4 ideias para aumentar vendas em supermercado

Publicado por Lidia Massari em 11 de junho de 2024

Aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor, investir em tecnologia de ponta e oferecer diversidade de produtos, estão entre as melhores ideias para aumentar vendas em supermercado, mas será que implementar tais ações é suficiente?

Falar sobre a redução de preço dos produtos é redundante, pois é o pilar da competitividade no segmento supermercadista. Porém, na maioria das vezes é impossível ajustar os preços, visto que a margem de lucro já é pequena.

Diante disso, é crucial entender o que fazer para atrair mais clientes para um supermercado, e assim, alavancar as vendas, confira!

4 ideias para aumentar vendas em supermercado que funcionam e trazem retorno

ideias para aumentar vendas em supermercado

O aumento nas vendas em um supermercado só é possível através de uma sucessão de estratégias e mudanças. É muito normal associar mais vendas apenas à redução dos preços ou quantidade de promoções, mas não apenas a isso.

Olha só, se você sabe que o investimento em um supermercado é considerável, então você deve entender que o negócio sobrevive apenas com vendas diárias e grande recorrência de clientes.

Portanto, diminuir preços e lançar promoções são ações válidas no curto prazo, mas para aumentar as vendas no seu supermercado de forma escalável e estável, é fundamental conferir tudo que eu selecionei para você!

1. Implementação de tecnologia para otimizar a experiência do cliente

O primeiro passo para vender mais em um supermercado é transformar a experiência de compra do consumidor. Atualmente, isso acontece através da tecnologia, de sistemas modernos e de equipamentos que levam praticidade às pessoas.

Quanto mais o cliente sente que as ferramentas do supermercado o ajudam a comprar mais e melhor, menos ele pensa nos gastos. Aqui eu gostaria de destacar aspectos, como:

  • Apps móveis que oferecem listas de compras altamente personalizáveis e descontos exclusivos.
  • Caixas de autoatendimento são indispensáveis para acelerar o pagamento e diminuir as temidas filas.
  • Plataforma online que se integra aos estoques físicos, assim, o cliente efetua as compras sem sair de casa e apenas retira na loja.
  • Sistemas de análise de dados entregam relatórios valiosos para você personalizar promoções e ofertas melhor direcionadas.
  • Utilização de Totens modernos que realmente funcionam para auxiliar durante o processo de compra.

2. Diversificação da linha de produtos e marcas e serviços

Aqui eu posso compartilhar uma experiência pessoal, pois os supermercados da minha região não oferecem diversificação de produtos, tampouco serviços. Talvez seja pela falta de concorrência direta, mas os dois maiores comércios não fazem questão de melhorar em nada.

Sempre os mesmo produtos, os mesmo preços e a falta completa de variedade, como eu resolvo isso? Simples, me desloco 60km para comprar na cidade vizinha, onde tem um supermercado que considera as necessidades dos clientes.

E tenho que dizer, está sempre cheio de clientes de todos os perfis econômicos, ou seja, oferecer variedade realmente funciona. Naturalmente, isso deve acontecer gradualmente e a partir da sua realidade.

  • Trabalhe com linhas de produtos orgânicos, gourmet e totalmente exclusivos.
  • Invista em sushi bar, área de alimentação funcional e padaria artesanal.
  • Procure parcerias com produtores locais, assim você viabiliza produtos frescos e de valor agregado.
  • Analise quais os produtos menos vendidos e tente incluir outras marcas que podem potencialmente atrair mais atenção.

3. Estratégias robustas de marketing digital e presença nas redes sociais

como atrair mais clientes no supermercado

Quando lhe faltar inspiração, avalie a atuação das grandes redes de supermercado. Isso porque aquele perfil estático de supermercado ficou no passado, pelo menos deveria ser assim, especialmente para você.

Hoje, as empresas apostam alto nas estratégias de marketing digital e tudo que se relaciona a isso, seja com perfis sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, sites exclusivos e canais de comunicação que aproximam os clientes.

Através do perfil no Instagram, por exemplo, você pode lançar campanhas e promoções exclusivas para seguidores. É viável compartilhar conteúdos interativos, como vídeos e reels da utilização de produtos, olha que bacana né?

Contudo, o mais importante é ter uma equipe profissional para criar estratégias de anúncios com segmentação e envio de e-mail marketing a partir do histórico de compras. No final, tudo isso amplia as taxas de conversão, ou seja, mais vendas.

4. Otimização do layout da loja e de merchandising

Por acaso você já se perguntou por que os grandes supermercados mudam constantemente os produtos de lugar? Se você ainda não faz isso, saiba que passou da hora de otimizar o layout da loja.

Ainda que pareça mero capricho mudar as gôndolas, há uma razão estratégica fenomenal por trás. Me refiro a estimular a movimentação dos clientes, instigar a curiosidade e ampliar a oportunidade de venda cruzada. Sendo assim, veja como implementar:

  • Análise e colocação de produtos de alta margem em locais estratégicos, além de produtos de venda por impulso.
  • Disposição de produtos básicos no fundo da loja aumenta as compras adicionais, pois o cliente precisa passar por inúmeros itens antes.
  • Tenha transparência ao sinalizar promoções e destacar novidades.
  • Monte áreas temáticas ou aproveite épocas sazonais para ampliar as vendas adicionais.

Quer ir além com as ideias para aumentar vendas em supermercados? Então, que tal investir em tecnologia de monitoramento de áreas quentes em seu supermercado?

Soluções como vídeo inteligente ajudam você a aumentar o desempenho comercial, otimizar a experiência de compra e melhorar a disposição dos produtos. Dessa maneira, as chances de realmente ampliar vendas crescem exponencialmente.

Conclusão sobre as ideias para aumentar vendas em supermercado

Antes de concluirmos o conteúdo, é muito importante salientar uma coisa. Nem todas as ideias para aumentar vendas em supermercado se aplicam rigorosamente a todos os comércios. Afinal, as necessidades e objetivos mudam em cada situação.

Então, faça uma análise profunda do seu supermercado. Procure identificar pontos de melhoria no layout, compreender as preferências dos clientes e oferecer variedade de produtos e marcas. A fidelização se conquista nos pequenos detalhes.

E como bem sabemos, a fidelização de um cliente no supermercado gera ganhos recorrentes que melhoram a saúde do caixa. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você gostou, não deixe de compartilhar e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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