Posso vender Natura na minha loja?

Publicado por Lidia Massari em 21 de agosto de 2024

Quem revende produtos de beleza, entende a importância de expandir portfólio para alcançar mais clientes, porém, saiba que você não conseguirá vender Natura em sua loja, pois a empresa proíbe a venda e exposição de seus produtos em lojas.

Para dizer a verdade, a multinacional brasileira de cosméticos criou uma cartilha específica para delimitar como seus consultores e revendedores podem atuar com a marca. Nesta cartilha, fica explícito que a revenda direta em loja é proibida.

Contudo, não se desanime, porque a Natura oferece diferentes canais de venda e flexibiliza suas próprias regras para acomodar novos empreendedores, confira!

Posso vender Natura na minha loja?

posso vender Natura na minha loja

Falando abertamente no contexto de uma loja física, com vitrine e exposição direta ao público, a Natura proíbe essa revenda. Seria muito simples comprar os produtos da marca e evidenciar em sua linda vitrine de produtos e itens de beleza, né?

Entretanto, a Natura leva a sério a questão da concorrência, demandas fiscais, e claro, o crescimento da marca. Além disso, canalizar a revenda do seu massivo portfólio é determinante para as estratégias internas e amplo controle operacional.

Aqui estão algumas regras que a Natura expõe que evidenciam as proibições quanto ao uso da marca e revenda de produtos:

  • Venda e exposição de produtos em comércios, exceto lojas cuja atividade principal seja a prestação de serviços no ramo da beleza.
  • Uso da marca em materiais de divulgação, comunicação, marketing ou na identificação própria da loja como Natura ou franquia.
  • Comercializar produtos vencidos ou com prazo de validade próximo do seu vencimento.
  • Vender produtos Natura em lojas online e aplicativos e e-commerces, logo, é permitido apenas a venda através dos canais oficiais da marca.

Se você notou ali acima, eu mencionei que você pode vender Natura em sua loja, desde que o comércio tenha como atividade principal a prestação de serviços de beleza, certo? Entenda sobre isso a seguir.

Seu estabelecimento comercial realiza a prestação de serviços de beleza?

De certa maneira, você até pode vender produtos Natura em sua loja, mas não é qualquer formato de loja. Isso porque existe uma diferença muito grande para um comércio que revende diferentes marcas de produtos de beleza e cosméticos.

Nesse contexto, você apenas adiciona os produtos Natura ao conjunto de marcas que revende, né? Só que isso configura a exata proibição que eu falei há pouco, ou seja, você não pode fazer isso.

Por outro lado, se a loja tiver como atividade principal a prestação de serviços de beleza, a venda está autorizada. Além dos serviços de beleza, entram na lista de permissão, serviços de saúde e bem-estar.

Exemplos de comércios que podem vender Natura no espaço físico

  • Salões de beleza e barbearias.
  • Spas e centros de bem-estar.
  • Clínicas de estética e procedimentos similares.
  • Clínicas de saúde, como fisioterapia e nutrição.
  • Salões de manicure e pedicure.

Portanto, os produtos devem vir em forma de complemento à atividade principal, que é são os serviços de beleza, saúde e bem-estar.

Vale ressaltar o seguinte: os produtos podem ser dispostos no interior do estabelecimento, mas nunca expostos às vias públicas. Então, saiba gerenciar o posicionamento dos produtos para não incorrer em problemas com a empresa.

Quais regras a Natura estabelece na venda de produtos e uso da marca?

Quais regras a Natura estabelece na venda de produtos e uso da marca

Muita gente me fala que as regras expostas pela Natura na revenda dos produtos são rígidas demais. Quanto a isso, eu não tenho base para opinar, pois a empresa tem o respaldo para determinar sua operação como achar melhor, isso é fato.

Contudo, diferentemente de outras marcas que nem satisfação dão aos seus clientes, a Natura ainda expõe suas razões, que são:

  • Proteção da reputação da marca Natura.
  • Prevenir práticas de concorrência desleal entre revendedores, consultores e franqueados.
  • As regras visam assegurar o cumprimento das obrigações contratuais da Natura com seus parceiros comerciais.
  • Prevenir potenciais riscos aos consumidores.
  • Cumprimento máximo das regras tributárias referentes ao modelo de venda direta da empresa.

Como se tornar uma consultora Natura?

Dentre as modalidades de revenda da Natura, o formato de Consultora Natura é o que mais oferece vantagens. Por isso, é a partir dele que seguiremos o passo a passo.

Então, para se tornar uma consultora, você precisa ter mais de 18 anos, CPF próprio e documento de identidade. Em seguida, você acessa a página “Quero ser Consultora Natura” e seleciona a opção de inscrição.

A propósito, aqui é crucial preencher corretamente os formulários de inscrição, tudo é muito simples e rápido.

Vale ressaltar, que nesse processo você pode criar um espaço digital para revender os produtos diretamente da estrutura da empresa. Em seguida, após concluir o cadastro, você recebe o código de consultora e pode comprar os kits de boas-vindas:

  1. Kit Boas-vindas + Cupons: investimento inicial de R$169,90.
  2. Kit Boas-vindas + Produtos: investimento inicial de R$102,90.

Portanto, depois de se cadastrar você terá acesso direto à compra de toda a linha de produtos da marca. Se quiser mais detalhes sobre as regras, basta acessar o Guia de Regras e Boas Práticas da Consultoria de Beleza Natura e Avon.

Posso vender Natura na minha loja? O que tirar de tudo isso?

Agora você já tem a resposta e sabe que dá para vender Natura na loja própria apenas em alguns cenários específicos, concorda? Mas é aquele negócio, seguir as regras permite você usufruir de produtos de alta qualidade e reconhecimento.

E outra, é uma alternativa para ampliar a renda mensal e estimular a relevância do negócio. Nesse momento, aproveite o plano de crescimento exclusivo para a rede de consultoras e saia na frente da concorrência.

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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