Se você está a fim de sair do seu emprego atual, ou mesmo está desempregado e querendo investir em um negócio próprio, o post de hoje pode ter sido feito para você, pois aqui iremos falar como montar uma loja de peças para refrigeração!
É importante frisar, antes de mais nada, que nesse post, iremos falar sobre o mercado dessa área, para que você possa se familiarizar com o ambiente em que estará se inserindo ao montar uma empresa nesse segmento, mas não como se montar o seu planejamento (ou o Plano de Negócio) – que é imprescindível para o sucesso de qualquer tipo de negócio.
Diferente das lojas de refrigeração propriamente ditas, as lojas de peças para refrigeração são lojas voltadas para o comércio de peças de reposição para equipamentos de refrigeração.
Dentre esses aparelhos, os mais comuns são, por exemplo, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, refrigeradores, freezers, expositores de bebidas, balcões comerciais, e assim por diante.
Preocupe-se com a qualidade das peças que irá vender
Em se tratando de uma loja de reposição de peças, é fundamental que você preste muita atenção na qualidade das peças de refrigeração que irá vender. Isso porque a manutenção desses produtos não deve ser feita de forma tão frequente que precise estar repondo uma mesma peça de pouco em pouco tempo.
O que quer dizer que, se acontecer de você fornecer uma peça de má qualidade, e por conta disso o cliente já precise trocá-la, de novo, em um curto espaço de tempo, você certamente irá perder esse cliente – e, além disso, esse cliente irá falar para todos seus colegas do ramo não comprarem com você, o que é, claro, uma forma de divulgação negativa do seu negócio.
Em outras palavras, a qualidade dos seus produtos é o que construirá a imagem da sua empresa – para o bem ou para o mal.
Então, entende-se que as principais características que você precisa levar em conta para os produtos que irá oferecer na sua loja, e que serão as mais avaliadas pelo consumidor, são: a durabilidade, as marcas, a necessidade de manutenção e a disponibilidade de peças de reposição.
Isso quer dizer que, no final das contas, é o consumidor que irá escolher a durabilidade do produto que irá comprar, mas isso – o preço versus a qualidade – precisa ser bem explicado pelo vendedor, para que, dessa forma, o cliente esteja ciente da qualidade do produto que está levando – normalmente de acordo com o seu orçamento disponível para a compra da peça.
Em outras palavras, consumidores com baixa renda acabam preferindo produtos mais baratos, mesmo que possuam durabilidade mediana, enquanto que públicos com maior poder aquisitivo, optam pelas peças mais caras, de maior qualidade/durabilidade.
Leia também: Como montar uma empresa de refrigeração
Por que montar uma loja de peças para refrigeração?
Não é novidade alguma que o Brasil é um país tropical. Mas isso quer dizer que vivemos em um país enorme, de dimensões continentais (o 5º maior país do mundo, para ser mais exato), e que, em quase toda a sua extensão, faz muito calor durante quase todo o ano.
Isso, claro resulta em uma chuva de demandas constantes por produtos relacionados à refrigeração e, claro, um ótimo mercado para quem trabalha com eles diretamente: fabricantes e lojas revendedoras de ar condicionados, ventiladores, geladeiras, freezers, umidificadores de ar etc.
Também, para quem trabalha fazendo uso desses produtos de forma indireta: indústrias e revendedores de sorvetes e de produtos congelados em geral, vendedores ambulantes de sorvetes e doces gelados, vendedores de gelo… enfim, a lista é enorme!
Todos e cada um desses empreendedores, dos grandes aos micros, assim como os cidadãos comuns, fazem uso dos mais diversos tipos de produtos de refrigeração.
Em outras palavras, há um imenso e muito propício mercado para quem deseja saber como montar uma loja de peças para refrigeração.
Como montar uma loja de peças para refrigeração: 5 dicas importantes
Falando mais precisamente da parte prática da montagem de uma loja de peças para refrigeração, há alguns passos fundamentais que se deve seguir.
Então me acompanha aqui, descobre como montar uma loja de peças para refrigeração e coloca tudo em prática o quanto antes:
1. Faça um Plano de Negócio
O passo número 1 para começar qualquer tipo de negócio, é fazer um planejamento.
Seja detalhado e minucioso, descreva seu orçamento inicial, faça um cronograma e saiba, antes de começar qualquer coisa relacionada à montagem do seu novo negócio, o passo a passo que você dará até alguns meses após a abertura da loja!
2. Escolha a localização da sua loja
Primeiro, escolha a localização da sua loja.
Caso você já tenha um estabelecimento físico disponível, ótimo; mas se esse não for o caso, pontos comerciais e, principalmente, próximo a lojas de produtos de refrigeração será um ótimo diferencial, pois facilitará muito que os clientes encontrem sua loja ao precisarem desses serviços de reposição de peças.
Em se tratando desse tipo de negócio, não há necessidade de se instalar em pontos de grande movimento, mas levar em conta as dicas que falei acima, de estar próximo de lojas que vendam esses produtos, será ótimo para o crescimento e melhor fluidez do seu negócio.
3. Pense na estrutura da sua loja
Um ponto muito importante, tanto para você, seus funcionários e o bom funcionamento da loja no dia a dia, quanto para os clientes que a visitarem, é a organização dos produtos.
Saiba separar por segmentos, por tipos de refrigeradores e, em cada uma dessas seções, organize também por marcas.
Além da questão dos produtos e suas prateleiras, pense na disposição das próprias prateleiras, em uma mesa ou um balcão para poder realizar os atendimentos, no caixa para a realização de pagamentos, onde ficará o banheiro, o seu escritório para tratar das questões mais burocráticas do seu negócio, o lugar de estoque das peças, e até mesmo um pequeno vestiário para os funcionários.
4. Legalize sua empresa!
Imagina começar um negócio, fazer toda essa pesquisa, um investimento e, quando você menos esperar, ter um órgão da prefeitura ou do estado lá na porta da sua empresa, com uma ordem de fechação de portas? Dói só de pensar, não é verdade?
Não só por conta disso, mas também para passar maior credibilidade para os seus clientes, assim como para poder oferecer mais opções de formas de pagamento (como aceitar cartões de crédito e débito e emitir notas fiscais, por exemplo), você precisará regulamentar sua empresa e adquirir um CNPJ.
5. Faça uma pesquisa das peças que você precisa vender
É importante fazer uma pesquisa na sua região para saber quais são as maiores demandas e, assim, poder manter um maior estoque dessas peças na sua loja.
Mas além disso, já que você terá uma loja específica de peças para refrigeração, é importante manter, mesmo que em menor quantidade, alguns estoques de outros produtos que possam ser procurados na sua loja.
Leia também: Como montar uma loja de peças para fogão
Comece a montar o seu negócio!
E aí, que tal começar o seu planejamento ainda hoje e já dar início a esse processo de ser seu próprio chefe?
Essa é a sua chance! Agora que você aprendeu como montar uma loja de peças para refrigeração, coloque em prática o quanto antes.
5 comentários
Dilvo Danelli
Quem vocês me recomendam para comprar os materiais tem algum atacadista ou um parceiro seus para nós contactar?
Joao Victor Oliveira da Silva
Bom gostei muito das dicas do desenvolvimento do artigo meu grande sonho e crescer nesse ramo que venho trabalhando a muito tempo e que viso o crescimento como um todo muito boa matéria e vamos pra cima.
Joseildo
Gostei das dicas, é um sonho um dia eu ter o meu próprio negócio. Agora qual seria o valor mutante pra começar abrir uma loja de peças de refrigeração? É quais são os representantes que fornecem essas peças pra montar uma loja de refrigeração?
anderson
olá! bom dia. muito boa a dica…
Pablo Martins Ferreira
Adorei as dicas são muito boas. E quero um dia poder ajudar outras pessoas como você, pois devemos nos unir e tornar mais fácil e acessível empreender no Brasil.