Não adianta só fazer um produto com a intenção de comercializar se você não sabe que tipo de embalagem vai usar ou até mesmo a importância que isso tem. É por isso que hoje eu vou te mostrar como embalar trufas para vender.
As trufas são fonte de renda de milhares de pessoas pelo Brasil e são uma ótima opção de negócio. Além de saber receitas de trufas para vender, que deixem as pessoas com água na boca, você também precisa saber como embalar elas.
Por mais simples que pareça, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes para que você tenha cada vez mais, melhores resultados. Poucas são as pessoas que compreendem a força que uma boa embalagem tem.
Se você realmente quer saber como embalar trufas para vender, continue a leitura desse texto porque ele com certeza vai te ajudar. Com as dicas que trago aqui você já vai começar a embalagem agora mesmo!
Embalagem é qualidade
Apesar de ser visível, não é todo mundo que entende o quanto a embalagem influencia na forma como as pessoas encaram o seu produto. Se você tem uma trufa bem embalada, automaticamente o seu produto tem qualidade e é bem visto.
Agora se a embalagem da trufa é feita de qualquer jeito, as pessoas vão desconfiar, vão achar que o produto está adulterado ou até mesmo que você não teve higiene suficiente para fazer um doce que não faça mal.
Você consegue compreender o quanto isso é importante?! A embalagem ajuda a preservar a trufa, ajuda a deixa-la longe de qualquer ameaça e mais do que isso: a embalagem dá segurança ao consumidor.
Se você se importa em deixar uma boa imagem do seu negócio (independente do tamanho dele) e se você quer que as pessoas comprem na sua mão, precisa mesmo levar à sério as informações sobre como embalar trufa para vender.
Talvez seja esse o fator que faltava para você ter sucesso com as suas trufas. Não adianta que elas sejam gostosas se não estiverem bem apresentáveis.
Leia também: Como embalar pão de mel para vender
Embalagem também é divulgação
Outra coisa que você precisa entender sobre como embalar trufas para vender é que a embalagem serve também como divulgação do seu produto! É uma das maneiras mais baratas de fazer isso.
Primeiro que a embalagem por si só pode chamar a atenção de quem passar por perto, criar curiosidade e fazer a pessoa comprar. Segundo que às vezes uma pessoa compra a trufa na sua mão e vai comer na frente de outra pessoa.
Se ela gostar da trufa e falar com os colegas, como é que eles vão comprar na sua mão? A embalagem que leva seus meios de contato será a sua ligação com possíveis e futuros clientes. Compreende?
Por isso que em toda embalagem você precisa dar um jeito de colocar o nome do seu negócio, validade, data de fabricação e formas de contato.
Cuidados com a embalagem
Antes de te mostrar algumas opções de como embalar trufas para vender, quero te mostrar alguns cuidados que você deve ter na hora de comprar o material para embalar trufas para vender.
Existem algumas características que são consideradas fundamentais para que você tenha a melhor embalagem possível para o seu produto, seja ele qual for. Essas características ajudam também na venda.
Por isso eu trouxe elas aqui para que você as conheça e que na hora de fazer as suas embalagens de trufa você possa levar em consideração.
Observe:
- Durabilidade;
- Conservação;
- Cores chamativas;
- Design inovador;
- Informações do produto;
- Informações sobre a sua marca.
Como embalar trufas para vender: Algumas opções para você
Agora que você já viu alguns dos pontos mais importantes sobre a embalagem e já sabe que ela influencia muito no resultado do seu negócio, vou te apresentar algumas opções que você pode fazer para suas trufas.
A maioria delas pode ser comprada pronta, algumas, no entanto, deverão ser produzidas artesanalmente por você. Não tem nada com grande dificuldade e é só ter força de vontade e atenção que você consegue.
Escolha a embalagem que mais tenha a ver com o seu negócio e também com a sua personalidade. Eu acho importante que elas tenham a sua cara, sabe? Então pense bem e escolha certo.
Agora vamos lá:
1. Embalar com papel laminado
Essa é a forma mais simples e barata que você tem para embalar trufas. Se você não tiver como investir em outro tipo de embalagem no início, não tem problema. O importante mesmo é começar o seu negócio.
Para embalar dessa forma não tem segredo. Você vai cortar um pedaço do papel em quadrado, colocar a trufa no meio e embalar. A dica é que você coloque um adesivo com o sabor da trufa e suas informações.
2. Embalar com papel chumbo
O papel chumbo é muito confundido com o alumínio, só que eles tem algumas diferenças. A primeira delas é a cor. Muita gente utiliza cores diferentes para cada sabor de trufa, assim fica mais fácil organizar e vender.
O papel chumbo também é bem mais fino que o alumínio. Ele é o mesmo papel que enrolar os ovos de chocolate da páscoa. Essa também é uma forma de embalagem barata.
3. Embalar com papel filme
Por mais simples que seja essa opção eu não sei te dizer em quantos mercados eu já vi trufas sendo vendidas dessa forma. Não tem segredo! Você passa o papel filme pela trufa inteira e só acrescenta um adesivo em baixo com todas as informações.
Como o papel filme é bem fino, o ideal é que você passe mais de uma vez para tentar garantir que ele não se rompa e a trufa seja danificada de alguma forma.
4. Colocar em caixinhas
Se você for fazer trufas gourmet, ou fornecer para eventos (como casamentos, formaturas ou aniversários) você pode embalar de uma forma mais sofisticada e bonita. Para isso você pode colocar suas trufas em caixinhas de MDF, bem arrumadas e chamativas.
5. Colocar em um pote de vidro
Essa também é uma opção mais sofisticada e que agrega muito valor ao seu negócio. No caso de venda de uma quantidade de trufas, de cinco para cima, você pode oferecer os doces dentro de um pote de vidro.
6. Embalar com papel de bombom
Não é bem um papel, é mais como um plástico. Você já viu com certeza, muitas trufas que a gente compra na rua vem dessa forma. Existem vários modelos e a grande sacada é comprar um tipo para cada sabor.
Você só vai colocar a trufa no meio e enrolar. Também dá para você colocar o adesivo fechando o papel. Nele é preciso ter informações de data de fabricação, validade e seu contato.
Decore do seu jeito
Independente da forma que queira embalar, você deve enfeitar as embalagens de trufa do seu jeito! Com criatividade e bom gosto você vai conseguir ter bons resultados.
Algumas pessoas enfeitam com laços, outras com gliter, desenham algo… Pense em alguma coisa inovadora e que deixe a embalagem ainda mais bonita.
Esse pode ser o toque especial que vai fazer toda a diferença para o seu negócio de venda de trufas.
Leia também: Como embalar bolo em pedaços para vender
Embale suas trufas com cuidado
Esse é outro ponto importante sobre como embalar trufas para vender. Elas precisam ser embaladas com o máximo de cuidado, porque qualquer coisinha elas podem quebrar – e ninguém gosta de comprar trufa quebrada, não é mesmo?
Além disso, embale com dedicação, com amor e carinho. Por mais que muita gente não acredite, o seu humor no momento do trabalho influencia os resultados diretamente.
1 comentário
Edecia
A que bom que te encontrei. Foi um prazer ser seu artigo. Será muito útil. Obrigada.