O que não falta no mercado de flores no Brasil são boas ideias para vender plantas, como as lojas especializadas em plantas ornamentais, os serviços de paisagismo, os cursos e workshops, enfim, há muita coisa bacana para trabalhar.
Neste conteúdo, você aprenderá como ganhar dinheiro com venda de plantas, de uma forma bem descontraída, mas comercialmente relevante, vamos lá?
6 melhores ideias para vender plantas e ganhar dinheiro
Se você sonha montar um negócio de flores naturais ou uma floricultura tradicional, mas o receio vence, tenho ótimas notícias. Certamente você entende o conceito do incentivo federal no desenvolvimento das indústrias e setores, né?
Então, as atividades que listei acima culminam num momento crucial para o avanço do setor. Me refiro à criação da Política Nacional de Incentivo à Cultura de Flores e de Plantas Ornamentais de Qualidade, sob a Lei n° 14.637, de julho de 2023.
A partir da lei, o crédito rural à produção e comercialização, bem como pesquisa agrícola e desenvolvimento tecnológico, ganham forças e impulsionam um mercado que cresceu muito nos últimos anos.
1. Loja de plantas ornamentais
A forma mais direta de atingir seu potencial cliente é através da tradicional loja de plantas ornamentais. Por definição, a planta ornamental é aquela que se cultiva estritamente pela sua beleza natural.
De todas as plantas comerciais, as ornamentais ganharam importância recentemente, especialmente na arquitetura e design de interiores. O paisagismo, por sua vez, segue a tendência de crescimento, onde quem tem a melhor oferta, conquista o mercado.
Quais as plantas ornamentais mais vendidas no Brasil?
- Jiboia
- Zamioculca
- Peperômia
- Hera
- Flores do campo
- Samambaia e suas variações
- Girassol
- Aspargo-alfinete
- Jabuticabeira
- Jasmim
- Helicônia
Para se distanciar da concorrência, aprofunde-se no estudo dos estilos e valorização dos ambientes. A partir daí, você terá mais propriedade e poderá oferecer até projetos prontos, o que agrega um baita valor ao negócio.
2. Serviços de paisagismo moderno
Por falar na criação de projetos, a especialização em paisagismo trouxe muita abundância aos empreendedores de uns anos para cá. Só para você ter ideia, existem três grandes segmentos no mercado das flores: decoração, autosserviço e paisagismo.
Pois você acredita que o paisagismo ficou em terceiro lugar em termos de faturamento em 2021? Dos R$10,9 bilhões, o segmento faturou R$2,1 bilhões (20%).
Nesse contexto, atenda clientes corporativos, residenciais e comerciais, e desenvolva projetos de alta personalização. Ah, não se deixe contaminar pela ideia de que paisagismo é coisa de gente rica, pois hoje, todos têm mais acesso.
3. Locação de plantas e arranjos para eventos
Você sabia que em 2021, o Brasil registrou mais de 932 mil casamentos de acordo com o IBGE? Por consequência, o setor de flores naturais entrou na mira da contratação de arranjos, flores e plantas. Afinal, são mais de 2.500 casamentos por dia.
É quase impossível não perceber que há mercado para explorar, sem contar as festas de aniversários, feiras, eventos religiosos e formaturas. Você como florista pode montar um negócio especializado no aluguel desse tipo de produto.
Entretanto, é fundamental oferecer boa variedade de plantas e montar arranjos personalizados para cada ocasião. Não deixe de trabalhar com projetos em que o cliente opine e escolha a decoração que mais combina com suas necessidades.
4. Cursos e workshops de jardinagem e manuseio de plantas em casa
Quer dizer que você não tem afinidade com as vendas e geralmente foge das questões comerciais? Sem problemas, aqui eu tenho ideias para vender plantas para todas as preferências.
Por isso, uma alternativa interessante, e que vai mais na mão do compartilhamento de experiências, são os cursos e workshops. Você pode abordar a jardinagem em geral, partir para o paisagismo e até compartilhar cuidados básicos.
Todavia, essa ideia envolve um conhecimento amplo sobre o mercado das flores e suas práticas, mas sobretudo, um certo reconhecimento no meio de atuação.
DICA BÔNUS: com a popularização de workshop online, ficou mais simples compartilhar experiências práticas sem sair de casa. Para isso, ministre cursos, partilhe ideias e visões da jardinagem e entregue conteúdo gratuito sempre que possível!
5. Comércio de acessórios e vasos
Você já reparou que uma floricultura não é composta apenas por flores e mais flores? Na verdade, o comércio se destaca ao suprir diversas necessidades dos clientes. É aí que sua loja deve atuar, ou seja, oferecendo acessórios e produtos como:
- Vasos de diferentes tamanhos, materiais, formatos, pesos e finalidades.
- Substratos e fertilizantes de alta qualidade.
- Acessórios como pás, luvas de jardinagem, arrancador de inço, tesoura de poda, ancinhos, pulverizadores e borrifadores.
- Trabalhe com combos para ampliar o ticket médio e os ganhos.
6. Planeje um serviço profissional de assinatura de plantas
A palavra de ordem hoje é a “assinatura de produtos”. As empresas fizeram isso com cervejas, vinhos, livros, itens de papelaria, pacotes de viagem e agora é a vez do mercado das flores entrar na roda.
Porém, você tem sorte de ser uma das ideias para vender plantas menos exploradas, ainda. Olha que oportunidade imperdível para:
- Criar uma curadoria com as melhores plantas.
- Desenvolver materiais com dicas, sugestões e cuidados.
- Trabalhar com planos mensais e trimestrais.
- Oferecer descontos em produtos selecionados na revista mensal.
- Viabilizar a aquisição de acessórios exclusivos do paisagista.
- Sortear consultoria em jardinagem para quem cumprir as metas.
Portanto, dá para montar um “Clube de Assinaturas do Paisagista Moderno”, olha que nome incrível, né?
E então, consegui te surpreender positivamente com as ideias para vender plantas e ganhar dinheiro? Aproveite que o mercado ainda não amadureceu por completo e forje uma carreira de sucesso, esse é o meu desejo para você.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhar e até a próxima!