De olho no setor moveleiro, você esbarrou na dúvida e não sabe se trabalhar com móveis planejados dá dinheiro? A fabricação de móveis sob medida é uma das maiores tendências hoje, logo, pode ser lucrativa se você tiver um bom planejamento.
As pessoas confundem o potencial de lucro com lucratividade garantida, acham que só porque o setor vai bem, todo empreendedor fica rico. Porém, a realidade é mais dura e mostra na prática que é fundamental se preparar.
Por mais que seja impossível saber quanto fatura uma empresa de móveis planejados, farei meu melhor para apresentar um panorama realista a você, confira!
3 pontos que provam que trabalhar com móveis planejados dá dinheiro
Se eu tivesse que “descer do muro” e opinar pessoalmente, eu diria que trabalhar com móveis planejados não só dá dinheiro, como abre as portas para estabelecer um negócio para a vida. Afinal, nada parece frear a demanda.
Do meu ponto de vista, um dos melhores termômetros para saber se um setor gera lucro, é analisar as franquias. No caso do setor moveleiro, hoje você encontra inúmeras franquias de móveis planejados.
Portanto, é um mercado que se expandiu nos últimos anos, juntamente com a demanda por personalização, e claro, pela procura de qualidade superior.
1. Demanda crescente por qualidade e personalização
Há muitos fatores por trás do crescimento da demanda por móveis planejados, que impulsionam e estimulam as empresas a buscarem mais. Enquanto muitos acham que isso se trata do barateamento dos produtos, a verdade está em elementos como:
- Aumento no poder de compra das pessoas.
- Aspiração por ambientes com alta personalização.
- Mais acesso aos serviços de empresas especializadas.
- Necessidade de maximizar os espaços para mais funcionalidade.
- Procura por designs exclusivos para projetos pessoais.
- Modernização do conceito da marcenaria.
Nesse cenário, destaco os profissionais marceneiros, que antigamente prestavam serviços mais simples e, muitas vezes, sem a personalização ideal.
Olha que interessante, a própria mesa do escritório que eu utilizo para criar este conteúdo hoje, é fruto de um projeto que eu planejei e um marceneiro conhecido executou.
Porém, antigamente este profissional apenas montava móveis MDF. Ou seja, ele evoluiu para absorver as novas necessidades do mercado, e como você pode notar, deu certo!
2. Alto potencial para se distanciar da concorrência
O segundo pilar que sustenta o avanço das empresas de móveis planejados, é a personalização dos produtos. Veja, querendo ou não, as lojas de móveis, ou mesmo as fabricantes de móveis tradicionais, têm dificuldades para fugir do padrão do mercado.
Como resultado, há uma falta de identidade própria que deixa os móveis praticamente iguais. Por outro lado, quando você produz móveis sob medida, o único limite é a sua imaginação e criatividade.
Ainda mais agora que você tem à disposição as facilidades da marcenaria 4.0. Caso você não saiba, a marcenaria 4.0 envolve a abordagem com foco na tecnologia, através de:
- Integração de tecnologia de ponta nos processos de fabricação.
- Implementação dos moldes da inovação na prática marceneira.
- Uso de equipamentos inteligentes que fogem dos moldes tradicionais.
- Aperfeiçoamento das práticas a níveis superiores de qualidade.
Em resumo, o profissional que entende o peso da inovação, tem um universo a explorar que o distancia da concorrência. Afinal de contas, é viável executar projetos complexos, únicos e exclusivos, basta conhecimento e vontade!
3. Veja qual a margem de lucro de móveis planejados e tire suas conclusões
Nada melhor para definir que trabalhar com móveis sob medida dá dinheiro do que falar sobre lucro. Na realidade, a primeira coisa que todos perguntam é: “mas vem cá, qual a margem de lucro de móveis planejados?”.
Primeiro, a margem de lucro não é um fator fixo comum a todas as empresas. Então, dois negócios podem ter os mesmos moldes operacionais, mas lucros totalmente opostos.
Isso acontece porque a despesa, precificação e alcance da marca, por exemplo, nunca são iguais, é simplesmente inviável.
Com isso em mente, saiba que a margem de lucro média para um fabricante de móveis sob medida, varia entre 20% e 40%. Quer dizer que isso é regra? De modo algum, eu conheço empresas que lucram acima de 50%.
Da mesma maneira que alguns negócios trabalham justo com margens que não superam 15%, é muito relativo. Portanto, se você quer atingir alto lucro, é imprescindível se atentar a fatores como:
- Eficiência operacional
- Escala de produção eficaz
- Gerar valor agregado aos produtos
- Mão de obra qualificada
- Maquinário moderno
- Especialização e busca contínua por conhecimento
Como ganhar dinheiro com móveis planejados?
Depois de absorver as duras verdades acima e de entender a relevância do setor moveleiro, você acha que chegou seu momento de brilhar? Pois bem, prepare-se, porque montar uma fábrica de móveis geralmente é desafiador e demorado.
Alguns especialistas afirmam que a entrada no setor representa um investimento de longo prazo. De fato, pois embora você tenha conhecimento e experiência, leva tempo até as pessoas confiarem e reconhecerem sua marca.
Dicas que colocam você no caminho do sucesso com móveis sob medida
- Faça uma pesquisa de mercado para entender oferta e demanda.
- Trabalhe a partir de um software de design especializado e moderno.
- Garimpe parcerias com fornecedores de materiais de qualidade.
- Estruture um showroom bacana para expor seu trabalho.
- Ofereça atendimento exclusivo e personalizado a cada cliente.
- Crie um portfólio para apresentar seus produtos e projetos.
Por fim, insista diariamente na divulgação até furar a bolha da concorrência e conquistar seu espaço.
Trabalhar com móveis planejados dá dinheiro quando você planeja
Nesse momento, é possível afirmar que trabalhar com móveis planejados dá dinheiro ou você ainda está em cima do muro? É uma profissão fácil que não apresenta desafios constantes? Óbvio que não, pelo contrário, as adversidades são muitas.
Entretanto, me diga qual trabalho é simples na hora de buscar o sustento, satisfazer clientes e crescer no mercado? Nenhum, concorda? Então, é bola para frente, se tiver que investir no setor, que o faça com planejamento e confiança, bons negócios.
Espero muito que tenha gostado das informações do conteúdo de hoje, compartilhe as dicas e até mais!