Agora é seguro dizer que o turismo retomou sua força no Brasil nos últimos meses, e com isso, modelos turísticos já consolidados evoluíram para novas versões ainda mais consistentes, como é o caso do glamping, ou melhor, o camping de luxo.
Se você conhece pouco o assunto, não se preocupe, porque além de ser um modelo comercial novo no Brasil, eu separei tudo que você precisa para entender bem seu funcionamento e potencial de crescimento. Sem mais delongas, confira a leitura!
Tudo que você encontrará no conteúdo:
- O que é glamping e como ele incentiva o turismo;
- Qual a diferença entre camping e glamping;
- Como o camping de luxo se tornou um negócio de sucesso no país;
- Estruturas modernas que você encontra no glamping brasileiro;
- O que é Glamping e ele representa a evolução do turismo em camping.
O que é Glamping e como ele incentiva o turismo
Embora muita gente atribui o surgimento dos campings aos Estados Unidos, o modelo foi criado na Inglaterra. No Brasil, o conceito de camping turístico existe desde o final da década de 40 e início dos anos 50.
Nesse contexto, o camping, ou acampamento, é a atividade tanto turística quanto esportiva de acampar ao ar livre. Geralmente, utiliza-se barraca ou tenda para passar noites e dias explorando o que a natureza e as atrações turísticas têm de melhor.
Durante cerca de seis décadas, tudo o que o brasileiro conhecia era o camping. Inclusive, muitas empresas turísticas exploraram a atividade ao desgaste, mas como todo comércio, era preciso evoluir para acomodar as novas preferências de consumo.
Enquanto o turismo do camping mudava lentamente no Brasil, lá fora o glamping já estourava como a maior tendência. Novamente, muitos associam o glamping aos Estados Unidos, mas sua criação aconteceu nos famosos safáris da África.
A partir daí, os americanos empregaram seu conceito e o lapidaram, elevando o tradicional camping ao inovador e chamativo Glamping.
Portanto, o glamping é a versão de luxo do camping e geralmente envolve acomodações premium, confortos como lareiras, cozinhas completas, camas e banheiros característicos de bons hotéis.
Qual a diferença entre camping e glamping?
Se eu tivesse que colocar de forma bem descontraída, eu diria que a grande diferença entre glamping e camping, é que o camping é ideal para quem procura aventura, maior liberdade de exploração e ambientes rústicos.
Em contrapartida, o glamping é a versão mais moderna para pessoas que prezam pela aventura, mas que não abrem mão do conforto de uma habitação luxuosa que traz comodidade e praticidade.
Aspectos que tornam o camping de luxo uma oportunidade única
- Luxo e conforto: mesmo em meio à natureza, o turista tem acesso a todo o conforto, luxo e regalias que só os melhores hotéis oferecem.
- Experiência incomparável: normalmente, os glampings se localizam em meio a locais com paisagens majestosas e pontos turísticos memoráveis.
- Maior acessibilidade: atende todos os públicos, mas foca especialmente em quem busca novas vivências em meio à natureza, mas não dispõe de experiência prática como é necessário no camping tradicional.
Como o camping de luxo se tornou um negócio de sucesso no país
Não há um fator isolado que ajudou a modalidade do glamping a ganhar destaque no país, mas sim um conjunto de mudanças. O camping de luxo ganhou força no Brasil nos últimos 14 anos, pois seus primeiros indícios surgiram em 2010.
Desde então, os principais players turísticos e as regiões de referência no turismo, têm investido na sua expansão, especialmente quanto à divulgação.
Entretanto, eu posso citar quatro aspectos que ajudaram a impulsionar o novo modo de “turistar”: expansão do turismo, mudança na preferência dos turistas, segmentação agressiva de marketing e acomodações inovadoras.
Dessa lista, o que mais chama a atenção é como as acomodações ganharam sofisticação. Antigamente, você encontrava apenas pequenas pousadas e chalés simples em meio à natureza.
Mas hoje, o Brasil conta com uma diversidade enorme de estruturas modernas e diferenciadas que atraem turistas que não olham para o preço, apenas para o conforto e à formação de novas memórias.
Estruturas modernas que você encontra no glamping brasileiro
Não pense você que o glamping se resume apenas aos tradicionais chalés e choupanas no meio do mato, nada disso. Nos últimos tempos houve grandes investimentos na modernização das infraestruturas que oferecem esse tipo de turismo.
- Yurts: os yurts se espalharam pelo Brasil e consistem em tendas circulares originárias da Mongólia, representam máximo conforto e estrutura robusta diante dos desafios de ambientes naturais.
- Cabines de vidro: esse tipo de cabine é ideal para quem procura conforto e contato direto com a natureza, pois a visibilidade externa é o diferencial.
- Cabanas de luxo: aqui falamos dos glampings mais procurados hoje, porque oferecem as comodidades de hotéis luxuosos, mas sem perder o contato com a natureza.
- Teepee: também conhecidos como tipis no país, são uma referência às tendas indígenas, mas com toda a comodidade dos melhores hotéis.
- Domos geodésicos: geralmente, os domos estão instalados em locais com paisagens privilegiadas, como regiões montanhosas e com vista para lagos e lagoas.
O que é Glamping e como ele representa a evolução do turismo em camping
Não importa se você conhece como glamping ou camping de luxo, tudo está valendo quando o assunto é criar recordações memoráveis, certo?
Por outro lado, se você é do perfil empreendedor e vê isso como uma grande oportunidade, você pode se basear na estruturação de uma pousada. Afinal, os processos são parecidos, bem como a finalidade do negócio.
Se você encontrou algo que não tinha conhecimento e gostou, compartilhe para ajudar outras pessoas, até mais!