Como encontrar fornecedores: 10 Truques usados pelos lojistas

Publicado por José Neto em 2 de março de 2022

Se você está com dificuldades e não sabe onde encontrar fornecedores, aqui eu vou lhe mostrar 10 estratégias para conseguir achar o fornecedor ideal!

Muita gente quer revender algum tipo de produto. Seja como autônomo ou em uma loja própria, mas um dos maiores desafios é justamente os fornecedores.

Realmente não é nada fácil conseguir encontrar fornecedores no mercado. Mas existem alguns detalhes que se você ficar atento, pode conseguir boas parcerias de fornecimento.

Então continue comigo e descubra 10 maneiras de encontrar bons fornecedores para seu negócio!

1. Verifique na etiqueta dos produtos


Como encontrar fornecedores de produtos

Uma das formas mais fáceis para encontrar fornecedores é, simplesmente, olhar na etiqueta dos produtos que você deseja revender. Para isso, você pode comprar alguns produtos ou apenas visitar lojas concorrentes.

Geralmente na etiqueta do produto tem o nome da empresa fabricante ou da distribuidora. Pode ter também o telefone de contato, então é só anotar tudo e verificar com esse fornecedor as condições de venda.

Talvez você não consiga o contato de fornecedores para todos os produtos que você deseja revender. Mas pelo menos de alguns para iniciar suas compras é totalmente possível conseguir usando esse método.

2. Procure fornecedores na internet


Hoje em dia a internet tem facilitado a vida de muitas pessoas e pode ajudar também quem ainda não sabe como encontrar fornecedores. Isso porque a maioria das distribuidoras e até fabricantes possuem sites ou redes sociais.

Portanto, dá para pesquisar no próprio Google pelo tipo de produto que você deseja no atacado. Ou você pode colocar o nome do produto e na frente o termo “distribuidora”, por exemplo.

Em redes sociais como o Instagram também é bastante fácil achar fornecedores. Então são opções interessantes para facilitar sua busca.

3. Procure grandes polos produtores


Outra forma muito utilizada por quem deseja revender determinados produtos é procurar onde é o principal polo produtor no Brasil. Afinal nós temos diversas cidades brasileiras que são referências na produção de vários produtos.

Como exemplo nós temos a cidade de Birigui/SP, que é referência na produção de calçados infantis. Temos também a cidade de Toritama/PE, que é um dos maiores produtores de jeans do Brasil. Além de vários outros lugares.

Então o que muitos lojistas, sacoleiras e revendedores fazem é procurar cidades do tipo, onde consigam ter contato com fábricas e fornecedores dos produtos desejados.

Vou deixar aqui abaixo um vídeo com 17 cidades onde os lojistas compram e que você pode visitar também:

4. Adquira uma lista de fornecedores


Essa é uma opção muito utilizada atualmente por quem busca por fornecedores. Porque nesse tipo de lista você já encontra o contato de muitas fábricas e atacadistas tudo organizado e em alguns casos são fornecedores já testados.

Então facilita muito a vida de quem deseja comprar produtos baratos para revender.

No entanto, nesse tipo de lista você encontrará principalmente fornecedores de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Portanto, se for algo que você está buscando, com certeza vale a pena adquirir uma lista.

5. Tente encontrar fornecedores regionais


Tem muitos lojistas e revendedores que acabam deixando de lado os fabricantes ou fornecedores de produtos regionais e vão comprar em outros estados. Porém é sempre uma boa opção verificar também com os distribuidores locais.

Então pode ser que em sua cidade tenha alguma distribuidora que venda no atacado os produtos que você precisa. E, acredite, pode ser vantajoso comprar direto nela e revender em sua própria cidade.

Isso porque você pode economizar bastante no frete, já que não precisará trazer mercadorias de outras cidades, pode ter os produtos em seu estoque mais rapidamente e ajudar todo o comércio regional.

6. Participe de feiras e eventos


Essa estratégia de como encontrar fornecedores é muito importante em alguns segmentos. Afinal, participando de feiras e eventos dentro do seu nicho de atuação você pode ter contato não só com outros concorrentes, mas com bons fornecedores.

Geralmente os fornecedores participam de eventos com stands, onde apresentam seus produtos. Então pode ser uma excelente maneira de conhecer várias empresas em um único lugar e já verificar as condições de venda no atacado de cada uma.

Como achar fornecedores

7. Vá até o Brás e 25 de Março


Se você visitar esses 2 lugares em São Paulo, é praticamente impossível não encontrar algum fornecedor para os produtos que você deseja. Tanto que muitas pessoas saem de todas as regiões do Brasil para comprar produtos no atacado na região do Brás e 25 de Março.

Lógico que é preciso ter muita paciência e dedicação para pesquisar, passar de loja em loja, até encontrar os produtos com o melhor preço. Mas é, sem dúvidas, uma das melhores opções para encontrar fornecedores.

Nós temos aqui até um artigo com ideias de produtos para comprar na 25 de Março para revender. Vale a pena você conferir depois!

8. Converse com outros empreendedores em outras cidades


Na sua própria cidade você, certamente, não vai conseguir obter informações com seus concorrentes para saber quem são seus fornecedores. Mas em outras cidades mais distantes pode ser mais fácil conseguir isso.

Portanto, pode ser uma alternativa também no seu caso. Já que dessa forma, tendo o contato de fornecedores que atendem uma determinada cidade, pode ser que eles também atendam a sua região.

9. Busque fornecedores em outros países


A importação de mercadorias de outros países para revender no Brasil é também uma solução. Mas tudo vai depender do porte do seu negócio e do dinheiro que você tem disponível para investir.

Isso porque não é um processo fácil trabalhar com a importação e exige bastante conhecimento. Porém muitas pessoas fazem isso no Brasil, principalmente trazendo produtos da China para revenda.

Afinal, na China é possível encontrar uma variedade grande de fábricas de tudo que se imaginar.

Atualmente existem empresas que prestam consultorias para quem deseja importar da China. Então quem deseja iniciar pode contratar uma consultoria para aprender todo o processo e ter ajuda na busca por fornecedores chineses também.

10. Procure empresas que fazem terceirização


Se por algum motivo você não encontrar um fornecedor ideal ou não achar exatamente os produtos da forma como você quer, uma opção é terceirizar a produção. Fazendo assim os produtos do seu jeito e com sua própria marca para revender. Já pensou nisso?

Hoje existem várias empresas que trabalham exclusivamente com isso. Elas terceirizam a produção de produtos para lojistas e outras pessoas.

Com uma simples pesquisa no Google você vai encontrar. Basta pesquisar por terceirização ou private label do produto que você deseja vender. É algo diferente, mas que vem sendo muito utilizado atualmente no mercado por várias empresas.

Aqui mesmo nós já falos sobre terceirização de maquiagem, terceirização de cosméticos, roupas e muito mais.

Enfim, espero que tenha gostado das dicas de como encontrar fornecedores. Desejo muito sucesso na sua procura e boas vendas!!!

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

39 comentários

  • salete Basilio

    Boa tarde< muito obrigada pelas dicas,preciso encontrar fornecedor de essencia para sabonete, tem algum que vc conhece? obrigada ,Salete

  • Estou querendo montar uma peixaria delivery .gostaria de contato de fornecedores de peixe fresco em Minas Gerais pra me atender aqui em Uberlândia .

  • Leandro Miranda de Souza

    Quero montar um negócio de narguilé

  • Tatiana de carvalho

    boa tarde amigo achei muito boa a dica passo a passo para montar uma mercearia foi muito gratificante porem eu já vendo algumas coisas dentro de casa mas o problema é eu compro nos mercados então já sai caro então eu gostara de saber se os fornecedor ;fornece para mini mercearia ,,,e como contrata-lo pois preciso com urgência de uns fornecedor dessa aria por favor mim ajude nessa aria, moro em salvador e a concorrência é grande então não dar para ficar comprando em super-mercado e vender pelo preço justo tenho que acompanhar o preço local e o lucro é quase nenhum.

  • Michele Barbosa

    Estou montando uma loja para o público que curti rock procuro revendedores de roupas e acessórios interessados deixar contato.

  • Sergiane Lima santos

    Boa noite a todos
    Montei um loja de confecção mais estou a procura de representante no ramo de sapatilhas que não seja muito caros para minha revenda qualquer coisa me mande um email

  • silvano cardoso

    Gostei muito das dicas. Muito valiosas.
    Amigo: Minha esposa e eu temos uma loja de confecção , estamparia, artesanatos e outros. Maioria personalizados por nós. Trabalhamos com sublimação e outros. Gostaríamos de ampliar e preencher nosso espaço físico com camisetas de rock de preferência pretas, como também fornecedores de produtos personalizáveis como: almofadas, copos de acrílico, canecas de louça, alumínio, squises, canetas etc.
    Preciso de informações de fornecedores. desde já agradeço. Abraço. Silvano

  • Boa tarde!

    Estou montando uma mini distribuidora no ES em Cariacica, onde meu publico alvo vai ser as administradoras de condomínios e lanchonetes.

    Vou precisar de produtos como embalagens, descartáveis e de limpeza.

    Poderia por gentileza poderiam pedir para que um fornecedor entrar em contato comigo.

    (27) 99634-7874 ou (27) 99652-3516 ( Vanessa )

    Errei o e-mail, segue novamente.

  • Franciane Oliveira

    Olá José Neto ! Gostei muito das suas ideias. Fiz Técnico em Gestão Comercial e Administração, então tenho uma base de informação sobre negócios, mas não sei na prática. Tenho em mente abrir uma loja de doces, tipo uma confeitaria, não há concorrentes na minha cidade, o que chegaria mais próximo seriam padarias e caseiras que vendem sem possuir loja física. Já possuo um emprego, o que me impossibilitaria dedicação 100% à loja, porém meus irmãos poderiam trabalhar na prática, enquanto eu administro a parte burocrática e de merchandising, e este empreendimento se tornaria uma patrimônio de minha família a longo prazo. Agora só preciso mesmo montar o plano de negócios e encontrar bons fornecedores ( assim creio ). O que acha de minha ideia ? Sugestões ? Críticas ? Grata desde já. Abraços

  • patricia lima

    olá!gostaria de montar uma mine mercearia e estou em procura de fornecedores,como faço para encontra-los?

  • Olá, boa noite! Estu gostando muito das tuas ideias e pretendo colocar um mercadinho em minha cidade/interior da Bahia.. A minha preocupação é com relação aos fornecedores e um pouco de receio como encarar os concorrentes para solicitar ajuda. Por favor, preciso de uma orientação objetiva!!! Muio obrigada pela atenção!

  • JOAO PAULO T DE MELO

    Bom jovem
    Quero abrir uma pequena fabrica de sacolas plasticas com aquelas maquinas que produz uma media de 2400 sacolas por hora. so pra começar vendendo para as lojas mais simples. o que vc acha

    • Boa noite Joao
      tambem estou com essa vontade, voce ja montou a sua?
      esta dando certo?
      Por favor, se puder me ajudar me dando dicas

  • andrea oliveira santos

    gostaria de saber onde encontrar um fornecedor para montar loja virtual

  • gostaria de montar mini mercearia aonde ja existe um ponto em que minha mae tem bar e aonde eu moro tem bar do meu lado ja vende algumas coisas mas a pessoa nao e muito simpatica nas vendas e minha mae atende super bem o que vc pode me orientar em relacao passo a passo

    • amiga, pelo que voce disse trata-se de um ambiente de gente simples, pois pessoas mais exigentes e abonadass preferem ir ao supermercado grande, então no seu caso tenho de informar que, se o único diferencial for a “simpatia” isso não diz nada, pois é irrelevante, o perfil de cliente está em busca de preço e não de sorrisos, a não ser que preço seja igualzinho até nos centavos. conclusão: isso não vai melhorar a situação do seu bar.
      PS: No seu caso a melhor forma de expandir os negócios é de 2 formas. crescimento vertical ou crescimento horizontal.
      1- Crescimento vertical significa começar a produzir o que vendem, ou seja. ao invés de comprar os salgados de alguém, comecem a produzir, ao invez de focar nas vendas de refrigerantes e produtos industrializados, comecem a produzirem sucos naturais, e adicionem novos produtos que voces mesmas possam fabricar como bolos, ou agregue mais valor aos produtos ja existentes, ao invés de vender pinga, criem um coquetel, comecem a aprimorar os itens vendidos.
      2- Crescimento horizontal: consiste em comprarem sociedade ou abrirem empresa de outros elos da sua cadeia produtiva, ou seja: voces compram refrigerantes de uma distribuidora, então porque não montarem também uma distribuidora? voces compram salgados de uma salgadeira ou doceira, então porque não comprarem(montarem) uma salgaderia/doceria? voces compram massa de pastel de alguem? então porque não abrirem uma fabrica de massa de pastel? essa foi a cadeia traseira, agora falando de cadeia frontal, um exemplo seria uma fabrica de doces que fornece pra varejistas e distribuidoras, e quando desejam crescer abrem uma distribuidora (ou varejista) pra vender os doces, ou seja, diminuir o numero de intermediarios até chegar na mão do cliente final, dessa forma crescem pela eficiencia do processo e diminuição dos custos.

  • Bom dia. Eu gostaria de revender revistas avulsas, mas não faço ideia de como conseguir trabalhar com esse produto, como consigo pegar para revender. Tem alguma ideia de como me ajudar?

    • projeto inviável, escolha outra coisa pra vender que tenha mais aceitação, poderia ser sapatilhas por cosignação.

  • gostaria de encontra alguns fornecedores que estou com planos de abrir uma loginha de bijuterias

    • amiga, se a loja for formalizada, não se preocupe com fornecedores, pois eles te encontram, possuem parcerias e ferramentas eficientes pra descobrir todo mundo que abre lojinha do que quer que seja.

  • OLÁ

    Estou pensando em abrir uma pequena loja de suplementos dentro de uma academia para aproveitar a logística dos alunos da mesma, ja verifiquei num raio de 10km não tem outra concorrente.

    Você acha uma boa ideia?

    Obrigado desde já!

    • amigo, esse ramo é muito praticado de forma informal pelos proprios instrutores (personal trainer), que vendem no boca a boca, e conseguem fazer mais barato do que se for comprado em loja formalizada, pois estar precisam pagar alugueis, empregado e impostos, e o personal trainer não paga nada disso, e com redes sociais e grupos whatsapp fica fácil fazer a encomenda e saber das novidades, ai é só marcar o dia da entrega e irem ao carro pegar… acredito que ainda existe outra vantagem, o atendimento personalizado, o que não se conseguiria com loja oficial, pois seria uma singela balconista CLT atendendo, que só tem rostinho bonito.

  • robson oliveira

    ola amigo! estou estudando a possibilidade de abrir um bazar no estado do Pará. sabe me dizer onde encontro bons fornecedores??

  • Bom dia José Neto!
    Estou pensando em abrir um negócio Online,com vendas de camisetas.
    O público alvo seria esportivo (camisas de futebol),e moda jovem (camisetas de bandas).
    Mas o planejamento ainda não foi finalizado,pois ainda não sei se a melhor opção seria comprar camisetas lisas e mandar estampar,ou entrar em contato com alguma loja e revender os produtos deles.
    E no caso de camisas esportivas,que não tem como estampar?
    Você acha que seria um bom negócio?
    Abraço!

    • A

      Olá Igor!
      Eu acredito que seja uma boa ideia sim, porque esse é um mercado muito amplo e com uma alta procura, principalmente pelo público jovem. Com relação a sua duvida, infelizmente eu não tenho como lhe dizer o que é melhor, pois cada caso é um caso, mas já que está na duvida, porque não tenta vender os dois tipos de camisetas e assim ter uma noção do que vende melhor?

      Acredito que testar é a única forma de saber o que tem uma maior aceitação no mercado.

      Um forte abraço e sucesso!

      • Valeu,obrigado pela dica!
        Abraço!

        • amigo, sua função é um elo muito pequeno dentro de um contexto, ou seja, o que voce deseja fazer, provavelmente já é feito por confecções ou revendedores e será dificil brigar por espaço e preço.
          eu sendo um administrador de empresas poderia te dizer que isso não vai lhe dar renda suficiente pra se manter, porém precisa começar de alguma forma, então seu projeto funcionará apenas pra ganhar experiencia e naturalmente irá descobrindo novos caminhos, parcerias e assim formatando um novo modelo de negócios, a única coisa que irá descobrir é que se sentira obrigado a confeccionar ao menos 50% das camisetas vendidas, pois apenas estampar não lhe dará renda nem pra pagar os custos fixos da empresa.

  • ola estou querendo montar uma papelaria em frente de uma escola municipal que ainda nao esta em fucionamen ou seja, vou iniciar junto com as atividades da escola e estou sosinho sem comcorrente tenho curso do sebrae e faco muita pesquisa estou sempre aprendendo o que vc acha.

    • amigo, escola municipal significa (pessoas simples)
      O fato de estar de frente, dentro, encima, isso não significa absolutamente nada, não terá vendas apenas por estar de frente ao seu publico alvo, isso é a mesma ilusão de quem abre loja de esquina, o que é uma grande burrada, até mesmo porque naturalmente imóveis de esquina valem menos (em metros quadrados) pois perdem muito terreno com o recuo obrigatório, enfim.
      Segundo lugar, se ocorrer um milagre de voce vender bastante, em 2 meses nascerá um concorrente.
      Terceiro, a realidade é que ninguem compra nada nessas lojinhas de frente de escolas, a unica coisa que vai vender será: refil de grafites para lapiseiras, borracha, cartolina, papel almaço e cola, pois o grosso do material será comprado em grandes redes ou até pela internet.

  • Olá José Neto, gostaria de mais informações sobre feiras livres, pretendo ter uma barraca de hortaliças, mas não sei por onde começar, estou na zona norte de São Paulo. Agradeço desde já!

    • Em primeiro lugar terá de ir na prefeitura da sua região perguntar quando abrem inscrições pra espaços em feiras livres custos pra isso, acredito que possa atuar com CNPJ de MEI o que lhe facilita bastante em custos e burocracias. Após essas informações, terá de ter estrutura, ou seja, um caminhãozinho, perua ou qualquer carro grande que consiga carregar a estrutura da barraca e as mercadorias para revenda, eu não sei qum vende essas estruturas, então lhe aconselho a ir numa feira e tentar ler no cantinho da madeira, que normalmente os fabricantes colocam uma propaganda no cantinho da madeira e tentar anotar o telefone, ou então falar com feirantes pra te indicarem quem venda a estrutura, apesar que seja possivel comprar usado ou pela internet.
      o terceiro passo é conseguir fornecedores, ou ir direto do ditribuidor ou fazer parcerias com produtores, no inicio faça o que for mais facil, quando estiver dentro do ramo, naturalmente conseguira novas parcerias, ou porque as informações chegam naturalmente ou porque os proprios produtores entram em contato com feirantes pra fazer a distribuição diretamente sem intermediários.

  • Ola
    tenho um grande sonho em abrir uma loja de variedades onde pudesse vender a um preço onde td fosse a vista e acessivel a todos.
    Me daria alguma ideias?

    • Olá, não vamos nos iludir, se quer fazer isso necessitará de uma estrutura muito boa, o investimento seria bem alto e precisaria de muitos conhecimentos sobre varejo, marketing, finanças, leis trabalhistas, direitos do consumidor, logistica, etc. Se o foco é ser barateiro vendendo produtos que já são baratos, obrigatóriamente terá de se tornar um importador e distribuidor, pois só conseguirá fazer isso se tiver muito volume, que pode ser abrindo no minimo 3 lojas ao mesmo tempo, ou abrir uma e tornar-se distribuidor de pelo menos mais 6, assim conseguiria comprar direto da fabrica, ou voce mesmo fazer as importações de grandes quantidades, faça um mix entre nacionais e importados, atualmente importados está caro devido devido ao dolar caro, mas quando normalizar, terá de importar também.
      Resumindo: terá de começar grande, num projeto caro, que demandará altos investimentos, muitos conhecimentos de varejo e um espirito empreendedor extraordinário, precisará de muita energia, e obrigatoriamente terá de registrar uma marca de varejo e gastar muita grana em marketing e publicidade.

    • A

      Olá, tudo bem?
      Você poderia montar uma loja de 1,99 ou uma loja de 9,99. Essas são opções de negócios interessantes para serem montados em algumas cidades e dependendo do seu desempenho, os resultados podem ser muito bons. Se você quiser saber mais detalhes poderá ler os dois artigos abaixo:

      https://montarumnegocio.com.br/como-montar-uma-loja-de-199/
      https://montarumnegocio.com.br/como-montar-uma-loja-de-10-reais/

      Abraços e sucesso!

  • olá amigão, li e achei muito legal essa suas dicas de como montar um negocio,atraves dessa dicas melhora sem dúvida na hora de colocar um negocio,a uns 3 meses atras tentei colocar uma loja de vendas peças para motos, o mesmo não passou nem 3 meses e tive que fechar as portas por não obter lucros desejados,mas como eu não desisto fácil e sempre gostei de comercio vou tentar mais uma vez outro ramo,talvez alimentos – mecearia pequeno, me ajuda ai!!!

    • Olá, vou dar um parecer,
      Em primeiro lugar, todo negócio leva ao menos 1 ano pra dar lucro, se quer lucro imediato é melhor prestar serviços, e mesmo assim demoraria ao menos 3 meses pra aparecer as primeiras clientelas, pois necessita de tempo de divulgação, adaptação, e analise de mercado em campo, e esse ramo de motos é pior ainda, pois o cliente sempre fica cabreiro em comprar peças em qualquer lugar, pois ficam com medo de serem peças furtadas, por isso preferem comprar de lojas mais conhecidas e com estruturas maiores, pois entende-se que quanto menos a estrutura mais facil é do sujeito cair fora, ou seja, dar golpes (vendendo produtos de origem duvidosa) e mudar de endereço.
      A sua nova opção seria mexer com alimentos, isso pode ser menos dificil do que o projeto anterior, mas precisa estar adequado às regras da vigilância sanitária, se não tiver sucesso no comércio, sua ultima chance será empreender com serviços, seja de jardinagem, manutenção predial, polimento de carros, limpeza de piscinas ou tantas outras opções.

    • A

      Olá Jobson
      Não se preocupe, porque é muito difícil encontrar um empreendedor que nunca teve um fracasso no seu inicio e tenho certeza que você vai encontrar uma oportunidade que dê certo de verdade. O que posso lhe recomendar é que foque no planejamento inicial, pois só com uma boa pesquisa na sua cidade será possível começar de forma correta.
      Uma mercearia pequena pode dar certo, porém o foco principal deve ser em bairros pequenos, porque concorrer juntamente com grandes supermercados pode ser um tiro no pé.

      Um forte abraço!

Deixe o seu comentário