Que tal aprender como montar um sacolão com pouco dinheiro? Pois é justamente isso que eu vou te ensinar a partir de agora!
Você vai encontrar um guia completo com todos os pontos a considerar, antes, durante e depois de já ter transformado o seu negócio em realidade. Minha ideia aqui é te mostrar como a coisa toda funciona e te deixar ainda mais próximo do sucesso.
Lembrando que de nada adianta ter acesso a tanta informação bacana se você não tiver a real disposição de fazer isso acontecer, sabe? É preciso dedicação, suor, trabalho, disciplina e persistência para as coisas darem certo.
Esse que é o meu convite para você: Vem ver como montar um sacolão com pouco dinheiro e comece ainda hoje a se planejar!
Eu tenho certeza que depois dessa leitura as coisas ficarão bem mais claras e suas chances de criar um negócio de sucesso e lucrativo, ficam muito maiores.
Primeiro entenda o que é um sacolão
Se você quer criar um negócio, precisa entender exatamente o que ele é. O sacolão nada mais é do que uma espécie de feira livre, com produtos como frutas, verduras e legumes.
Foi criado, inicialmente, como uma forma de atender melhor a população mais carente e acabou se popularizando bastante.
O nome veio da ideia de que você só precisa entrar no local pegar tudo que quer, colocar em uma sacola e pesar. Isso mesmo: Tudo lá tem o mesmo preço! Esse é o grande segredo e a grande sacada do negócio.
Ainda hoje funciona assim, tudo com o mesmo preço, mesmo que os preços sejam menores do que em uma hortifrúti, por exemplo. Esse é o grande chamariz para o sacolão.
A estrutura é bem parecida com uma barraca de feira ou mesmo uma feira livre, são prateleiras de madeiras ou caixotes.
Os produtos, que são o mais importante, precisam estar sempre fresquinhos e disponíveis para os clientes, o atendimento precisa ser agradável e o preço justo!
Leia também: Feira livre em condomínio
Como montar um sacolão com pouco dinheiro: O guia completo para começar certo
Não é porque você tem pouco dinheiro para investir que o seu negócio não vai dar certo. Na verdade, o que você precisa é ter ainda mais cuidado com todo o processo.
Com planejamento, estudo, calma, estudo e ação, você pode sim montar uma estrutura lucrativa mesmo sem um grande poder aquisitivo no momento.
O sucesso de um negócio depende muito mais de outros fatores do que do dinheiro em si, então pode ficar animado aí. A única pergunta que tenho para você é: Está pronto para dar o seu melhor?
Comece conhecendo essas informações de como montar um sacolão com pouco dinheiro e em seguida coloque tudo em prática.
Vamos lá:
1. Comece com um bom planejamento
A maioria dos negócios considerados populares são feitos sem a preocupação com o planejamento e esse é um erro gravíssimo que as pessoas ainda cometem – isso justifica bem porque tanta gente acaba fracassando.
Esse é um documento onde você vai colocar todos os seus desejos e objetivos sobre o seu sacolão, depois todas as suas possibilidades (financeiras e pessoais) e a partir daí vai conseguir traçar todos os passos.
Sabe por que tudo isso é importante? É que a partir disso você tem mais chances de criar um negócio sólido, com expectativa de crescimento no mercado, mesmo que comece bem pequeno.
2. Defina o seu público alvo do sacolão
Por mais que esse seja um negócio de interesse comum, digamos assim, você precisa definir um público específico para trabalhar.
Quando a você define o público principal do seu negócio fica muito mais fácil acertar em cheio e ter resultados positivos. Conhecer as pessoas faz com que você saiba do que elas precisam!
Veja a sua região, analise onde há maior necessidade de um negócio como esse. É nas regiões mais populares ou naquelas onde as pessoas têm maior poder aquisitivo?
Tenha atenção na hora de pensar sobre isso! Mais do que isso, destaque esse ponto na sua lista de como montar um sacolão com pouco dinheiro porque ele é realmente muito importante e pode fazer toda a diferença.
3. Encontre os melhores fornecedores
Esse é um dos pontos mais importantes para quem quer abrir um sacolão! Se você quer vender frutas, verduras e legumes, precisa encontrar fornecedores que tenham esses produtos com qualidade.
Essa será uma das primeiras coisas que você fará logo depois de bater o martelo com o seu planejamento! Seu negócio precisa disso para se estabelecer.
Comece procurando pela sua região por pessoas que trabalham com esse tipo de produto, visite o local, converse com elas.
A maior preocupação precisa ser em relação a qualidade do que é oferecido. Evite projetos que trabalham com agrotóxico ou outros materiais que façam mal à saúde das pessoas. Quanto mais natural o seu produto, maior o seu valor na praça – vá por mim!
Sem falar que você precisa ter uma relação de confiança com esses fornecedores. Não é só qualidade e preço, é preciso garantias sobre prazos, entregas e suporte em qualquer situação complicada.
4. Cuidado com a localização
Pense comigo: Onde é que o seu público está? Sabendo quem é o público vai ser fácil definir isso também.
Normalmente as áreas residenciais tem maior potencial nesse sentido, mas existem outros lugares onde as áreas comerciais também têm muito potencial. Isso por causa do movimento e intenso fluxo de pessoas.
O importante mesmo é que o seu sacolão seja visto com facilidade por quem passar por ele. Qualquer pessoa deve chegar sem problemas e se sentir à vontade para entrar e comprar na sua mão.
É preciso ter infraestrutura básica (como água, luz, internet), ser um lugar seguro e uma região onde não haja problema com recolhimento de lixo – por exemplo. A questão higiene e limpeza do local é fundamental!
Nessa lista de como montar um sacolão com pouco dinheiro, esse é um dos grandes pontos, mas não tente abraçar o mundo com as pernas. Escolha um local que você possa pagar.
5. Monte a estrutura do seu sacolão
A estrutura de um sacolão é bem parecida com a estrutura de uma feira livre. Não tem muita dificuldade. É algo simples, tem que estar bem organizado para você e os seus clientes.
Saber como montar um sacolão com pouco dinheiro significa compreender que você precisa de espaço suficiente para expor os seus produtos e que tudo tem que ser harmonioso.
Ponto importante: A área precisa estar longe de coisas que podem causar contaminação.
Os produtos serão expostos em caixotes ou barracas, depende da estrutura que você tem condições de montar.
Também é importante que você tenha um espaço reservado para guardar produtos, como um estoque, sabe? Mesmo que seja por algumas horas do dia, já que o conceito de sacolão é ter produto fresco todos os dias.
Equipamentos para um sacolão
Os equipamentos e móveis para abrir um sacolão são basicamente:
- Prateleiras;
- Caixotes ou palletes;
- Barracas de madeira;
- Balança;
- Sacos e sacolas;
- Facão e outros utensílios para pegar os produtos e deixar do jeito que o cliente quer;
- Calculadora.
6. Monte uma equipe de sucesso
Por mais que você acha que dá, não tem condições de cuidar do seu sacolão completamente sozinho. Se você quer ir mais longe precisa ter gente do seu lado.
É claro que a quantidade de pessoas trabalhando com você vai variar de acordo com o tamanho do seu empreendimento e também com o fluxo de pessoas, mas basicamente você vai precisar de:
- Duas ou três pessoas atendendo os clientes e servindo alguns produtos para eles, como cortar melancia ou aipim;
- Uma ou duas pessoas no caixa;
- Um auxiliar de limpeza para manter o local organizado e limpo – esse serviço aqui é muito importante para o seu negócio!
E aí, montar sacolão dá dinheiro?
Sim, meu amigo, montar um sacolão dá dinheiro! O que antes era voltado só para o público popular, hoje é para todo mundo que precisa de alimento frescos, saborosos e baratos!
Apesar de ser um segmento forte, não esqueça que para dar dinheiro mesmo você precisa se planejar bem, ter bons fornecedores e saber como investir na sua divulgação.
Só que como eu sei que você está aqui porque realmente quer fazer a diferença, o seu caminho já está bem adiantado.
Agora que você sabe o passo a passo de como montar um sacolão com pouco dinheiro, vai perceber em pouco tempo o potencial de lucro que ele tem.
Quanto é preciso investir?
Se a gente fosse pensar em um sacolão com maior estrutura, dava para dizer que o investimento ficaria em torno de uns R$40 mil. Só que o que eu estou te dizendo nesse artigo inteiro é que você consegue fazer isso com pouco dinheiro.
O valor exato vai variar de acordo com as suas decisões de espaço, estrutura e localização, mas é possível começar com algo em torno dos R$5 mil por exemplo.
Para ter uma noção muito melhor a respeito disso é importante que você cuide do seu planejamento – lá no início. Acredito que a parte mais importante de como montar um sacolão com pouco dinheiro é usar bem o que tem disponível para o negócio.
Isso significa, em grande parte, não se levar pela emoção e calcular todos os passos que serão dados a partir do zero.
Lembrete: É preciso investir mais do que dinheiro
Outra coisa importante de falar sobre como montar um sacolão com pouco dinheiro é que você precisa ser presente, precisa dar o melhor de si, do seu tempo, da sua dedicação e do seu esforço.
Para ganhar dinheiro com sacolão é preciso ser um bom empreendedor!
Leia também: Como montar uma quitanda
Comece a tirar o seu negócio do papel!
Depois desse guia completo de como montar um sacolão com pouco dinheiro, o que mais vai te segurar, hein? Coloque logo o seu plano em ação e corra atrás!
Tenho certeza que a partir de agora ficará muito mais fácil.
Estarei aqui torcendo para que não deixe que nada te impeça de ir atrás dos seus sonhos e que dê o seu melhor por você mesmo!
Muito sucesso e boa sorte!
2 comentários
João Pedro de Carvalho
qual licença documentação fiscal preciso p abrir e funcionar um sacolão.
João Batista Silvestre Júnior
Ok
5000 pra iniciar um sacolão, este cinco mil é só pra primeira compra de produtos né?!
E quais seriam os produtos que compraria com estes 5000?!
Qual é a margem?!