essa máquina funciona separando todas as sementes da polpa, sem danificar nenhuma das duas partes.
3. Nibs de cacau
O cacau e seus derivados vêm sendo cada vez mais consumidos pela quantidade de benefícios que trazem para o nosso organismo, como:
- Relaxante muscular, auxílio na produção de proteínas e transporte de energia que ocorre pelo alto índice de magnésio;
- Dilatação dos vasos promovendo uma redução no risco de doenças cardíacas que ocorre pela presença de flavonoides em sua composição;
- Atua protegendo o DNA e reduzindo as chances do envelhecimento precoce pela ação antioxidante;
- Melhora o humor, o bem estar e o emocional pela presença de endorfinas.
O nibs é uma parte do cacau que tem muitas dessas propriedades ativas e por isso vem sendo muito consumido. A sua extração ocorre através de um processo completamente manual e bem demorado, observe as etapas abaixo:
- Extraia a amêndoa do cacau em um recipiente;
- Mexa e desgrude os grumos, deixando as sementes separadas;
- Reserve em um recipiente fechado por dois dias sem mexer para fermentar;
- Passado esse tempo, reserve durante cinco dias, porém abrindo o recipiente diariamente e misturando por uns cinco minutos;
- Ao fim do sétimo dia, coloque tudo em uma assadeira ou qualquer outro recipiente que permita que as sementes fiquem bem separadas;
- Exponha ao sol pelo tempo que precisar até secar;
- Quando estiver completamente seco leve ao forno a 180º de 30 a 50 minutos;
- Retire e espere esfriar;
- Em seguida aperte para a casca sair e coloque o nibs em um recipiente separado.
4. Chocolate
O chocolate é o derivado clássico do cacau e é mais simples de ser feito do que aparenta. A partir do nibs de cacau é feita uma moagem. Como ele ainda possui 50% de gordura na sua composição, esse processo vai originar uma pasta, ao invés de um pó.
Essa pasta é chamada de massa de cacau, que é o famoso cacau 100%. Para produzir um chocolate 70% serão utilizados 30% de açúcar e o restante dessa massa de cacau aí, o cálculo é sempre o mesmo. Fantástico né?
5. Manteiga de cacau
A manteiga de cacau pode ser usada para diferentes fins, seja para produzir um chocolate delicioso ou para produzir cosméticos, como aquele batom que hidrata nossos lábios quando estão rachadinhos.
A produção da manteiga de cacau ocorre a partir do nibs, ou seja, depois de passar por todas as fases de fermentação, ressecamento, o nibs é direcionado para uma fase de prensagem que ocorre em uma extrusora que irá pressionar a semente e retirar todo o óleo presente nela.
Depois de conseguir o caldo ele deve passar pelo processo de filtração para retirada de impurezas.
As propriedades da manteiga de cacau são impressionantes e atuam em diversos processos do corpo humano, veja:
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Hidratante;
- Emoliente;
- Cicatrizante.
6. Cacau em pó
O cacau em pó é um ingrediente frequente no universo fitness e de confeitaria, já que é menos calórico do que o achocolatado comum e mais amargo, permitindo que muitas receitas sejam inovadas e elevadas.
A produção deste tão amado item é muito simples e parece bastante com o da massa de cacau, a única diferença está no primeiro passo desse processo, veja:
- Retire a manteiga de cacau do nibs;
- Coloque o nibs de cacau sem a porcentagem de gordura no liquidificador;
- Bata até ficar completamente granulado;
- Peneire até ficar bem fininho;
- Repita o processo mais de uma vez se for necessário.
Conheça o mercado de cacau no Brasil
O Brasil está entre os 10 maiores produtores de cacau do mundo e ocupa quase a mesma posição no ranking de consumo de chocolate.
A Bahia detém grande parte da produção da Mata Atlântica, porém o mercado no país não tem tanto investimento quanto outros produtos do agronegócio, como é o caso do milho e do café, por exemplo.
Ainda assim as projeções para o mercado continuam positivas, já que a média de consumo por habitante é de 2,2kg/ano, o que corresponde a 15 barras de 150g.
Por isso, se o seu objetivo é plantar cacau e aproveitar todos os segmentos voltados para produtos derivados dele, pode ser um bom negócio!
Veja o que faz mais sentido para o seu negócio e coloque a mão na massa!
Agora que você já conhece os produtos derivados do cacau e o mercado no nosso país, chegou a hora de colocar na balança o que faz mais sentido para o seu negócio de acordo com o seu público alvo e o lucro que você pretende ter.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você faça o maior sucesso na sua região, independente da sua escolha.
Obrigada pela companhia. Até a próxima!