Loja pode proibir de experimentar roupa?

Publicado por Jéssica Trabuco em 1 de fevereiro de 2023

Muita gente se pergunta se realmente uma loja pode proibir de experimentar roupa. Se você é uma dessas pessoas, vai gostar do meu texto porque eu vou explicar isso de uma vez por todas e não vai restar dúvidas. 

Encontrei vários casos de pessoas super chateadas por não terem conseguido ver como uma peça ficaria no corpo e eu entendo demais isso. Eu acredito que não compraria em um lugar assim. 

Só que existe uma diferença entre causar um desconforto e agir fora da lei, você concorda? O que é preciso analisar também é até que ponto o empreendedor precisa oferecer somente o que é obrigatório para o seu cliente. 

Muita coisa para se pensar, não é? Eu sei! Meu convite, no entanto, é que continue comigo até o final para entender melhor esse assunto, seja para montar sua loja ou para quando se deparar com essa situação. 

Afinal, uma loja pode proibir de experimentar roupa?


Loja pode proibir de experimentar roupa

Pode parecer absurdo ao pensar de primeira, mas uma loja pode proibir o cliente de experimentar roupa sim. Não existe nenhuma lei que obrigue que lojas que vendem roupa tenham provadores ou até que permitam que as peças sejam provadas, mesmo no salão. 

Essa é uma questão que deve ser pensada e resolvida exclusivamente pelo estabelecimento. Faz parte das suas políticas e não fere nenhum direito do consumidor. 

Proibição de experimentar roupas íntimas e biquínis


Eu confesso que só vi proibição de experimentar roupas comuns durante a pandemia da Covid-19 e por questão de saúde. Fora isso, o que é bastante comum é a proibição de vestir peças íntimas e roupas de banho. 

Nesse caso eu acho super compreensível e acredito que as pessoas nem se importam. Afinal é uma questão de saúde, não é? É para evitar a proliferação de algumas doenças e eu acho ok. 

Na minha opinião essa é uma questão que você pode implementar no seu negócio, mas a proibição geral vai te causar problemas e eu vou te explicar o motivo. 

Importante: Essa proibição vai te fazer vender menos!


Eu acho que se o objetivo é ser empreendedor de sucesso, não dá para levar em consideração somente o que não é obrigado. Sabe? Para ganhar dinheiro vendendo um produto, é preciso pensar muito na experiência do consumidor, dando a ele a melhor possível!

Apesar de não ser contra a lei, quando um estabelecimento que vende peças de roupa não permite que o cliente experimente, ele meio que está criando uma barreira para que a compra seja efetuada. 

Eu não sei você, mas eu não me sinto nada segura de comprar uma roupa sem vestir primeiro. Numeração não é garantia de serventia! Existem modelos diferentes, com costuras e caimentos que não seguem esse padrão de número. 

Por isso, eu acho que não ter provador é um dos piores erros que você pode cometer tendo sua loja! Não faz sentido querer vender esse produto e não facilitar ao máximo que o cliente goste e queira levar para casa. 

A melhor maneira de cativar a pessoa com uma peça é justamente incentivando que ela experimente, porque caindo bem no corpo, o desejo aumenta e fica mais fácil que ela leve para casa. 

Comprei um produto e não serviu, posso devolver?


Se você comprou uma roupa que não serviu, mesmo em uma loja física sem provador, a empresa não é obrigada a fazer a troca. Na verdade, essas condições que algumas marcas fazem, são meras gentilezas e não obrigações. 

A lei só obriga substituições no caso de algum defeito. Aí o prazo é de até 30 dias para resolução total da situação. 

Entenda a Lei do Arrependimento


Talvez você esteja se perguntando sobre a Lei que dá o direito do consumidor se arrepender da compra. Ela existe e te dá um prazo de 7 dias para isso, mas não funciona para todas as situações. 

O cliente pode desistir do que comprou nesse período, independente do motivo, seja porque não deu, porque não gostou ou porque pensou melhor e não deveria gastar o dinheiro. Só que isso só é válido para quem efetuou o negócio fora do estabelecimento, seja por telefone, e-mail ou através da internet. 

Dentro desse prazo e feito por meio dessas plataformas, a empresa é obrigada a atender a necessidade do seu consumidor. 

Fique ligado!


Como empreendedor você já sabe que sua loja pode proibir de experimentar roupas, mas que isso pode te prejudicar seriamente. Além de manchar a sua imagem porque vai causar chateação nos clientes, o seu faturamento vai cair mês a mês. 

Como cliente, fica nas suas mãos a decisão de escolher comprar produtos em um lugar desse ou não. Caso você não tenha absoluta certeza sobre suas medidas, é melhor procurar outro estabelecimento, não é não?

Bom, a decisão nos dois casos é de vocês, mas eu espero que meu texto tenha dado luz a esse assunto.

Agradeço muito a sua companhia por aqui hoje e te desejo sucesso por aí. 

Boa sorte!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Muito obrigado por tirar minha dúvida sobre o assunto fui em uma loja e não tinha lugar para experimentar as roupas achei muito chato e nem comprei simples assim 😕

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