O mercado brasileiro de arte é versátil e permite que os artistas vendam seus trabalhos por meio de diferentes canais e estratégias, então, se você quer aprender como vender desenhos feitos a mão, a melhor alternativa é explorar o universo digital.
Expor seus trabalhos em plataformas específicas para artistas, como Etsy, Saatchi Art e Colab55, gera visibilidade inestimável para tornar sua arte conhecida. Quer aprender como começar a vender desenhos e criar uma carreira na área? Confira!
Aprenda como vender desenhos feitos a mão com 4 dicas sensacionais
Todo artista talentoso sente o desejo de comercializar seu trabalho e o tornar conhecido no meio artístico. Se antigamente isso representava um desafio enorme, hoje tudo é mais simples por causa da internet, a exemplo de quem vende arte no Canva.
Além da possibilidade de montar perfis nas redes sociais para ter um canal de comunicação direta com uma audiência moderna, hoje em dia você encontra uma série de plataformas feitas para conectar artista e cliente, é isso que você aproveita agora.
1. Como vender desenhos feitos à mão na internet
A internet é o principal meio comercial para quem sonha em ganhar dinheiro com desenho, não tem outro jeito. Isso porque a plataforma digital se torna uma vitrine com potencial para atingir milhões de pessoas em poucos minutos.
Outro ponto que vale destacar, é que o usuário desse tipo de plataforma já tem um objetivo claro: comprar arte.
Tudo que você precisa fazer é identificar o canal que combina melhor com seu estilo de desenho para alinhar ao público-alvo. Confira alguns dos melhores sites para vender ilustrações e desenhos feitos à mão:
Plataforma Etsy
A Etsy é simplesmente uma das maiores plataformas globais dedicadas à venda de arte. Então, se você quer ter a oportunidade de atingir um público internacional, compensa aproveitar as ferramentas intuitivas e as estratégias de marketing.
Plataforma Saatchi Art
A Saatchi Art se assemelha a uma galeria de arte online. Nesse caso, é ideal para desenhistas e artistas que desejam atingir um público mais maduro, sério e que ama as vertentes da arte. Veja suas vantagens:
- Suporte de curadoria.
- Oportunidade única de exposição.
- Eleva o conceito da sua arte.
- Atuação em mais de 100 países.
- 12 milhões de visualizações por mês.
Plataforma Colab55
Já a Colab55 é uma plataforma brasileira que viabiliza a oportunidade para artistas brasileiros venderem suas artes e desenhos. O objetivo principal é que o desenhista transforme seus desenhos em criações e produtos personalizados, vale a pena conferir.
Plataforma Zazzle
Por último, a Zazzle é uma plataforma americana que conecta o artista à personalização de produtos através dos seus desenhos. Sendo assim, se você procura diversificar seu trabalho e chegar até consumidores que têm apreço pela personalização, é uma alternativa imperdível.
No entanto, se você prefere a zona de conforto, você sempre pode recorrer ao Mercado Livre e à plataforma Elo7. Vale dizer que ambas não têm tanto foco na comercialização de desenhos feito a mão em si, mas compensa experimentar!
2. Mercados locais e feiras são uma grande oportunidade
Quer dizer que você é um artista raiz, daqueles que ainda consideram a venda de quadros uma moda atemporal? Por isso você dá preferência à venda física dos desenhos? Sem problemas, ainda há mercado para ganhar dinheiro com desenho assim.
Nesse cenário, você pode visitar os mercados locais da região, principalmente os mercados de produtos artesanais. Para isso é interessante conhecer o público que frequenta o local para alinhar a arte às preferências de consumo.
Afinal, não adianta tentar vender desenhos de arte moderna, se o público em potencial valoriza a arte clássica. Isso também vale para as feiras, onde você pode montar uma exposição chamativa.
Como montar uma exposição de feira estratégica e lucrativa
- Apresentação visual: capriche em uma exibição profissional, organizada e atraente para chamar atenção.
- Produtos diversificados: aposte na diversificação dos desenhos, formatos e temas.
- Interação pessoal: desenvolva uma história para cada desenho, isso estimula o laço emocional no cliente e aumenta a chance de vender.
- Precificação competitiva: ainda que seja complexo precificar um desenho, faça isso de maneira justa para valorizar seu trabalho.
- Material de apoio comercial: tenha em mãos cartões de visita com suas informações de contato e redes sociais.
3. Entenda como vender desenhos nas redes sociais
Você quer muito aprender como vender desenhos feitos a mão, mas ainda não usa as redes sociais? Então talvez seja o momento de parar e repensar sua abordagem profissional. Isso porque as redes sociais são uma vitrine valiosa para o desenhista.
No seu lugar, eu focaria mais no Instagram porque é uma rede social que apela para o visual e interação rápida. Sendo assim, faça publicações diárias dos desenhos, crie pequenos vídeos mostrando o processo de criação e dicas para novos artistas.
A partir do Instagram é possível direcionar o cliente à finalização da compra, um site profissional ou simplesmente ao WhatsApp. Lembre-se de oferecer um atendimento atencioso e ágil, e não deixe de tirar vantagem das ferramentas de marketing.
4. Faça parceria com lojas locais de forma personalizada
Algumas regiões do país são conhecidas por ter uma veia artística forte e abundante. Se este é o seu caso, saiba que dá para fazer parceria com comércios e lojas locais. Assim, você torna o seu trabalho conhecido e desfruta da exposição orgânica.
Porém, nem todo comércio representa uma parceria natural. Pelo contrário, é preciso identificar os canais de veiculação mais favoráveis, veja alguns:
- As lojas de artesanato costumam valorizar o trabalho artístico manual.
- Os bistrôs e cafés podem se aproveitar dos desenhos para compor a decoração e a finalização dos ambientes.
- As boutiques de moda prezam pelo design moderno e exclusivo.
- As lojas de utilidades e souvenirs dão preferência a desenhos únicos.
- Já as galerias de arte e centros culturais são mais desafiadores, mas vale a pena explorar.
Quem aprende como vender desenhos feitos a mão abre inúmeras portas para empreender
Uma vez que a pessoa aprende os macetes sobre como vender desenhos feitos a mão, outras dúvidas surgem, como: será que vender desenhos feitos à mão dá dinheiro? É possível viver disso?
A resposta é sim, comercializar arte pode ser uma atividade muito lucrativa, mas nada fácil. Afinal, enxergar beleza na arte é subjetivo e depende de uma série de fatores.
Por isso, o mais importante é se manter fiel às suas raízes, investir em conhecimento e seguir as dicas deste conteúdo. Espero que as sugestões de hoje possam ser o primeiro passo de uma carreira de sucesso, até a próxima!