Como é feito o óleo de soja? Veja como ele é produzido no Brasil

Publicado por Lidia Massari em 13 de novembro de 2023

O óleo de soja passa por diversas etapas na produção, que vão desde o plantio e colheita, à extração e refinamento do óleo. Mas na prática, saber como é feito o óleo de soja vai muito além disso, pois envolve uma cadeia produtiva intensa que movimenta a economia brasileira.

Enquanto seu consumo acontece em praticamente todo lugar, a verdade é que poucas pessoas conhecem a industrialização do óleo. Continue a leitura e entenda como acontece o processamento do óleo vegetal, vamos?

Como é feito o óleo de soja em 6 etapas detalhadas e fáceis de entender

como é feito o óleo de soja

Quem acompanha as idas e vindas da economia brasileira, sabe que a soja é uma das commodities mais importantes para o Brasil. Inclusive, atualmente o Brasil é o maior produtor de soja do mundo, tendo ultrapassado os EUA nos últimos anos.

Chega a ser improvável não se interessar pelas etapas da fabricação do óleo de soja, concorda? Pensando nisso, reuni os principais estágios, tudo de maneira bem leve e interessante.

1. Cultivo e colheita da soja

É impossível obter qualidade do óleo refinado sem um cultivo atencioso e focado no equilíbrio entre quantidade e qualidade padrão. Por isso, tudo se inicia no cultivo da soja, que hoje em dia acontece basicamente em todo o país.

Antigamente, a produção acontecia exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste, mas isso mudou muito nos últimos anos. Não à toa, regiões do Centro-Oeste, como Mato Grosso, e o Nordeste, se tornaram grandes produtores nacionais de soja.

  1. Primeiramente, os produtores separam as regiões propícias para o plantio.
  2. O plantio é feito através de sementes selecionadas e geneticamente aperfeiçoadas.
  3. Uma vez que as plantas da soja ganham a maturidade ideal, a colheita acontece.
  4. Por fim, os maquinários entram em cena para garantir máxima qualidade e integridade dos grãos.

2. Preparação e extração dos grãos

A colheita resulta nas vagens de soja, ou seja, os grãos ainda precisam ser extraídos. Então, o preparo dos grãos consiste em separar e remover os grãos do farelo de soja. Isso garante matéria-prima apta para a extração do óleo vegetal.

Se engana quem pensa que o farelo de soja é descartado, pelo contrário. O farelo de soja é um ingrediente crucial na produção de ração para animais, a exemplo da avicultura, bovinocultura de corte, suinocultura e geração de leite.

3. Extração do óleo de soja

Nesse momento, a produção de óleo de soja está prestes a ganhar forma, pois chegamos à extração ou obtenção do óleo. É importante dizer que esta etapa pode acontecer de duas maneiras:

  1. Extração por prensagem: acredito que esse é o método mais tradicional. Aqui, os grãos são literalmente espremidos para liberar o óleo dentro de cada grão de soja.
  2. Extração de óleo com solvente: por outro lado, a utilização de solvente tem ganhado espaço por ser eficiente. Nesse caso, as indústrias utilizam o Hexano Comercial, que é um solvente potente para extrair todo o óleo.

4. Etapa de refinamento de óleo de cozinha

Assim que o óleo é extraído, independentemente do método utilizado, ele apresenta características específicas. A principal delas é a viscosidade, pois o óleo obtido é grosso, opaco e visualmente “rústico”, ou seja, nada comercial.

É então que as indústrias utilizam modernos processos de refinamento, como um tipo de filtragem de alta precisão. Como resultado, o óleo ganha mais pureza, qualidade e viscosidade “fina”.

  1. Neutralização: processo necessário para remover completamente as impurezas brutas do óleo e os ácidos graxos livres. Isso acontece através da adição de agentes neutralizantes.
  2. Branqueamento: com o óleo mais puro, é hora de aperfeiçoar aparência e cor. Para isso, usam-se agentes branqueadores que adsorvem, ou seja, “grudam” e eliminam pigmentos e resíduos indesejáveis.
  3. Desodorização: a desodorização consiste no aquecimento do óleo a temperaturas elevadas sob vácuo. A ideia é a eliminação residual por completo, removendo odores e sabores que não pertencem ao produto.

5. Envasamento e distribuição

Nesse momento, a indústria tem um óleo de soja totalmente neutro e pronto para o consumo. Por conseguinte, o óleo é envasado de acordo com a finalidade do produto, tanto em embalagens menores quanto produtos para uso industrial.

Como você sabe, aqui se distribui o produto para redes comerciais. Estou falando de redes de supermercados, conglomerados de indústrias alimentícias e demais pontos comerciais que revendem o óleo.

Naturalmente, essa etapa acontece sob fortes regulações e processos que exigem um controle de qualidade exageradamente confiável.

6. Consumo nacional de óleo de soja

A preocupação com a saúde tem ganhado novos capítulos na vida do brasileiro. Por isso, especialistas advertem para o consumo exagerado de óleos vegetais, pois querendo ou não, há muita industrialização.

Acontece, no entanto, que o óleo de soja é o óleo vegetal mais consumido no Brasil. Seja pelo seu sabor suave ou preço acessível, as pessoas têm um carinho especial pelo derivado da soja.

Entretanto, o que pouca gente sabe, é que o óleo de soja apresenta cerca de 85% de gordura insaturada. Na prática, quer dizer que ele traz incontáveis benefícios à saúde, desde que o consumo tenha equilíbrio. Afinal, ele contém:

  • Ácido Linoleico (Ômega 6)
  • Ácido Oleico (Ômega 9)
  • Ácido Linolênico (Ômega 3)

Entender como é feito o óleo de soja é crucial para escolher o produto certo

Acredito que tenha ficado bem claro como é feito o óleo de soja, não é verdade? Olha que interessante, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o país industrializa 42% da soja produzida.

Desse total, 79% se transforma em farelo de soja, enquanto 21% vira o tradicional óleo de soja.

Nesse meio de campo, a exportação do grão faz do Brasil o maior exportador da commodity no mundo. Logo, é um dos mais importantes grãos da agricultura nacional hoje. Espero muito que tenha gostado das minhas informações e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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