iPlace é franquia? Descubra se é possível abrir uma loja do tipo

Publicado por Lidia Massari em 1 de julho de 2024

Enquanto o brasileiro comum só deseja ter um iPhone novinho, a esperança dos empreendedores entusiastas das novas tecnologias é montar um negócio com a marca Apple, e o mais próximo disso hoje é a iPlace, mas será que a iPlace é franquia?

Tudo aquilo que cerca os produtos da empresa norte-americana, geralmente levanta mais dúvidas do que respostas.

Isso porque a multinacional estabeleceu sua marca em torno da exclusividade de seus produtos e serviços. Acompanhe a leitura e descubra se é possível abrir uma franquia da iPlace!

Será que a iPlace é franquia? Descubra se é possível abrir uma loja da rede

iPlace é franquia

Eu sei que você provavelmente chegou aqui com muita expectativa e ansiando por respostas satisfatórias quanto à franquia iPlace. Contudo, infelizmente a iPlace não trabalha com a modalidade de franquia, ou seja, não é possível abrir uma loja da marca.

Nesse caso, a expansão através de novas lojas estrategicamente posicionadas, é feita inteiramente por uma gestão interna. Em partes, a decisão de não viabilizar franquias pode ter relação com a representação comercial exclusiva da marca Apple.

Veja bem, a iPlace nasceu em 2011, a partir de uma parceria de exclusividade com a Apple. Dessa forma, ela passou a representar comercialmente a norte-americana e, ao longo desses últimos anos, se consolidou como especialista em produtos Apple.

Inclusive, a denominação correta para a iPlace é “Apple Premium Reseller”, ou seja, uma “Revendedora Premium da Apple”. Sua revenda autorizada se estende à oferta de toda a linha de produtos da marca, bem como serviços especializados.

Quem é o dono da iPlace?

A empresa por trás das operações conjuntas entre iPlace e Apple é o Grupo Herval, uma empresa gaúcha que nasceu em Santa Maria do Herval (RS). Inicialmente, acredite se quiser, o grupo era chamado de Madeireira Herval.

A empresa, que nasceu como uma madeireira, evoluiu rapidamente e expandiu sua atuação para além do setor madeireiro. Não à toa, quando a Apple realizou a sondagem em busca de parceiro comercial no país, a Herval já distribuía produtos HP.

Por conseguinte, no momento em que a Apple “puxou conversa”, os responsáveis pela Herval embarcaram imediatamente na ideia. Afinal, a oportunidade de representar oficialmente uma marca da relevância da Apple não surge todo dia.

Quantas lojas da iPlace tem no Brasil hoje?

Embora a iPlace tenha sido oficialmente fundada em 2011, por motivos de adaptação às diretrizes da Apple, já em 2010 surgiam as primeiras unidades desta nova “fusão”.

Na época, o grupo queria mostrar serviço e, de cara, inaugurou duas lojas. As cidades escolhidas foram Porto Alegre e Caxias do Sul. Desde então, a empresa consolidou seu espaço no mercado anualmente, e hoje, leva muita gente a se perguntar se a iPlace é franquia.

A iPlace divulga que, atualmente, a rede tem mais de 140 lojas por todo o Brasil, além de 1 unidade no Uruguai. Todas as lojas são operadas pelo Grupo Herval, e cada nova unidade é um esforço conjunto entre o grupo e a própria Apple.

Como ser um franqueado iPlace?

Como ser um franqueado iPlace

Se a iPlace é franquia exclusiva do Grupo Herval, será que existe algum tipo de parceria? Ou seja, tem como ser um franqueado iPlace de outra maneira? Eu não diria que é bem uma atuação como franquia, mas uma parceria de excelência.

Olha só, o Grupo Herval desenvolveu a iPlace Distribuição, que é uma oportunidade para revendedores autorizados Apple. Aliás, isso também se aplica aos empreendedores que têm intenção de revender produtos Apple.

Como funciona a iPlace Distribuição?

  1. Caso você tenha ou represente uma empresa varejista, cadastre o CNPJ na plataforma iPlace Distribuição.
  2. Acesse diretamente as ofertas no site e preencha o formulário para um atendimento exclusivo.
  3. Através do e-commerce, sua empresa habilitada consegue escolher os produtos que deseja revender.
  4. Inclusive, você tem acesso imediato às cotações com descontos por volume.
  5. Por fim, dá para se candidatar ao status de Revendedor Tier 2, pois a iPlace faz a intermediação da organização ao ID Apple.

Achou interessante a possibilidade de atuar como uma empresa revendedora Apple? Então, acesse o site oficial da iPlace Distribuidora e preencha o formulário de interesse!

Se a iPlace é franquia? Agora você sabe a verdade!

É absurdo a quantidade de pessoas que acham que a iPlace é franquia, talvez pela sua presença incontestável nos maiores centros comerciais e shoppings do país.

Todavia, a empresa tem gestão exclusiva e uma parceria ainda mais especial com uma das multinacionais mais valiosas do mundo.

No lugar da iPlace, até eu pensaria bem para abrir franquia, pois atender às rigorosas diretrizes e exigências da Apple exige um esforço absoluto. Por conseguinte, o retorno precisa ser igualmente valioso, do contrário não faria sentido, concorda?

Apesar disso, você viu que ainda dá para empreender com a iPlace, basta ter disposição para seguir o modelo de distribuição. Espero muito que tenha gostado das informações, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário