Hoje eu vou te mostrar como fazer canjica para vender e ganhar um dinheiro bacana, principalmente durante os festejos juninos! Esse é um dos mais conhecidos produtos à base de milho da época, que além de fácil de fazer é fácil de vender.
Lembrando que existem algumas regiões do país onde o consumo da canjica é comum ao longo do ano todo, como aqui na Bahia, o que pode te dar uma renda permanente.
Gostou dessa possibilidade? Então fica comigo até o final e aproveita as informações!
Receita de canjica doce
Abaixo eu vou te apresentar a receita tradicional de canjica (ou mugunzá, como chamamos aqui no Nordeste). Mesmo que você não tenha muita intimidade com a cozinha, vai perceber que o processo é simples.
Confira:
Ingredientes
- 500 g de milho branco;
- 500 ml de leite de coco;
- 1/2 xícara de chá de açúcar;
- 1 lata de leite condensado;
- Coco ralado;
- Cravo e canela em pau.
Modo de preparo
- Despeje o milho em uma vasilha, adicione água e deixe de molho por cerca de 4 horas;
- Depois é só escorrer o milho, colocar em uma panela de pressão, adicionar água, açúcar e a canela e o cravo (a gosto);
- Deixe no fogo por cerca de 30 minutos após pegar pressão;
- Quando desligar a panela, deixe toda a pressão sair para só depois abrir a tampa. Aí você coloca o leite com o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado (a gosto);
- Deixe a mistura ferver até reduzir o caldo pela metade;
- Coloque um pouco de canela em pó por cima, se preferir, e pronto!
Quanto rende 1 pacote de canjica?
Se a gente pensar de acordo com a receita acima, podemos estimar que ela renda cerca de 10 porções de canjica, em um copo de 200 ml. Isso significa que 1kg de canjica serve 20 pessoas, aproximadamente. Isso pode variar de acordo com a cremosidade da sua receita.
Quanto cobrar?
A melhor maneira de chegar no valor de canjica no pote ou no copo, é calculando primeiro todos os seus custos. Isso vai variar de projeto para projeto, mas um copo de 300 ml costuma ser vendido de R$3 a R$6.
Trabalhe com bons ingredientes
Sabe o que faz uma grande diferença no sabor dessa receita? A qualidade dos ingredientes. Desde o milho, ao leite condensado, quanto melhor o produto utilizado na receita, mas saborosa ela vai ficar. Então, tenha cuidado!
O ideal é comprar o milho em uma feira ou distribuidora. Se morar em regiões com plantação, que tal comprar direto do produtor?
Os outros ingredientes são comuns e fáceis de achar, mas teste marcas até encontrar um equilíbrio entre custo e qualidade, ok?
Você precisa lembrar que quanto melhor for a sua canjica, mais você vai vender!
Escolha a embalagem que quer trabalhar
Existem basicamente duas opções de embalagem para canjica: Copo e pote. Acredito que a escolha deve ser baseada principalmente na forma que você pretende trabalhar com esse produto.
O copo é mais para quem trabalha na rua, que quer oferecer mais praticidade para quem vai comer ali na hora. Ele acaba sendo mais barato e você pode variar o tamanho de acordo com o seu público.
Vender canjica no pote, no entanto, acaba agregando um pouco mais de valor ao produto. A pessoa pode até comer na hora, mas fica mais confortável, pode levar para casa e até presentear outra pessoa.
Independente do que escolher, lembre-se de fazer cotação em lojas especializadas em embalagem, viu? Lembre-se que o material precisa ser de qualidade, mas o custo tem que ser baixo para te dar lucro.
Escolha como vai vender canjica
Existem muitas formas de vender canjica e você precisa analisar a que tem mais a ver com a sua realidade no momento.
Veja:
Vender na rua
Dá para montar uma barraca, uma banca ou até vender com um carrinho de mingau. Você vai precisar de panelas, um jeito de manter a canjica aquecida, embalagens e muito carisma.
Para dar certo aqui, o negócio é focar em escolher uma localização que tenha um bom movimento. Quanto mais pessoas passarem pela região, melhor para você.
Vender para revendedores
Outra opção para trabalhar com essa maravilha é a venda focada para revendedores. Dá tanto para vender para ambulantes, quanto para estabelecimentos, como padarias e lanchonetes.
Vender por encomenda
Essa é outra boa alternativa. Vender por encomenda, para eventos e momentos especiais. Você terá muita demanda nas festas juninas, hein?
Comece a vender canjica em sua cidade!
Agora que você já sabe fazer canjica para vender, vai ficar esperando mais o quê? Não perca mais tempo! Comece a se organizar, faça o seu planejamento e coloque tudo em prática o quanto antes. Tenho certeza que não vai se arrepender.
Comece com o que tem, do jeito que pode fazer, sabe? Aos poucos as coisas vão se desenrolando, se resolvendo e você vai perceber como foi importante ter dado esse primeiro passo.
Eu espero, de coração, que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma, te inspirado.
Estou na torcida, viu?
Um grande abraço e até mais!
1 comentário
Marcela
Olá boa tarde será que depois de pronta eu posso congelar ? E para descongelar posso iniciar no microondas e depois na panela com um pouco de leite ?