Quem revende produtos de beleza, entende a importância de expandir portfólio para alcançar mais clientes, porém, saiba que você não conseguirá vender Natura em sua loja, pois a empresa proíbe a venda e exposição de seus produtos em lojas.
Para dizer a verdade, a multinacional brasileira de cosméticos criou uma cartilha específica para delimitar como seus consultores e revendedores podem atuar com a marca. Nesta cartilha, fica explícito que a revenda direta em loja é proibida.
Contudo, não se desanime, porque a Natura oferece diferentes canais de venda e flexibiliza suas próprias regras para acomodar novos empreendedores, confira!
Posso vender Natura na minha loja?
Falando abertamente no contexto de uma loja física, com vitrine e exposição direta ao público, a Natura proíbe essa revenda. Seria muito simples comprar os produtos da marca e evidenciar em sua linda vitrine de produtos e itens de beleza, né?
Entretanto, a Natura leva a sério a questão da concorrência, demandas fiscais, e claro, o crescimento da marca. Além disso, canalizar a revenda do seu massivo portfólio é determinante para as estratégias internas e amplo controle operacional.
Aqui estão algumas regras que a Natura expõe que evidenciam as proibições quanto ao uso da marca e revenda de produtos:
- Venda e exposição de produtos em comércios, exceto lojas cuja atividade principal seja a prestação de serviços no ramo da beleza.
- Uso da marca em materiais de divulgação, comunicação, marketing ou na identificação própria da loja como Natura ou franquia.
- Comercializar produtos vencidos ou com prazo de validade próximo do seu vencimento.
- Vender produtos Natura em lojas online e aplicativos e e-commerces, logo, é permitido apenas a venda através dos canais oficiais da marca.
Se você notou ali acima, eu mencionei que você pode vender Natura em sua loja, desde que o comércio tenha como atividade principal a prestação de serviços de beleza, certo? Entenda sobre isso a seguir.
Seu estabelecimento comercial realiza a prestação de serviços de beleza?
De certa maneira, você até pode vender produtos Natura em sua loja, mas não é qualquer formato de loja. Isso porque existe uma diferença muito grande para um comércio que revende diferentes marcas de produtos de beleza e cosméticos.
Nesse contexto, você apenas adiciona os produtos Natura ao conjunto de marcas que revende, né? Só que isso configura a exata proibição que eu falei há pouco, ou seja, você não pode fazer isso.
Por outro lado, se a loja tiver como atividade principal a prestação de serviços de beleza, a venda está autorizada. Além dos serviços de beleza, entram na lista de permissão, serviços de saúde e bem-estar.
Exemplos de comércios que podem vender Natura no espaço físico
- Salões de beleza e barbearias.
- Spas e centros de bem-estar.
- Clínicas de estética e procedimentos similares.
- Clínicas de saúde, como fisioterapia e nutrição.
- Salões de manicure e pedicure.
Portanto, os produtos devem vir em forma de complemento à atividade principal, que é são os serviços de beleza, saúde e bem-estar.
Vale ressaltar o seguinte: os produtos podem ser dispostos no interior do estabelecimento, mas nunca expostos às vias públicas. Então, saiba gerenciar o posicionamento dos produtos para não incorrer em problemas com a empresa.
Quais regras a Natura estabelece na venda de produtos e uso da marca?
Muita gente me fala que as regras expostas pela Natura na revenda dos produtos são rígidas demais. Quanto a isso, eu não tenho base para opinar, pois a empresa tem o respaldo para determinar sua operação como achar melhor, isso é fato.
Contudo, diferentemente de outras marcas que nem satisfação dão aos seus clientes, a Natura ainda expõe suas razões, que são:
- Proteção da reputação da marca Natura.
- Prevenir práticas de concorrência desleal entre revendedores, consultores e franqueados.
- As regras visam assegurar o cumprimento das obrigações contratuais da Natura com seus parceiros comerciais.
- Prevenir potenciais riscos aos consumidores.
- Cumprimento máximo das regras tributárias referentes ao modelo de venda direta da empresa.
Como se tornar uma consultora Natura?
Dentre as modalidades de revenda da Natura, o formato de Consultora Natura é o que mais oferece vantagens. Por isso, é a partir dele que seguiremos o passo a passo.
Então, para se tornar uma consultora, você precisa ter mais de 18 anos, CPF próprio e documento de identidade. Em seguida, você acessa a página “Quero ser Consultora Natura” e seleciona a opção de inscrição.
A propósito, aqui é crucial preencher corretamente os formulários de inscrição, tudo é muito simples e rápido.
Vale ressaltar, que nesse processo você pode criar um espaço digital para revender os produtos diretamente da estrutura da empresa. Em seguida, após concluir o cadastro, você recebe o código de consultora e pode comprar os kits de boas-vindas:
- Kit Boas-vindas + Cupons: investimento inicial de R$169,90.
- Kit Boas-vindas + Produtos: investimento inicial de R$102,90.
Portanto, depois de se cadastrar você terá acesso direto à compra de toda a linha de produtos da marca. Se quiser mais detalhes sobre as regras, basta acessar o Guia de Regras e Boas Práticas da Consultoria de Beleza Natura e Avon.
Posso vender Natura na minha loja? O que tirar de tudo isso?
Agora você já tem a resposta e sabe que dá para vender Natura na loja própria apenas em alguns cenários específicos, concorda? Mas é aquele negócio, seguir as regras permite você usufruir de produtos de alta qualidade e reconhecimento.
E outra, é uma alternativa para ampliar a renda mensal e estimular a relevância do negócio. Nesse momento, aproveite o plano de crescimento exclusivo para a rede de consultoras e saia na frente da concorrência.
Gostou do conteúdo de hoje? Acredita que encontrou o que procurava? Então, compartilhe para ajudar outras pessoas e até a próxima!