Quando você contrata a viagem dos sonhos ou fecha um pacote de aventura radical, o que você procura são experiências únicas e memoráveis, recentemente isso ficou mais fácil com o surgimento de empresas de experiências focadas no consumidor.
É óbvio que a satisfação do cliente sempre esteve em foco, mas não como hoje, pois os serviços são desenvolvidos exclusivamente para suprir preferências e proporcionar vivências marcantes. Quer saber do que estou falando? Confira a leitura!
Índice de conteúdo
- O mercado das empresas de experiências em plena expansão
- Quais fatores impulsionam o mercado de experiências no país
- Por que o Customer Experience é tão importante para as empresas
- Exemplos de empresas de experiências que se destacam
O mercado das empresas de experiências em plena expansão
Ao longo dos tempos, empresas de serviços sempre tiveram o dever de modelar sua operação a partir das necessidades dos clientes. Por exemplo, uma agência de turismo que conhecia bem seu público-alvo e montava pacotes apropriados para ele.
Contudo, essa agência não tinha controle ou considerava a experiência do usuário como o centro das estratégias. Então, se o cliente aproveitasse o passeio, ótimo, do contrário, ficava por isso mesmo. O exemplo se aplica a praticamente todo negócio.
No entanto, a percepção pessoal do consumidor ganhou novas proporções nas últimas décadas até culminar no que vemos hoje. Ou seja, empresas de experiências que oferecem serviços a partir da percepção e da valorização do consumidor.
Geralmente, são pacotes de serviços prontos para proporcionar vivências excepcionais que estimulam a experiência a ponto de fidelizar o cliente.
Tipos de pacotes de experiência mais vendidos
- Natureza e ecoturismo: safári fotográfico, passeio e interação com reservas indígenas, observação da vida selvagem e canoagem.
- Experiências culturais: workshops de culinárias internacionais, oficina de artesanato e imersão em outras culturas.
- Experiências gastronômicas: degustações, tour por vinícolas e cervejarias, culinária gourmet e refeições temáticas.
- Retiros de bem-estar e espirituais: terapias holísticas, retiro de yoga, meditação e ecoterapias.
Ainda dá para acomodar as experiências de fuga e luxo, como spas sofisticados e sessões de massagem terapêutica. Portanto, tudo isso é banhado com altas doses de personalização para tornar o serviço ainda mais exclusivo e único.
Quais fatores impulsionam o mercado de experiências no país?
O que você precisa compreender sobre como as empresas de experiências estão conseguindo lucrar tanto, é o fator “continuidade”.
Olha só, o que é mais prazeroso para você: fechar um pacote de viagem onde você terá que recorrer a passeios e serviços por conta própria, ou investir numa viagem que já tenha tudo programado para gerar maior satisfação, como jantares e passeios?
Então, não é apenas vender o serviço em si, mas tudo que ele proporciona e como impacta na percepção do cliente. Com isso, quanto mais a pessoa sente que valeu a pena, maiores as chances de recorrência, entende?
O que ajudou as empresas que vendem experiência a se consolidarem?
- Transformação e evolução das preferências de consumo.
- Alcance e poder das redes sociais no marketing de segmentação.
- Aumento na busca por experiências significativas e autênticas.
- Capacidade de personalizar serviços aliada ao avanço tecnológico.
- Valorização do bem-estar e senso de recompensa.
Portanto, são aspectos como estes que justificam a alta lucratividade das empresas de experiências. É o sucesso em oferecer o que as pessoas procuram, mas de uma forma que faz cada centavo valer a pena.
Por que o Customer Experience é tão importante para as empresas?
Uma das perguntas mais frequentes hoje é: o que esperar do futuro no mercado das experiências personalizadas? E a resposta para isso está no conceito de Customer Experience (CX), que ganhou força nos últimos anos.
De forma simples, o Customer Experience diz respeito à percepção de uma pessoa quanto a determinada empresa. Consiste também nas ações que a empresa toma para modelar essa percepção, através de pilares como:
- Interações ao longo do atendimento e pós-atendimento.
- Consciência do cliente quanto à qualidade do produto ou serviço.
- Qualidade do serviço em geral.
- Nível de suporte e resolução de problemas.
Portanto, as experiências positivas não se limitam apenas à visita cultural ou jantar gastronômico, mas engloba desde o primeiro contato do cliente com a marca até uma potencial fidelização, é muito mais amplo do que a maioria pensa.
Exemplos de empresas de experiências que se destacam
As empresas que entregam experiências ainda estão surgindo no Brasil, mesmo porque o conceito do negócio foi importado do mercado internacional.
Apesar disso, hoje você encontra empresas como a Original Experience, que oferece pacotes e serviços em mais de 16 categorias diferentes. Pode-se dizer que a Original Experience é referência no mercado.
Outra marca que se destaca é a Viva! Experiências, que traz uma série de serviços em categorias como aventura, bem-estar, cinema, entretenimento, gastronomia e viagem.
Por fim temos a IMMA, uma plataforma que viabiliza experiências inesquecíveis para as empresas incentivarem seus colaboradores, através de premiação, engajamento e incentivo.
Tudo acontece por meio de pacotes que focam na diversão, cultura, parques, escapadas, bem-estar, corpo e alma e muitas outras necessidades.
Portanto, as empresas de experiências vieram para ficar, e quem tiver um olho afiado para o empreendedorismo, poderá crescer e se consolidar juntamente com o mercado. Compartilhe as dicas e até a próxima!