Confira abaixo 8 ideias de promoção para barbearia para aumentar o fluxo de clientes e fidelizá-los:
1. Promoção de inauguração da barbearia
Esta poderá ser a primeira chamada de pessoas para o seu negócio. Se você acabou de abrir uma barbearia, é importante que pense em fazer esse tipo de evento.
Caso ninguém conheça o seu serviço, nesse momento inicial, é preciso focar na clientela ao invés do dinheiro. Puxe seu preço para baixo e eleve a qualidade do produto disponibilizado. Procure algo diferente e chamativo! Como por exemplo, uma pessoa servindo água, cerveja ou até suco a todo mundo que decidir conhecer o seu espaço.
Chame amigos para criar uma certa aglomeração na porta, afinal, as pessoas curiosas estão dominando o mundo. Paralelo a isso, divulgue uma promoção imperdível!
É interessante que você saiba da possibilidade de inauguração de um novo espaço/serviço na sua barbearia também. Se esse for o caso, poderá mudar um pouco a estratégia, pelo fato de o seu negócio ser conhecido na região.
2. Primeiros clientes do dia
Em um mês aleatório, quando as vendas não estiverem indo muito bem, você pode montar uma estratégia de bonificar as primeiras pessoas que chegarem.
Geralmente, para determinar quantos clientes receberão essa recompensa, é necessário avaliar o fluxo normal do seu negócio. Por exemplo: Se em média 30 pessoa são recebidas diariamente, a bonificação pode ocorre para umas seis (20%).
Esse bônus vai depender muito do seu objetivo, mas colocar aí um desconto bacana, pode chamar bastante atenção. Então, se está acostumado a cobrar R$35 reais por um corte, pode reduzir de 40% a 60%, para estimular o consumo.
Isso pode aumentar não só o fluxo de pessoas, mas o ticket médio, porque diminuindo o preço de um serviço a pessoa pode se sentir mais confortável para fazer a barba, ou comprar algum produto a mais.
Essa estratégia é bem utilizada nos estabelecimentos e costuma funcionar bastante.
3. Promoção dia dos pais
Essa data é o maior foco para quem quer atrair clientes para barbearia, já que é um momento dedicado aos homens. Por se tratar de um dia ímpar, onde é destacada essa figura paterna e tudo o que ela representa, fazer um combo de pais e filhos é o mais interessante.
Tente destacar a importância de estarem os dois presentes, não importa de quem seja a iniciativa, desde que venham juntos. Nesse caso, você pode colocar o desconto de um, em detrimento do outro. ente deixar claro na divulgação a sua proposta.
Veja o modelo abaixo de ideia de promoção para o dia dos pais:
“Promoção dia dos pais barbearia (coloca o nome da sua empresa)!
Corte o seu cabelo e presenteie seu pai com 70% de desconto em qualquer serviço!”
Defina se vai disponibilizar isso por um tempo curto ou longo e capriche na divulgação..
Em ocasiões como esta, evite pensar em realizar apenas na data exata porque muitas pessoas preferem curtir cada segundo com o pai, desde o café até a ceia.
4. Promova sorteios na barbearia
Esse tipo de situação é interessante pelo simples fato de não precisar baratear o seu produto.
O tempo de participação será definido de acordo com sua escolha, desde que seja avaliado o lucro.
Defina um número de participantes, para aumentar a probabilidade das pessoas ganharem. Se você diz que o sorteio vai ocorrer para todo mundo que cortar o cabelo no mês, ninguém vai se interessar muito, pois a chance de ganho é baixa.
Agora, se ocorre uma determinação de X clientes, X dias e ainda X serviços, tende a ter um retorno mais positivo pela limitação, mas tudo isso fica a seu critério.
Para o presente final, pense em um combo, seja de produtos seus ou de terceiros, algo único e exclusivo. Gerar um valor maior para esse tipo de proposta deve ser seu maior foco!
5. Realize um bingo!
Caso não tenha um espaço grande, pense em um bingo online, marque um ponto de encontro ao ar livre, o que for melhor.
Além de ter um recompensa final interessante, esse evento poderá fornecer 5% de desconto para todos os participantes como uma forma de incentivo mesmo.
Nesse tipo de estratégia é viável colocar algo que não tenha nada a ver com o produtos vendidos e oferecidos no seu empreendimento. Podem ser dois ingressos para um jogo de futebol, dois rodízios em uma churrascaria conhecida ou até dois cupons de desconto de algum outro lugar bacana.
Use a criatividade e lembre-se que para esse tipo de divulgação, deve haver um limite de pessoas, de acordo com as cartelas do bingo.
6. Faça parcerias!
Antes de promover uma redução do valor, feche parcerias com serviços complementares ao seu. Já imaginou, fazer uma promoção do dia da mulher e dia das mães na sua barbearia? Parece estranho, mas pode dar muito certo!
Feche uma parceria com um salão de beleza e elabore uma oferta tentadora, veja:
O homem compra um pacote de corte + barba e ganha um cupom para a mulher (escova + hidratação, pé + mão, design de sobrancelha).
Não faltam opções de combos para montar! Seria uma forma do cliente presentear alguém que ama e ainda sair com o cabelo e barba lindos.
Vale ressaltar que além desse tipo de parceria, você pode pensar em uma loja de roupas, um barzinho, ou qualquer estabelecimento bacana.
7. Traga um acompanhante!
Deixe uma roleta preparada com diversos descontos, produtos e cortesias de serviços. Cada cliente que trouxer um amigo/acompanhante tem o direito de girar a roleta e receber alguma recompensa. Ambos precisarão comprar alguma coisa para ter direito a isso, independente do valor.
8. Ideias de promoção para barbearia em datas comemorativas
Existem outras ideias de promoção para barbearia que podem ser implementadas em torno de datas comemorativas, como por exemplo:
Dia das crianças
Nessa data, podem ter vários pacotes de brindes com doces e joguinhos para as crianças.
Halloween
Quem fizer um corte irado e diferente, ganha um kit halloween (com doces, máscaras, dentadura de vampiro e acessórios que são baratinhos, mas fazem toda diferença para a garotada).
Enfim, com o nosso calendário recheado de datas como essas, você pode inovar e aumentar muito a sua receita mensal. Seja criativo!
Dica de ouro: Utilize a escassez!
Faça sua oferta parecer mais interessante do que já é. Utilize frases como “quase de graça”, “só hoje”, “simplesmente imperdível”, pois elas imprimem uma certa escassez na oferta. Quando o ser humano pensa que algo é limitado acaba criando um desejo por aquilo, então essa estratégia pode ajudar a engajar ainda mais suas ideias de promoção.
Divulgação do negócio
A divulgação das suas promoções é responsável diretamente por aumentar o lucro da barbearia. Afinal, se a proposta que pensou é extraordinária, mas ninguém tem acesso a ela, de nada adianta, certo?
Então, investir no marketing é fundamental, não só em momentos específicos, mas sempre foque no diferencial a oferecer, seja do espaço físico, da equipe de profissionais, equipamentos utilizados ou até tipos de cortes exóticos.
A alma do negócio gira em torno da sua criatividade e divulgação! Crie e divulgue! Aproveite e dê uma olhada nas ideias de texto para divulgação de barbearia que criamos por aqui.
Comece a promover!
Qual dessas ideias de promoção para barbearia te chamou mais atenção? Espero que pelo menos uma delas possa ajudar o seu negócio a alcançar ainda mais gente.
Agradeço muito a sua companhia e desejo sucesso!
1 comentário
Cleiton Barbosa
Obrigado, Jéssica!
Abri uma barbearia recentemente e estava procurando algo, tanto para o dia dos pais como também para dar uma alavancada na captação dos clientes, e estas tuas dicas serão muito úteis.
Abração!