Desde a sua fundação até hoje, a fábrica da Pitú está localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, no Pernambuco, que é onde a Pitú é produzida e distribuída por todo o país, inclusive no exterior, chegando a mais de 50 países.
Falou em aguardente brasileira de qualidade, logo surge a cachaça Pitú, trazendo seu famoso camarão de água doce e uma grande variedade de produtos. Hoje eu falo sobre um pedacinho da história de uma das principais indústrias do país, confira!
Descubra tudo sobre onde fica a fábrica da Pitú no Brasil
Nos últimos 86 anos, a Pitú tem produzido seus produtos a partir do mesmo endereço, que é a cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Foi lá que a empresa surgiu e é lá que ela envasa e engarrafa todo o seu portfólio.
Tudo isso só foi possível porque na época seus fundadores compraram o Engenho Arandú, mais tarde renomeado para Engenho Pitú. Isso aconteceu em 1945, data que marca o início da produção da famosa aguardente de cana em destilaria.
Desde então, a Pitú investiu continuamente em expansão e capacidade produtiva, culminando na compra de novas instalações em 1974. Agora, às margens da BR-232 e com novos equipamentos, a Pitú consolidou o crescimento até os dias de hoje.
Portanto, ainda hoje a Pitú está localizada na Avenida Áurea Ferrer de Moraes, no município de Vitória de Santo Antão. A cidade fica apenas a 50km da capital Recife.
Características e informações relevantes sobre o parque fabril da Pitú
A pequena indústria que começou com um engenho, ganhou proporções inimagináveis para dar conta da crescente demanda. Abaixo você pode conferir alguns detalhes que tornam a Pitú a maior engarrafadora de aguardente do Norte e Nordeste:
- Parque fabril de 18.500 m² de área construída.
- Equipamentos de última geração e tecnologia de ponta.
- Processos de engarrafamento e armazenamento 100% automatizados.
- A fábrica emprega cerca de 600 funcionários.
- Em 2018, a Pitú investiu cerca de 15 milhões em equipamentos modernos de tancagem para aprimorar sua produtividade.
- O portfólio atual da empresa gira em torno da aguardente, onde produz 9 rótulos diferentes, inclusive de cachaça premium.
- A companhia engarrafa e comercializa quantidades superiores a 100 milhões de litros de bebidas todos os anos.
O mais curioso é que a Pitú começou produzindo bebidas em geral e vinagre. Pouco tempos depois é que passaram a envasar aguardente, que seria o carro-chave do seu crescimento.
Em 2019, a Pitú sondou a região de São Paulo para investir em uma nova fábrica. Contudo, não encontrei informações oficiais da empresa que afirmam se a Fábrica da Pitú em São Paulo foi em frente ou se eles desistiram do investimento.
Será que tem como visitar a fábrica da Pitú em Pernambuco?
Sim, diferentemente de outras indústrias que vetam a visitação do público, a Pitú permite visitas à fábrica de Vitória de Santo Antão. Inclusive, a companhia faz questão de reiterar o convite para o Centro de Visitações da Pitú.
O espaço foi desenvolvido para agradecer os consumidores pela preferência ao longo de décadas no mercado. Além do mais, a companhia compartilha detalhes e curiosidades da sua história e o processo de fabricação na íntegra.
Os visitantes ainda ganham lembrancinhas ou produtos exclusivos da loja que funciona no local. Se achou interessante, anote aí que o horário de funcionamento é de segunda à sexta das 9h às 16:30. Aos sábados, a visitação acontece das 9h às 13h.
Você já conhece a história da Engarrafamento Pitú?
A Pitú foi fundada em 1938, por meio da união de três empresários audaciosos para a época. O trio, composto por Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer e José Ferrer de Moraes, deu início às atividades com a produção de vinagres e bebidas em geral.
Contudo, a predisposição dos consumidores pela famosa “branquinha”, levou o trio a produzir aguardente. Dessa forma, aos poucos eles reinvestiram no crescimento, posicionamento da marca e refinamento da linha de produtos.
Já em 1970, a Pitú deu início ao seu processo de exportação, primeiramente para a Alemanha, que serviu como porta de entrada para a marca ganhar a Europa e depois o mundo.
- Hoje a Pitú é exportada para mais de 50 países.
- A marca é líder em países como Alemanha, Áustria, Grécia, Espanha, Portugal, Suíça, México, Canadá e Argentina.
- Seu portfólio com mais de 9 rótulos de aguardente ajudou a Pitú a se tornar a maior exportadora de cachaça do Brasil.
Quem são os donos da Pitú?
A Pitú se manteve uma empresa privada e está sob a gestão da família Ferrer, que é a família fundadora da marca. Nesse contexto, falamos da quarta geração da família que conduz as decisões e a expansão da companhia.
O nome que consta na direção da empresa é de Alexandre Ferrer, que é neto do fundador Severino Ferrer de Moraes.
Saber onde fica a fábrica da Pitú é conhecer a história de umas das maiores indústrias do país
Tradição e respeito pela sua trajetória são marcas registradas da Engarrafamento Pitú Ltda. Afinal, como você viu onde fica a fábrica da Pitú, a companhia mantém suas raízes firmes em solo pernambucano, onde tudo começou.
Todavia, isso não impediu a empresa de buscar novos mercados e se expandir pelo mundo, levando seus produtos de alta qualidade e que representam a cultura brasileira. Achou as informações interessantes? Então, compartilhe e até mais!