Hoje em dia é possível vender roupas por encomenda por pelo menos duas formas: investindo na sua própria confecção ou tendo uma parceria com um fornecedor de qualidade.
A seguir eu vou te mostrar o que é possível fazer nessas duas categorias para alcançar o maior número de clientes e ganhar dinheiro vendendo roupas. Observe:
1. Confecção própria de roupas por encomenda
Montar uma confecção própria vai permitir que você receba encomendas de vários tipos de roupas.
Existe a possibilidade de você terceirizar a sua produção de roupas e atender uma marca de acordo com as necessidades dela;
Dá para investir em um segmento único que tenha potencial, como o de fardas e/ou vestidos de festas especiais (como formaturas, 15 anos, casamentos);
Criar um catálogo de roupas onde o cliente pode escolher e você vai confeccionar de acordo com as medidas dele – essa venda pode ocorrer por catálogo física ou virtual.
É importante que a matéria prima utilizada na confecção seja de qualidade e que os acabamentos sejam muito bem feitos. Isso faz total diferença na experiência do cliente.
2. Em parceria com um fornecedor
Outra boa opção para vender roupas por encomenda é fechando parceria com um fornecedor que tenha roupas de qualidade e que seja confiável em relação ao prazo de entrega.
Para isso, no entanto, você precisa ter uma espécie de catálogo com todos os produtos que estão disponíveis para pedido.
Se for possível, invista na compra de pelo menos uma peça de cada das que você pretende trabalhar, porque o cliente pelo menos conhece a qualidade do tecido e vê o acabamento de perto – o que vai facilitar na compra.
É muito importante que você sempre dê ao cliente um prazo maior do que o passado pelo fornecedor. Assim, caso haja qualquer atraso o cliente não será afetado.
Nada pior do que uma encomenda atrasada, hein?
Dicas que vão te ajudar a vender mais, independente de como deseje trabalhar
Eu trouxe cinco dicas simples que vão ajudar você a vender mais roupas por encomenda do que pode imaginar.
Coloque em prática no seu negócio e perceberá a diferença que elas causam.
Observe:
Saiba exatamente o que o seu público quer
Independente se as roupas serão confeccionadas por você ou se virão de um fornecedor, é preciso que elas estejam dentro do que o seu público alvo gosta, procura e precisa.
Por isso é fundamental que você esteja atento ao que está em alta dentro desse mercado. Veja no dia a dia o que as pessoas estão usando e aposte em modelos de cores que elas gostam.
Se você não oferecer peças que o seu público consome, não adianta fazer o melhor trabalho do mundo que o dinheiro não vai entrar.
Tire fotos bonitas das peças
Já sabe quais são as roupas que você vai vender? Pronto! Agora é hora de fazer uma bela de uma produção e tirar fotos lindas!
As pessoas precisam se sentir atraídas pelas imagens, então capriche! Abuse nas cores, peça para algumas pessoas vestirem para você tirar a foto, coloque com acessórios, monte um look bonito, fique atento a todos os detalhes.
Principalmente nos dias de hoje com tanto acesso a redes sociais, ter uma foto que se destaque das outras é muito importante.
Invista na venda online
Eu acho que um dos melhores meios para você vender qualquer produto é usando a internet.
Cada dia que passa as vendas online estão crescendo. As pessoas querem praticidade, agilidade. Ninguém mais quer perder horas em um shopping procurando por coisas. Querem ver, clicar e receber em casa.
Não tem como vender roupas por encomenda sem se preocupar com isso.
O melhor de tudo é que você não precisa, necessariamente, montar um e-commerce. Pode começar em plataformas gratuitas até se estabilizar e construir seu próprio site.
Olha só algumas formas de vender roupas pela internet de graça:
- Perfil no Instagram;
- Anúncio em grupos de venda do Facebook;
- Montar uma lojinha no Enjoei;
- Fazer anúncios no Mercado Livre e na OLX.
Pense em promoções
Fazer promoção é uma forma de incentivar o seu cliente a comprar, então invista nisso. Pense em maneiras que realmente chamem a atenção e façam a diferença.
Pode ser um desconto a partir de um valor de compra, pode ser um compre um e leve outros, como também pode ser um sorteio a cada “x reais” em compra.
Tendo o seu público definido fica muito mais fácil entender o que ele gosta. É nisso aí que você precisa apostar.
Crie um bom relacionamento com o seu cliente
Pode parecer algo simples, mas a partir do momento que você cria uma boa relação com o seu cliente, sua capacidade de venda aumenta consideravelmente, principalmente se tratando de encomendas.
Quando o cliente confia em você e é bem atendido, pode ter certeza de que quando ele precisar de uma roupa ele vai voltar.
Por isso tenha os contatos para saber se gostou da roupa, para mandar novidades, para desejar aniversário na data certa. Esse “pós venda” é, muitas vezes, mais importante do que o momento da venda em si.
Faça o seu planejamento!
Você percebeu que tem como vender roupas por encomenda de duas formas, não é? Agora é hora de sentar e analisar qual delas vai realmente atender às suas expectativas e necessidades.
Seja qual for o caminho que você escolher, é importante ter um bom planejamento.
Saber exatamente o custo de cada peça, o valor que será vendido, até quanto se pode dar de desconto, como vai divulgar, quanto será preciso investir, tudo!
Mesmo que comece de uma forma pequena, é esse planejamento que vai te ajudar a expandir suas operações e ganhar dinheiro de verdade
Agora é começar!
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você comece o quanto antes a vender suas roupas por encomenda.
4 comentários
Márcia Regina De Oliveira
Boa tarde!Gostaria de ser uma pessoa como faço?!?
Larissa Lorena
Adorei quero ser uma revendendora
Daniely
Quero revender roupa por encomenda
Ana Cláudia da Silva Santos
Quero muito de uma revendedora