Por quanto vender mini donuts? Veja a média de preço

Publicado por Lidia Massari em 12 de maio de 2024

O mini donut é a nova sensação do mercado de doces gourmet, pois ele alia beleza, atrai o cliente com finalizações criativas e é altamente lucrativo, mas se você não sabe por quanto vender mini donuts, a fórmula de precificação é simples e direta.

A maneira mais precisa de calcular a média de preço, é considerar custo da receita, rendimento, gastos, despesas e custos indiretos. Por conseguinte, você estabelece sua margem de lucro conforme mercado e concorrência, pronto, é só vender.

Se você quer sair do campo da teoria para aprender na prática qual o valor de donuts para vender, então, chegou o conteúdo que vai solucionar o mistério, confira!

Por quanto vender mini donuts? Aprenda uma receita exclusiva + processo de precificação

por quanto vender mini donuts

A verdade sobre o atual mercado de donuts, é que ele saturou com os mesmos produtos. Não à toa, você encontra muitas lojas de donuts que apostam em produtos mais genéricos.

Daí surgiu o mini donut, produto simples, sem enrolação e que traz o melhor da iguaria popularizada nos EUA.

Falando em preço comercial, as pessoas esperam imediatismo, ou seja, querem rapidamente um número, como se fosse atalho. Contudo, o mercado não funciona assim e, se você insistir no preço de outras pessoas, pode amargar prejuízos severos.

Através da receita abaixo você terá um panorama completo para fazer isso da melhor e mais segura maneira.

Ingredientes

Antes de abordar os ingredientes, queria dizer que a receita é feita em uma máquina própria para mini donuts. Por sinal, é um investimento interessante de baixo custo que transforma a qualidade do produto.

  • 2 ovos
  • 80ml de óleo
  • 100ml de leite
  • 180g de açúcar
  • 260g de farinha de trigo
  • 15g de fermento
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de preparo

Como eu mencionei, o preparo será feito na máquina própria para mini donuts. Porém, a massa é feita à mão, basta seguir os passos abaixo:

  1. Em uma tigela grande, coloque açúcar, ovos e essência de baunilha.
  2. Você não precisa de batedeira, apenas um fuê é suficiente.
  3. Então, mexa vigorosamente até a massa ficar clara e espumosa.
  4. Em seguida, acrescente leite e óleo e volte a misturar para incorporar.
  5. Agora, junte metade da farinha, mexa, adicione o restante e continue mexendo.
  6. Separar a farinha em duas etapas evita grumos na massa.
  7. Por fim, quando você obtiver uma mistura homogênea em textura e cor, coloque o fermento, mexa suavemente e está pronta.

Agora é só transferir a mistura para uma bisnaga e vamos à finalização. Aqueça a máquina conforme as instruções, pincele gotas de óleo no teflon e, com a bisnaga, preencha bem até o nível máximo.

O tempo de cozimento médio é de 8 minutos de um lado e 3 do outro para finalizar. A cobertura pode ser de chocolate fracionado derretido e raspas de chocolate colorido, ou o que a sua criatividade mandar.

Cálculo dos ingredientes e estimativa da margem de lucro

cálculo estimado de mini donuts

Continuando a receita anterior, seu custo de produção fica em torno de R$7,00 a massa e mais R$2,00 a cobertura. Dependendo da caixinha que você usar, ela terá o custo de R$1,00 para 4 unidades de donuts.

Já para caixas maiores, por exemplo, para 12 unidades, o custo sobe para R$2,00. O rendimento médio da receita é de 50 a 56 mini donuts. Exatamente, olha que absurdo, cada mini donut custa R$0,14. Vamos ao cálculo preciso:

  1. Custo médio da receita + embalagem: aproximadamente R$10,00.
  2. Gastos, despesas e custos invisíveis: adicione 30% ao valor da receita para cobrir gastos adicionais, logo, mais R$3,00 ou R$13,00 a receita inteira.
  3. Custo individual por mini donut: cerca de R$,026 a unidade.

Quanto à sugestão de precificação, é uma incógnita. Veja bem, será que compensa vender mini donuts por unidade? Ou se você montasse uma caixinha com 4 ou 6 docinhos não agregaria mais valor?

Se você considerar que esse tipo de produto é perfeito para vender em festas, eventos e aniversários, então, o kit com vários mini donuts é perfeito.

Mas se mesmo assim você preferir vender por unidade, um preço bacana para trabalhar é de R$2,00 sem recheio. Por outro lado, com recheio dá para cobrar entre R$2,50 e R$3,00.

Vai vender na caixinha? Quantos donuts serão, 12 ou 18? Saiba que o valor agregado conta muito no combo, eu já vi pessoas cobrarem cerca de R$26,00 a caixinha com 12 mini donuts. Obviamente, a decoração aqui é extremamente importante.

No vídeo a seguir você encontra todas as informações de que precisa para precificar corretamente sua produção:

Como vender mini donuts e se destacar no mercado

Quando o produto tem apelo natural ao cliente, você encontra mais facilidade para vender. É o caso do mini donut, que viralizou recentemente e todo mundo quer os melhores sabores e combinações.

Nesse momento, você precisa ter o pé no chão, analisar seu mercado e elaborar estratégias diferenciadas, como:

  1. Diversifique sabores e cobertura: no momento de se destacar não existem limites para a criatividade. Com isso, crie combinações ousadas, sabores únicos e invista tempo nas coberturas, a decoração é essencial.
  2. Embalagens exclusivas: capriche nas embalagens, personalize conforme o evento do cliente e tenha embalagens com a sua marca própria. Isso transparece profissionalismo e confiança.
  3. Ações promocionais de impacto: dê descontos na compra de kits, na encomenda de combos e na compra de outras sobremesas. Se puder, faça parcerias com cafeterias, padarias e docerias que não têm o doce.

Por quanto vender mini donuts? Sua realidade é única e você precisa considerar isso!

Em posse de todas as informações de hoje, aposto que você saberá por quanto vender mini donuts em pouco tempo. Lembre-se: conheça seus custos e mapeie as limitações do mercado, isso garante espaço para chegar ao preço justo.

No mais, reforce a qualidade dos produtos, invista em equipamentos eficientes e divulgue sem moderação. Espero ter ajudado você com o conteúdo de hoje, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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