O pessoal fala que propaganda é alma do negócio, mas experimente boas ideias de promoção para loja de móveis. Ah, você não conhece nenhuma? Vamos mudar isso?
Nada chama mais a atenção dos consumidores do que a velha e boa promoção, claro, desde que seja bem pensada. Isso porque o comércio não pode levar prejuízos, muito menos o cliente sentir que é “enganado” por uma promoção meia-boca.
Então, o mais sensato é elaborar ações promocionais que geram valor a ambos. Não se preocupe, pois hoje eu compartilho a fórmula do sucesso com você. Vamos lá?
5 ideias de promoção para loja de móveis vender tudo
Toda ação promocional tem o mesmo objetivo, que é vender o máximo possível num determinado período. No entanto, muita gente erra ao não segmentar a sua promoção especificamente para a loja de móveis.
Dessa maneira, a pessoa simplesmente cria uma promoção do nada e espera obter resultados, mas não é assim que funciona. Com isso, a promoção para sua loja de móveis será completamente distinta da promoção para loja infantil, entende?
Ter essa distinção na hora de planejar as campanhas é o melhor caminho para obter bons resultados e retorno positivo. Dito isso, veja algumas ideias de como dar descontos em móveis com sabedoria!
1. Promoção semana da renovação
Vamos combinar que não é todo dia que aparece um cliente querendo renovar um cômodo inteiro, né? Geralmente, o que o consumidor busca é trocar um sofá, adquirir um aparador ou investir numa bela mesa de centro.
Contudo, você tem que assumir que existem clientes procurando vantagens para renovações, digamos, mais completas e de valor agregado.
Por exemplo, uma família que está se mudando e quer entrar com a sala de jantar totalmente renovada. Ou então, aquele casal que não vê a hora de repaginar o quarto. Por isso, precisa de penteadeira, guarda-roupas, cama, criado mudo e por aí vai.
É justamente nesse tipo de consumidor que essa primeira ideia de promoção de móveis para casa funciona. Portanto, você definirá qual cômodo será o escolhido da semana e deverá pensar em combinações de descontos da seguinte forma:
- Na compra da uma geladeira nova, o cliente tem desconto de 30% em outros eletrodomésticos, como uma cafeteira nova.
- Ao comprar um sofá retrátil, você ganha 25% de desconto numa mesa de centro e leva um vaso decorativo.
- Vai comprar a nossa mais nova churrasqueira para área externa? Então, você terá 35% de desconto nos conjuntos para jardim, aproveite.
Portanto, a ideia aqui é instigar uma compra agregada, criando valor na percepção do cliente e gerando vantagens.
DICA COMERCIAL: você ainda pode criar um desconto progressivo nesse exemplo. Assim, aumentar a porcentagem de desconto a partir de cada novo produto. As margens, porém, ficam a critério do seu plano comercial, aqui são apenas exemplos!
2. Promoção troque e ganhe
A segunda promoção é uma verdadeira ferramenta para alavancar vendas e você entenderá o potencial agora mesmo. Em quase 100% dos casos, o consumidor compra um móvel novo e se desfaz do antigo, correto?
E se você se aproveitasse, no bom sentido claro, dessa oportunidade, para criar um crédito em loja para o cliente? Veja só, você divulgará que o cliente pode criar crédito na loja ao trocar o antigo móvel pela nova aquisição.
Um bom exemplo é quando a pessoa troca o sofá, onde o antigo é doado, vendido ou simplesmente descartado. É aqui que você entra, criando uma oferta irrecusável.
Desse modo, o cliente passa o sofá antigo para sua loja e fica com um crédito de R$400,00. O valor dependerá de alguns fatores determinantes, como:
- Estado de conservação
- Idade aproximada do móvel
- Qualidade original e marca
- Valor aproximado de mercado
- Demanda no repasse do móvel
Algo que é muito importante nessa ideia promocional, é estipular com clareza as condições de participação dos consumidores. Sendo assim, avalie um valor mínimo para combinar com o crédito em loja e, sobretudo, a validade do crédito.
Como resultado, você evita que as pessoas tragam móveis em péssimas condições e se aproveitem de brechas nas regras, combinado?
DÚVIDA FREQUENTE: “mas o que a minha loja fará com móveis usados?”. Bem, você pode recondicionar e revender, fazer uma ação de caridade, criar novos itens e alugar para eventos específicos. Contudo, minha sugestão é recondicionar e vender para lojas de móveis usados!
3. Promoção do móvel do dia
A promoção do móvel do dia é a mais direta e simples até aqui. Tudo que você precisa é determinar um conjunto de produtos que terão descontos específicos em cada dia da semana.
Por exemplo, segunda é dia de descontos em sofás, enquanto na terça os guarda-roupas ficam em conta. Já na quarta, é a vez de rotacionar o estoque de camas, enquanto na quinta, as mesinhas estão com tudo.
Para encerrar sua semana com boas vendas, na sexta você coloca geladeiras à prova da tentação de compra do consumidor. Obviamente, as sugestões de móveis foram apenas para ilustrar, pois isso quem determina é você, tudo bem?
Entretanto, eu chamo a atenção para pontos específicos que ajudam você ter sucesso nessa promoção, olha só:
- Primeiro ponto, crie uma campanha digital para atingir seus consumidores e audiência. Do contrário, ninguém fica sabendo que a promoção já está rolando.
- Depois disso, escolha os móveis divulgados, é necessário ter coesão na escolha. Se você “engatar” oportunidades que se complementam, melhor ainda, por exemplo, mesa na segunda e cadeira na terça.
- Através de frases para propaganda de móveis, você pode criar um senso de urgência, acionando o gatilho de “tempo limitado”. Isso é imprescindível para vender bem nesse período.
4. Promoção combo de ambientes
Quando o consumidor entra na loja de móveis buscando promoções, ele quer mesmo é sentir que está levando vantagem. É assim que a banda toca desde que a primeira loja abriu e continuará até que a última se feche.
Todavia, enquanto alguns comerciantes enxergam isso como algo negativo, você pode ter um olhar mais visionário. Dessa maneira, que tal você aproveitar para criar combos imperdíveis com móveis na mesma categoria?
Veja bem, a intenção é estimular comprar cruzadas, isto é, oferecer um produto complementar à compra principal. Veja um exemplo prático:
Promoção combo da cozinha
- Compra principal: sofá
- Venda cruzada: rack
- Venda complementar: mesa
- Desconto pelo “pack”: nesse cenário, o cliente leva 3 produtos para casa, e paga, sei lá, 25% a menos.
O que acontece aqui? A percepção de valor em levar mais e pagar menos, costuma pesar na decisão de compra. Logo, quanto maior o desconto, mais garantida se torna a negociação.
Muitas vezes a pessoa nem pensava em comprar tais coisas, mas a oportunidade é mais atraente do que os gastos.
5. Happy hour da promoção
Dentre as últimas ideias de promoção para loja de móveis, essa aqui é a mais descontraída, por assim dizer. Isso porque o happy hour é aquele “momento em off”, onde colaboradores e gerência se reúnem para ter um lazer.
Evidentemente que ninguém estará bebendo em sua loja, mas essa é uma bela “desculpa” para chamar a atenção. Sendo assim, a promoção funciona com uma mecânica comercialmente básica, olha a frase pronta:
- Clientes presentes no Happy Hour da nossa loja ganham 15% de desconto em qualquer compra realizada durante o evento.
Vale ressaltar, a promoção funciona melhor às sextas e no fim do expediente, para transparecer a essência do happy hour. Ah, não esqueça de divulgar com antecedência e boas vendas!
Experimente na prática as ideias de promoção para loja de móveis
Prepare seu estoque, porque com esse conjunto de ideias de promoção para loja de móveis, as vendas vão bombar. Agora você precisa adequar tudo ao contexto do seu comércio, ter paciência e agir com honestidade, esse é o caminho.
No mais, eu fico na torcida para que você consiga vender bem e com recorrência. Afinal, a fórmula desse negócio é vender sempre, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com os amigos empreendedores e até a próxima!