Para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico?

Publicado por Lidia Massari em 20 de agosto de 2024

Para abrir uma farmácia no Brasil hoje, o empreendedor não precisa necessariamente ser farmacêutico ou ter graduação na área, porém, é obrigatório que o comércio tenha a presença de um profissional técnico responsável.

Na realidade, é muito comum que o dono da farmácia seja apenas um empresário experiente na gestão empresarial, desse modo, ele realiza a contratação de um quadro de colaboradores qualificados na prestação de serviços.

Neste conteúdo, pretendo destrinchar tudo sobre o tema se para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico, confira!

Entenda se para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico

para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico

Já imaginou se para abrir uma farmácia no Brasil fosse obrigatório ter formação na área farmacêutica, como isso não atrasaria o desenvolvimento da indústria? Afinal, o acesso à graduação não acompanha o ritmo da expansão do setor farmacêutico.

Por essas e outras que você não precisa ser farmacêutico para finalmente colocar seu pé no empreendedorismo em uma das indústrias mais valiosas hoje.

Quando você para e analisa, é o cenário mais correto para estimular a competitividade entre as grandes redes de farmácia. No fim, isso gera demanda para atender uma oferta em crescimento constante.

Todavia, é fundamental deixar bem explícito que a sua farmácia ainda precisará de um profissional com qualificação acadêmica para atuar como responsável técnico. Sem isso se torna inviável operar o negócio legalmente.

Qual seria o perfil profissional ideal para abrir uma farmácia de sucesso?

Agora que você viu que não há necessidade de graduação, é hora de falar sobre algo muito importante. Não é porque a lei não exige, que você deve simplesmente deixar de lado a questão da qualificação profissional. Ou seja, dinheiro apenas não basta.

Do meu ponto de vista, desenvolver afinidade com a prática é a melhor estratégia para garantir assertividade e sucesso empresarial. Isso funciona em praticamente todo comércio, da oficina mecânica à loja de material de construção.

Veja qual seria o perfil ideal, não obrigatório, mas desejável, para reduzir os erros no gerenciamento da farmácia:

  • Formação Superior em Farmácia com diploma reconhecido pelo MEC.
  • Registro junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF) do seu estado.
  • Conhecimento acerca da Legislação Sanitária, como normas da Anvisa.
  • Habilidades e conhecimentos gerenciais específicos da área.
  • Competências empreendedoras que se traduzem em mais resultados.

Naturalmente, se você tem muito dinheiro, você contrata profissionais que tenham todas as características acima. Entretanto, aquele “feeling” profissional que você teria com uma boa qualificação na área, pode fazer falta lá na frente.

O setor farmacêutico está em constante crescimento, e acompanhar as mudanças de perto exige dinamismo e uma visão aguçada sobre as tendências!

Quem pode abrir uma farmácia: principais pontos que você deve entender

Quem pode abrir uma farmácia

Se ainda não ficou claro, qualquer pessoa pode abrir uma farmácia, desde que a sua equipe de colaboradores tenha qualificação. Isso também se aplica às franquias de farmácia, que em sua maioria, costumam ser de manipulação.

Farmacêutico Responsável Técnico

Toda farmácia deve obrigatoriamente contratar um Farmacêutico Responsável Técnico (RT). E mais, este profissional também precisa de registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado de origem do comércio.

Nesse contexto, o profissional está sob a regulação do Conselho Federal de Farmácia, que segundo a Resolução n°577/13, deve exercer:

  • Orientação técnica das atividades farmacêuticas.
  • Conformidade das ações da farmácia a partir das diretrizes da profissão.
  • Orientação quanto à conservação, armazenamento e uso de medicamentos.
  • Garantir máxima conservação e integridade das medicações.
  • Assegurar controle minucioso e registro das substâncias que representam controle especial e documentos em geral.

Toda a responsabilidade pela execução das boas práticas farmacêuticas e prestação de contas pela gestão dos medicamentos recai sobre o responsável técnico pela unidade.

Pode trabalhar em farmácia sem ter curso?

Uma farmácia não funciona apenas com o empresário e o farmacêutico responsável. Nada disso, a agilidade hoje é um diferencial competitivo de muito valor e pode representar uma margem maior de faturamento.

Então, você precisará de uma equipe complementar, com atendentes, repositores de estoque e, às vezes, até gerente. Nesse caso, pode trabalhar em farmácia sem ter curso?

Sim, seus atendentes não precisam obrigatoriamente de formação superior no Curso de Farmácia. Claro, desde que haja o farmacêutico responsável que atua como eixo operacional e legal do negócio.

Por outro lado, a recomendação é apostar na contratação de colaboradores que tenham alinhamento com o segmento. Por exemplo, contratar profissionais que estejam cursando Farmácia é estratégico e fortalece a operação, avalie muito bem isso.

Qual o valor médio para abrir uma farmácia?

Qual o valor médio para abrir uma farmácia

De forma geral, para montar uma farmácia de pequeno porte você deve considerar pontos como: infraestrutura, compra de estoque inicial, licenças e alvarás, equipamentos e soluções tecnológicas e capital de giro inicial.

Então, o investimento varia significativamente de acordo com o escopo do projeto. Se eu tivesse que chutar, seria algo em torno de R$150 a R$300 mil para montar uma estrutura eficiente, operacional e alicerçada.

É muito importante fazer um levantamento preciso em sua região, principalmente quanto à localização e aquisição do terreno.

Para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico? A conclusão que você precisava!

Muito se fala em franquia de farmácia hoje em dia, pois as franquias estão com tudo. Só que no setor farmacêutico, a verdade é que pouquíssimas marcas atuam na modalidade de franqueamento, a exemplo da franquia Drogasil.

Outros nomes também são muito conhecidos, como a Drogaria Araújo, empresa que muitos gostariam de ter uma loja da rede.

Em conclusão, agora que você sabe que para abrir uma farmácia precisa ser farmacêutico só o profissional técnico, tudo fica mais simples. Siga em frente com o negócio, monte um planejamento robusto e almeje o sucesso, o resto vem com o tempo.

Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário