Em uma lanchonete não pode faltar lanches na chapa, salgados, sucos e refrigerantes. Eu acho que isso é o básico, sabe? Só que além dessas opções mais comuns e tradicionais, existem outras coisas que podem ser comercializadas no seu negócio e que vão te gerar uma boa receita final do mês.
Claro que a criação do seu cardápio deve ser baseada em relação ao gosto do seu público alvo, mas eu trouxe uma lista para te inspirar que tem 19 itens que com certeza agradam as pessoas no geral e não serão difíceis de vender.
19 boas ideias de o que vender em uma lanchonete
Antes de decidir o que vai fazer, lembre-se de pesquisar o que os seus concorrentes estão oferecendo, ok? Outra coisa! Mesmo que escolha trabalhar com produtos comuns, por que não procura dar uma melhorada neles e deixar a sua marca? Isso pode te diferenciar na região.
Agora confira as ideias de lanches para vender que eu trouxe e veja qual deles tem a ver com o tipo de projeto que quer montar ou já tem:
1. Sanduíches
Sanduiche não pode faltar em uma lanchonete, pelo amor de Deus, hein? Aqui a gente consegue dividir essa categoria em dois tipos:
- Sanduíche na chapa;
- Sanduíche natural.
Os na chapa são todos aqueles que a gente já conhece bem, como o misto, o hambúrguer, o x-salada e todas as variações que existem. Até o simples pão com manteiga na chapa, pode ser uma opção.
Os naturais são todos os frios, digamos assim. Sabe aquele pão com patê de atum e salada? Pois então! Existem vários tipos, com vários recheios e se o seu público também gostar de coisas naturais, pode ser uma opção lucrativa.
2. Salgados fritos e assados
Quem não ama um salgado de lanchonete, hein? Todo mundo! Eu acho que nesse caso você deve apostar, principalmente, nos tipos mais tradicionais.
Nos salgados assados a gente tem:
- Empada;
- Pastel de forno;
- Esfiha fechada ou aberta;
- Joelho ou bauru;
- Pão pizza;
- Hambúrguer de forno.
Já os fritos, temos:
- Coxinha;
- Risole;
- Quibe;
- Pastel;
- Bolinhos;
- Croquete;
- Boliviano.
3. Cachorro quente
Apesar de não ser comum em toda lanchonete, eu acho que essa é uma opção que não faz feio, sabe? Eu, por exemplo, sou apaixonada por cachorro quente e muitas vezes vou preferir ele do que qualquer outra coisa.
Não precisa ter nada de especial, faça o básico bem feito. O foco é ter um molho bem temperado, gostoso, com acompanhamentos simples, como ketchup, maionese, mostarda, queijo ralado e batata palha.
4. Batata Frita
Também sou suspeita para falar de batata frita, porque eu sou apaixonada. Eu acho que é uma opção maravilhosa em uma lanchonete. Dá para vender em tamanhos diferentes e até oferecer com acompanhamentos, como molhos, queijo ralado, ketchup, maionese, bacon, calabresa e afins.
5. Tapioca
A tapioca também é uma boa opção de lanche para lanchonete. Tudo que você precisa é de uma chapa, farinha de tapioca e recheios. Existem muitos sabores que você pode apostar, desde os mais tradicionais, como frango e queijo, até os doces.
Além de ser muito saborosa, acaba sendo a preferência para aquelas pessoas que querem comer algo mais saudável.
6. Crepe
Eu acho o crepe parecido com a questão da tapioca. É fácil de fazer, existem várias opções de recheio, pode ser considerado saudável e tem uma margem de lucro interessante.
Como não é regra em cardápio de lanchonete, acredito que pode se transformar em um diferencial no meio da sua concorrência, sabe? Veja se é interessante para o seu público.
7. Pizza
A ideia não é se transformar em uma pizzaria, hein? Só que ter essa opção, de tamanho médio e broto, pode ser bem interessante e chamar a atenção de quem precisa comer algo maior e não tem muito dinheiro para investir ou até mesmo para quem está em grupo.
Se quiser trabalhar com esse alimento, foque em apresentar sabores simples e tradicionais, como calabresa, frango, queijo e presunto. Não precisa ter um cardápio com muitas opções.
8. Pão de queijo
Apostar em lanches práticos, gostosos e que podem ser compartilhados, também é uma boa ideia para lanchonete. O pão de queijo é um patrimônio brasileiro e eu não conheço alguém que não goste.
Você pode vender ele do tamanho de um pão de batata, mais ou menos, pode vender ele pequeno e em um copão ou até fazer recheado e de outras formatações.
9. Bolo e torta
Eu sinceramente acho que mesmo sendo uma ideia “clichê”, as tortas e os bolos precisam fazer parte do seu cardápio. Não precisam muitas opções, claro, mas ter o básico que vai atrair as pessoas.
O bolo pode ser tradicional com cobertura de chocolate, pode ser aquele de milho com goiabada e outros que são conhecidos como da “vovó”. A torta, pode ser doce, mas também salgada, hein? Como a de frango, carne seca e até de camarão.
10. Mingau
Eu não sei como é aí na sua região, mas aqui na Bahia é muito comum ter mingau em padarias, em lanchonetes e até em carrinhos na rua. A gente gosta muito, sabe? Além de saudável, é uma opção barata e muito saborosa.
Entre os sabores mais comuns estão o de milho, tapioca e carimã, mas você deve investir nas opções que o pessoal daí consome mais.
11. Cuscuz
Apostar em comidas regionais também pode ser lucrativo para sua lanchonete. Aqui no Nordeste o cuscuz é um dos nossos pratos favoritos e pode ser consumido a qualquer hora do dia.
Você tanto pode oferecer o cuscuz de milho amarelo simples ou recheado, como também pode produzir o cuscuz de tapioca, que é doce e costuma ser vendido com cobertura de leite condensado e muito coco ralado.
12. Sucos
Uma lanchonete sem suco não é uma lanchonete! Você pode fazer direto da fruta, da polpa ou até trabalhar com aqueles refrescos que ficam naquelas máquinas, sabe? Veja o que é mais lucrativo, prático e interessante para sua situação.
13. Vitamina
As vitaminas são ótimas opções se você abre sua lanchonete cedo, se está perto de academias ou espaços onde as pessoas praticam esporte ou até perto de escolas, faculdades, cursos e hospitais.
Às vezes tudo que a pessoa precisa é de um pouco de energia, de algo saudável, saboroso e que faça bem, sabe? É aí que está a oportunidade.
14. Café
Café não pode faltar na sua lanchonete, nem que seja o simples preto puro ou com leite. Eu sou uma pessoa que costuma tomar café na lanchonete e eu tenho certeza que tem muita gente assim também.
Essa é uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, faz parte da nossa cultura, movimenta muito a nossa economia e a gente é viciado. Como é que você vai deixar faltar essa maravilha no seu cardápio? Não pode!
Se achar que é interessante, traga opções mais variadas também. Além do tradicional, quem sabe um expresso, um coado, um com aromas diferentes?
15. Salada de fruta
Essa é uma opção super fácil de fazer, que tem uma margem de lucro super bacana e que as pessoas consomem bastante. A salada de fruta alimenta, é gostosa e saudável. É uma opção principalmente para quem está começando o dia, ou para quem vai estudar ou trabalhar à noite.
A única preocupação aqui deve ser com o condicionamento do alimento para que ele fique saboroso e não estrague.
16. Docinhos
Os docinhos também tem o seu lugar em uma lanchonete. Brigadeiros, casadinhos, beijinhos, brownie, cookies… São muitas opções que você pode trabalhar. É sempre bom ver o que está no mercado, o que o seu cliente gosta e até o que é novo e pode surpreender.
17. Refrigerante e água
Assim como os sucos, o refrigerante e a água são opções tradicionais que não podem faltar. Aposte nas marcas mais conhecidas e procuradas, ok?
18. Sorvetes e picolé
Moramos em um país tropical, onde na maior parte do tempo faz calor. Claro que existem variações de acordo com a região, mas a gente gosta de sorvete e picolé. São boas opções para agregar valor ao seu negócio e até aumentar o ticket médio por cliente.
19. Açaí
Por fim, mas não menos importante, o açaí é uma boa aposta de comidas para vender em uma lanchonete. Você pode fazer ele simples, batido com fruta e acompanhado de granola, como pode vender a quilo, com o cliente montando o seu próprio copo.
Comece a se planejar!
Agora é começar a pesquisar como é o público da sua região e ir construindo o seu cardápio. Faça pesquisa de preço, veja se é melhor produzir ou comprar o produto pronto para revenda e coloque as coisas para funcionar.
Eu espero que alguma dessas ideias do que vender em uma lanchonete tenham te ajudado, viu?
Muito obrigada pela sua companhia hoje.
Um abraço e até a próxima!
22 comentários
Luciana
Eu tenho uma lanchonete de lanches eu posso fabricar meu próprio salgados
Tadeu
Boa tarde, gostaria de saber se no meu bar e lanchonete eu posso vender cerveja que eu mesmo faço?
Ademilson
Boa tarde…trabalhei muitos anos em padaria e lanchonetes e resolvi arriscar com minha esposa abrir nosso proprio comercio..achamos um ponto ja montado e com todos os equipamentos necessarios para começar a trabalhar o ex dono montou ela pra trabalhar com lanches naturais..tudo natural e nao deu certo pra esse ramo…ficamos interresados pelo ponto pq fica num calçadao e alem disso passa muitas pessoas e tem um catedral na frente dela..tenho varias ideias e quero arriscar…ele ta pedindo 75 mil e aceita proposta de compra…aceita carro dinheiro e tal…queria algum conselho para que tudo de certo…obg pela atençao
Helena Lopes
Boa noite. Temos nossa lanchonete, pequena,é um espaço bonito; oferecemos salgado,pizzas,porções, sucos naturais e de polpas,além de refrigerantes,temos também cervejas em lata,não sei se fica bom ou correto. Agora queremos colocar mais uma opção, o açaí. Tem algum problema associar tudo isto para oferecer? Existe algum erro? Onde está ,pode nos ajudar?
Sandra
Ótima ideia
cris
moro num lugar q passa pessoas pra colegio, trabalho, e me ofreceram um ponto por 600,00 com impostos já incluido, tem uma padaria bem mais pra frente e neste ponto já teve um bar, e o movimento ficou fraco, e ela saiu, mas a pessoa ñ investiu na aparencia..e por eu ser crente meu esposo queria montar bar, sinuca e eu ñ poderia ajudar, por esse motivo e sendo q neste local já foi um bar e ñ deu certo. e eu disponho de 12.000,00 dsiponivel e ele trabalha em um restaurante e bar como balconista Há 18 anos, eu tinha pensado em uma lanchonte e o local ñ é tão pequeno.. ele conseguiu freezer de segunda mão num preço ótimo e em boa condição, e eu sou bem criativa em decorar.. me de uma sugestão..
Mariana Botelho gima
Olá José. .Estou numa grande dúvida tenho uma lanchonete já faz 5 anos que trabalho o ramo mas no momento dois meses a venda caiu bastante e dentro de um área de três auto escola, mas está muito devagar de alunos ou seja se não tem aluno eu quase não vendo estou pensando eu sair de lá. .mas poça lá quando está bom de aluno o movimento e bem bacana e também estou fazendo curso de empreendedorismo AM completo no sebrac buscando as conhecimentos. .oq vc acha disso devo sair. pq com o aluguel que pago e não é barato tá difícil aguentar mas ao mesmo tempo não queria perder la?
José Neto
Oi Mariana!
Infelizmente essa é uma situação complicada e o que você pode fazer, se quiser continuar com a lanchonete, é realizar um grande planejamento e ver onde poderá diminuir no seu custo mensal de funcionamento. Portanto, somente cortando alguns gastos e tentando renegociar o preço do aluguel é que conseguirá manter seu negócio.
Para contornar esse tipo de venda que só acontece durante certos períodos (quando há alunos no seu caso), algo interessante pode ser a produção de lanches delivery, no período da noite, por exemplo. Assim você passará a ter um outro negócio no mesmo local, porém voltado apenas para a venda de lanches que serão entregues em domicílio. É algo diferenciado, mas que pode lhe ajudar a aumentar o faturamento.
Enfim, é algo complicado e que requer muito planejamento.
Abraços e sucesso!
Rayana Dias
Olá, me chamo Rayana e meu noivo e eu estamos querendo abrir nosso próprio negócio.
Pensei em uma lanchonete afinal, essa área pode me dar um retorno mais rápido por se tratar de alimentos.
Porém não tenho nenhum conhecimento nesse ramo já ele sim, posso entrar com a parte administrativa, onde já tenho formação.
Mas oque me preocupa são os equipamentos e o salão que terá que ser alugado.
Gostaria de algumas dicas, pois não temos muitos recursos e como estamos iniciando agora o que seria necessário para montar uma lanchonete com a importância de mais ou menos por volta dos R$ 10.000,00.
Grata,
Rayana.
Monick
Eu estou pensando em abrir um negócio só que no momento eu não tenho dinheiro pra alugar um ponto mais eu pensei em fazer algo pra vender na rua pra ir guardando dinheiro até conseguir meu ponto
Elci
Olá monick, comecei vendendo na rua, depois montei uma lanchonete com os equipamentos que eu tinha em casa, depois fui investindo aos poucos, com 4 anos comprei meu carro,hoje trabalho com delivery, espero que você tenha sucesso também
Maria
Boa ideia
POLIANA FRANÇA
OLÁ, ME CHAMO POLIANA, E RECEBI UMA PROPOSTA PARA ALUGAR UMA LANCHONETE DENTRO DE UM PRÉDIO DOMICILIAR, PODENDO VENDER DE TUDO UM POUCO, O ALUGUEL É POUCO VENDO EM VISTA OUTROS, É APENAS DE R$470,00 SEM LUZ, A ÁGUA É POR CONTA DO CONDOMÍNIO. O QUE PRECISO É DE UM FREEZER (GELADEIRA) MICROONDAS, LIQUIDIFICADOR, CHAPA, FOGÃO E OS MANTIMENTOS . MINHA INTENÇÃO É GANHAR DINHEIRO VENDENDO DE TUDO UM POUCO, DESDE DO CAFÉ DA MANHÃ ATÉ UM LANCHE DA NOITE. MAIS NÃO TENHO MUITO PARA INVESTIR, SÓ TENHO R$10.000,00 PARA INVESTIMENTO. SERÁ QUE É O SUFICIENTE?
José Neto
Olá Poliana!
É possível começar com R$ 10 mil Reais sim, mas a minha dica é que você anote tudo aquilo que precisa comprar e vá pesquisando para identificar onde é possível comprar estes acessórios. Assim você terá uma noção dos custos iniciais, mas eu acredito que uma mini lanchonete seja possível começar sim com esse valor.
Abraços e sucesso!
Ercias de Souza brandao
Amigo qual o valor inicial para montar uma lanchonete e o período de retorno desse investimento.
José Neto
Olá Ercias!
O investimento vai depender do tamanho, localização e equipamentos que você vai utilizar na lanchonete. Em média é estimado um investimento na faixa dos R$ 30 mil Reais para uma lanchonete pequena. O prazo de retorno costuma se de 12 a 18 meses, mas lembre-se que tudo isso é apenas uma base.
Abraços e sucesso no seu negócio!
Cicera maria
Quero investir em uma lanchonete e n tenho experiencia o q devo fazer p começar?
José Neto
Olá Cicera!
O mais indicado neste caso é procurar fazer um curso no ramo ou mesmo contratar uma consultoria de alguém especializado no ramo. Uma outra alternativa ainda mais inovadora seria procurar um emprego em uma lanchonete para obter experiência na área e conhecer como tudo funciona antes de abrir a sua.
Abraços e sucesso!
waldimeia
estou buscando conhecimento nessa area. estou começando com uma lanchonete,me ajudewm.
José Neto
É isso aí Waldimeia, o mais recomendado é que você busque o máximo de conhecimento a respeito desse negócio, monte o seu plano de negócio e foque bastante nessa área. Esse é o passo primordial para seu sucesso.
Abraço!
Gustavo Guerra
De fato é isso mesmo que toda lanchonete deveria vender, boa parte é assim, mas outras nem se que tem alguns salgado que preste. Com isso acabam perdendo publico, e ficando no prejuízo!
Ótimo artigo José! Até!
José Neto
Eu também já frequentei alguns lugares que não ofereciam vantagens aos clientes e só tinha mesmo o nome de lanchonete.
Quem deseja trabalhar nessa área deve ter sempre uma grande variedade de produtos, porque os clientes surgem a todo estante.