O faturamento de uma autopeças de porte médio está entre R$15 mil e R$45 mil, mas podem existir variações de acordo com o tamanho do seu negócio, com a forma de divulgação, os produtos trabalhados e até sua administração.
Um ponto importante que precisa ser dito é que as lojas que vendem de forma online têm faturado mais que as físicas. Além disso, o foco na quantidade de vendas para o mesmo cliente pode proporcionar um lucro duplicado ao final do dia.
Trago abaixo algumas visões sobre o cenário desse tipo de negócio e dicas para que consiga ganhar mais que seus concorrentes. Então se você quer saber quanto fatura uma autopeças em detalhes, basta continuar a leitura:
Conheça a margem de lucro de uma autopeças
A margem de lucro de uma autopeças vai depender em primeiro lugar do valor que você adquire os seus produtos para comercialização, portanto, quanto mais barato custar para sua empresa, mais lucro conseguirá no processo de venda ao consumidor.
O ideal é que ganhe no mínimo 20% em cima de cada produto ou serviço disponibilizado no seu empreendimento, já que esse ganho na verdade sofrerá um desconto posterior de suas despesas fixas.
É por isso que ao pensar em montar uma autopeças é preciso avaliar o lucro líquido ao final de cada mês. Saber o seu faturamento te garante entender quanto de dinheiro entra na sua empresa e também quanto está sendo gasto. Com isso fica mais fácil que você mantenha o equilíbrio e prosperidade do seu negócio.
No exemplo de empresas de médio porte que possuem um faturamento médio entre R$15 mil e R$45 mil, se as despesas fixas ficam em torno de R$10 mil, isso significa que esses valores caem para um intervalo de R$5 mil a R$35 mil. Portanto, planeje tudo isso antes de precificar!
Saiba que é possível ter um ganho de mais de 100% em cima de cada item, basta saber procurar condições boas ao adquirir esses produtos de fábricas.
O ticket médio em lojas de autopeças
A realidade é que o ticket médio em lojas de autopeças é bastante variável.
Foi realizada uma pesquisa em uma plataforma de comércio online neste segmento com 800 compradores e a média obtida de gasto individual foi de R$249.
A grande sacada é que cada empreendimento entenda o que os seus clientes estão acostumados a comprar e tente fornecer alguma bonificação ou promoção em torno disso.
Sempre que possível, é importante fazer essa análise, juntando a quantidade média de clientes/dia e chegando ao valor de consumo médio de cada um.
Caso seus clientes estejam consumindo pouco, elabore estratégias para que eles comprem mais coisas em um espaço curto de tempo e fiquem satisfeitos com a qualidade dos produtos adquiridos, para que retornem até você mais vezes.
Como aumentar o ticket médio da minha clientela?
Existem algumas medidas que podem te ajudar a incentivar que o cliente aumente a média de valor gasto no seu negócio, veja:
Foque no potencial do seu produto
É importante que saiba as características e funções do seu produto e que entenda a oferta/procura por ele. Você pode focar nos que mais vendem ou tentar vender aqueles que ficam parados por muito tempo no seu estabelecimento.
Um vai te trazer uma rentabilidade maior em menos tempo e o outro em um prazo mais longo. Veja o que é mais viável para o seu objetivo.
Faça campanhas
As campanhas promocionais podem aumentar o ticket médio de uma autopeças em até três vezes, principalmente se os combos formados forem com peças de grande valor e difíceis de encontrar no mercado.
Estude as pessoas e o que elas buscam, perceba as reclamações frequentes e foque em disponibilizar isso em um dia promocional, te garanto que o resultado vai ser bem bacana.
Vistoria completa gratuita
Ainda que o cliente passe em seu estabelecimento apenas para comprar um óleo, ou um pneu, se ofereça a dar uma olhada no veículo sem cobrar nada, avalie tudo o que precisa ser trocado imediatamente e as coisas que podem esperar alguns meses. Anote tudo e deixe bem explicado o motivo de cada troca, se possível com valores especiais.
Isso faz com que o cliente se sinta abraçado pelo seu estabelecimento e sinta uma confiança no serviço prestado ali. Com isso é possível que compre mais coisas no mesmo dia ou que volte em breve para fazer a manutenção indicada por você.
Saiba que esses pequenos ajustes aumentam esse ticket médio e consequentemente o seu lucro, além de fidelizar clientes.
Produtos mais vendidos
Saber quais produtos são mais procurados, fazem com que disponibilize uma qualidade superior e um preço mais acessível em relação a sua concorrência.
Pensando nisso, trouxe as 9 peças mais vendidas em autopeças, segundo o Mercado Livre, observe:
- Suspensão;
- Freios;
- Pneus;
- Filtros;
- Ignição;
- Motos;
- Embreagem;
- Motor;
- Car Áudio.
Conheça o mercado
Para que tenha uma noção de que forma esse mercado se comporta no país, preciso falar um pouco sobre o processo de exportação de autopeças que têm dominado esse nicho nas últimas décadas.
Apesar de no ano de 2020 a exportação ter movimentado entre janeiro e julho 34,1% a menos que o mesmo período do ano de 2019, ainda assim foi somado aproximadamente R$15,6 bilhões investidos nisso, segundo a Sindipeças.
Por mais que tenha sido apresentada essa queda no ano vigente, nos dois anos anteriores o crescimento foi gritante nesse mesmo segmento. Então, não há porque se desesperar em um cenário como o de agora, até porque o mês de julho já apresentou um aumento de 13,6% em relação ao de junho.
Basta entender que todo empreendimento tem seus altos e baixos! Por isso é importante que você tenha um fundo de reserva garantido e jogo de cintura para não desistir, porque seus ganhos vão estabilizar.
Em paralelo a isso, o mercado interno teve também uma redução de movimentação, medida em 27,1%, porém quando é realizada a comparação mês a mês, existe um aumento de aproximadamente 60,9% entre eles.
Em resumo, apesar da queda dos índices de movimentação financeira na comercialização interna e externa de peças em comparações anuais, está ocorrendo uma recuperação lenta quando visualizamos mês a mês.
Para um entendimento mais detalhado do que está acontecendo hoje em dia, basta entrar no Relatório da Balança Comercial de Autopeças de acordo com o Ministério da Economia e disponibilizado pela Sindipeças, que terá acesso a todos os dados comparativos.
E-commerce na área é forte
Nos últimos anos, o Brasil passou por um enorme amadurecimento de visão em relação ao comércio eletrônico e as peças automotivas estão sendo muito procuradas por esse meio. Só para você ter uma ideia esse mercado é considerado um dos ramos líderes do Mercado Livre.
A predominância de busca por esse tipo de item é de homens entre 20 e 30 anos de classe média e baixa, porém desde 2017 está ocorrendo um crescimento considerável do interesse de mulheres por essa área.
A maioria das compras são efetuadas em momento de necessidade, o que significa que as pessoas pagam muito mais para agir corrigindo um erro, do que para deixar de reserva. Então, quando uma peça dessas quebra, uma das formas mais rápidas de buscar por ela é através de buscas na internet.
De fato, essa predominância do mercado físico tem sido deixada para trás com o passar do tempo, não só pelo segmento automotivo, mas por todos os outros do mercado.
É importante destacar que o faturamento de venda online de autopeças tem contribuído diretamente para o aumento gradativo que vem ocorrendo mês a mês citado no tópico acima. Por isso eu acho que vale a pena você pensar em atuar dessa forma caso queira entrar nessa área.
Vá atrás dos melhores fornecedores
Nesse processo de cálculos financeiros de um empreendimento, sempre é necessário avaliar os seus fornecedores. Eles são base importante para o negócio dar certo.
Primeiro porque a sua reputação depende da qualidade do que sua loja oferta. A origem desses materiais tem que ser a melhor possível porque quanto melhor for a experiência do seu cliente, mais você vende.
Sem falar que isso faz gerar a famosa divulgação boca a boca que além de te trazer clientes, vai te dar certa autoridade no mercado.
Por último é preciso entender que o ideal é comprar com o fabricante mais barato que te proporciona essa qualidade mínima exigida, pois o seu lucro será medido baseado nisso.
Perceba que se o seu fornecedor te passa um kit de pneus aro 13 por R$ 690 e o preço médio dos seus concorrentes está em torno de R$759, isso significa que você terá que disponibilizar um valor final com um lucro de 10% em cima da peça.
Só que ao final do mês todos esses lucros irão servir para o pagamento das contas, então, esse exemplo de negociação seria péssimo para sua empresa.
Se o processo de aquisição e precificação estiver sendo complicado para você, pague por uma consultoria, para que não perca muita grana sem necessidade.
Montar uma loja de auto peças dá dinheiro?
Sabendo se planejar esse é um negócio que dá dinheiro sim! Tendo noção de quanto fatura uma autopeças, o ticket médio dos seus clientes, a possibilidade de aumentar a margem de lucro e as dicas para que tenha um ganho diário maior, é possível alavancar todas as suas vendas e se destacar da concorrência.
Apesar do cenário não se apresentar em crescente constante como nos anos anteriores, a aposta no mercado eletrônico pode ser a melhor alternativa para sua empresa atualmente e acredite: A projeção para os anos seguintes nesse nicho são excelentes!
Outra opção que pode ser interessante é montar uma franquia de autopeças. Existem algumas no mercado que podem funcionar muito bem em sua cidade e que vale a pena fazer uma análise.
Então comece a sua programação financeira, seja bem cuidadoso nas escolhas e implementações e tenha muito sucesso.
Espero ter contribuído com esse artigo e te desejo muita sorte!