Quanto fatura uma loja de produtos de limpeza?

Publicado por Jéssica Trabuco em 25 de agosto de 2020

O faturamento de uma loja de produtos de limpeza de pequeno porte em um bairro pequeno é de R$2 mil. É importante saber, porém que existe uma imensa variação no mercado.

O valor máximo não dá pra ser definido, pois as grandes distribuidoras desses materiais, não abrem o capital para o público, mas saiba que existem pessoas lucrando com esse segmento milhões e milhões de reais. 

Tudo isso vai depender do tipo de loja, localização, administração e do produto que é disponibilizado na sua proposta.

Abaixo vou te dar mais informações que te ajudarão a entender quanto fatura uma loja de produtos de limpeza de acordo com o cenário atual.

Mercado de produtos de limpeza no Brasil


Quanto fatura uma loja de produtos de limpeza

Seguindo uma evolução equilibrada ao longo dos últimos anos, esse mercado vem apresentando diversas inovações, seja em formas de apresentação de um determinado produto, na composição química, ou lançamento de algo completamente novo, como foi com o MOP que já substituiu o rodo em praticamente todos os lares do país.

Essa adequação do segmento, vem trazendo um destaque notável do Brasil em relação aos demais países, desde 2017. Isso porque os brasileiros passam 32% do tempo da sua semana, dedicados a limpeza doméstica. 

Em paralelo a isto, graças a crise em que vivemos, existe uma crescente absurda ocorrendo a nível global, justamente por conta da necessidade de maior higienização, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em relação ao comportamento do mercado em 2021, existem muitas especulações positivas, mas nada está realmente definido. A única coisa que podemos afirmar é que os investidores desse nicho têm colhido excelentes frutos e a possibilidade de você fazer parte desse grupo só depende de sua atitude.

Gasto por pessoa com produtos de limpeza


Foi realizada uma pesquisa em 2019 que chegou a conclusão que a média de gasto por consumidor em compras de produtos de limpeza é de aproximadamente R$416 ao ano.

Se levarmos em consideração as compras de atacado e os produtos que são comprados apenas por apresentarem uma proposta diferenciada na prateleira esse ticket aumenta.

Por isso, é importante que as empresas se atentem às inovações, visto que 53% dos consumidores do Brasil pagariam mais caro por algo inovador e 62% adoram lançamentos por essa indústria. 

Além disso, as promoções precisam ser abraçadas pelos empresários, não só no varejo, como também no atacado, visto que as pessoas preferem comprar em quantidade para economizar, ainda que não tenha necessidade.

Margem de lucro


A margem de lucro vai ser determinada por você, mas saiba que dependo do fabricante ou distribuidor que te forneça, esse lucro costuma chegar até 80%, ou seja, se o seu negócio tem um faturamento de R$200 mil, você pode ter um valor líquido de R$160 mil ao final de cada mês.

Entretanto, se você está pensando em iniciar um negócio nesse ramo, é importante que saiba que o lucro de uma loja de produtos de limpeza pode chegar a 100%, desde que se tenha muito planejamento e destaque no mercado, em qualidade e preço. 

Vários empresários vem conseguindo implementar essa margem nos seus principais itens, então nada te impede de conseguir também.

Produtos mais vendidos em loja de produtos de limpeza


faturamento de uma loja de produtos de limpeza

Nos últimos meses, sem sombra de dúvidas o produto de limpeza mais vendido vem sendo o álcool, pela sua característica de desinfecção, mas além deste, existem outros nove que podem te ajudar a aumentar seu faturamento médio. 

Esses podem ser produtos básicos, mas são os que mais têm adesão pela população. É importante que conheça os benefícios e funções de cada um deles na hora de vender, principalmente se tiver contato direto, para persuadir o consumidor a comprar.

Veja abaixo os produtos de limpeza mais vendidos:

  • Detergente (muito utilizado na lavagem de pratos e limpezas de superfícies e objetos engordurados);
  • Sabão em barra ou sabão de coco (o primeiro pode ser utilizado para limpezas no geral, já o segundo é mais indicado para lavar roupas delicadas, na cor branca);
  • Sabão em pó (muito usado na lavagem de tecidos no geral);
  • Amaciante (queridinho das donas de casa, garante uma maciez para as roupas além do cheirinho muito agradável);
  • Água Sanitária (desinfeta alguns ambiente e limpa locais muito sujos);
  • Multiuso (como o nome já diz, usado em diversas superfícies desde pisos à fogões);
  • Desinfetante (pode esterilizar algumas superfícies, necessário deixar agir por 10 minutos);
  • Limpa vidros (remove as sujeiras e manchas dos vidros);
  • Lustra-móveis (garante um brilho maior para seus móveis).

Escolha entre os tipos de produtos de limpeza


É preciso definir também quais materiais irá disponibilizar, para entender se o seu faturamento irá aumentar, ou reduzir. Existem pelo menos dois caminhos para escolher:

Produtos de limpeza domiciliar

Esses produtos são encontrados na maioria das prateleiras do mercado e é consumido pelo menos uma vez por mês pela maioria dos brasileiros. Nesse grupo estão inseridos a água sanitária, detergente, amaciante, sabão em pó, desinfetante, e muitos outros. 

A média mensal de gastos nos estabelecimentos que comercializam produtos para este fim, é de R$ 34,60. Sendo assim, o fluxo de clientes que deve ser avaliado é por mês, já que é muito raro existir alguém que compra todo dia ou toda semana.

Esse valor não será obrigatoriamente todo aplicado no seu estabelecimento, afinal de contas, não foi pesquisado o ticket médio e sim o valor médio mensal. Esse valor pode ser distribuído entre várias lojas.

Produtos de limpeza profissional

Os serviços de limpeza profissional giram em torno de um investimento mais alto, por serem mais específicos, porém são materiais que muitas vezes são extremamente concentrados e o consumidor deve realizar uma diluição.

Essas recomendações podem possibilitar que 100 ml de um produto se transforme em cinco litros, por exemplo. Portanto ainda que o valor seja mais alto, a durabilidade também é maior, o que faz com que ele não seja vendido todo mês. 

Pode ser que um cliente gaste R$250 em um mês e fique três meses sem precisar de reposição. Nesse caso, é preciso ter muita estratégia para distribuir o dinheiro ao longo de alguns meses e fazer com que o negócio não vá a falência. Sabendo fazer isso, é possível lucrar mais.

Conheça os tipos de loja de produtos de limpeza


Antes de montar uma loja de produtos de limpeza é importante que tenha em mente o seu público alvo se será pessoa física ou pessoa jurídica. 

Loja de produtos de limpeza para pessoa física

Esse tipo de loja costuma faturar menos, porque apesar de as pessoas comprarem todos os meses, elas realizam as compras para uso próprio, ou seja, para atender uma família comum (itens em quantidades pequenas).

Esse cenário possibilita que seja aplicado a média estabelecida para produtos de limpeza doméstica de R$34,60, mas nada impede que esse valor mensal aumente, principalmente se o seu negócio focar em novidades no mercado e proporcionar vendedores persuasivos.

Vale lembrar que algumas pessoas, ainda que não tenham necessidade, preferem comprar em atacado por conta do valor “promocional”.

Loja de produtos de limpeza para pessoa jurídica

Esses grandes estabelecimentos vendem em atacado para as lojas acima, ou seja, a quantidade de itens comercializado é infinitamente maior. A média de consumo desse perfil de consumidor é puxada para cima.

O maior giro de capital nesse ramo tem sido proporcionado por grandes empresas, principalmente por conta da pandemia.

Franquia ou loja própria?


Na hora de tomar essa decisão, antes de visualizar o possível faturamento, tenha em mente o seu investimento porque as franquias exigem um gasto mínimo fixo. Lembre-se também que ao ser franqueado você já inicia com a estrutura adequada.

Cabe a você escolher se quer implementar todos os processos e ir crescendo o seu nome ou se prefere apostar em uma franquia e aproveitar todas as suas vantagens. 

Saiba que existem franquias baratas de produto de limpeza que são de renome no país, então avalie as vantagens e desvantagens de acordo com seu objetivo. Caso opte por elas é importante que siga as regulamentações de implementação da empresa.

Loja de produtos de limpeza dá lucro?


O crescimento do mercado desde 2017 e a satisfação dos investidores nesse segmento só te garantem que sim, porém não é algo fácil e garantido. Tudo depende do seu esforço contínuo e dedicação total.

Adotando medidas de inovação, pensando em estratégias de marketing adequadas, apelo promocional e responsabilidade sócio-ambiental, você vai ver diariamente que vender produtos de limpeza dá lucro sim. 

Comece já o seu plano de negócio, seja ousado e revolucione o mercado! Espero que ultrapasse todas as suas metas! 

Um grande abraço e todo sucesso!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

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