Franquia IGA: qual o valor da franquia de escola de gastronomia?

Publicado por Lidia Massari em 14 de junho de 2024

Se você decidiu investir no setor gastronômico brasileiro e escolheu a franquia IGA para representar seus objetivos e interesses, saiba que o investimento atual é a partir de R$265 mil para você implantar uma escola de gastronomia na sua região.

Então, caso o seu perfil seja mais gerencial do que de um chef propriamente dito, a IGA traz uma grande oportunidade para você empreender no setor e, assim, compartilhar o que a gastronomia oferece de melhor. Acompanhe a leitura e entenda a promessa da IGA Brasil!

A franquia IGA e a sua oportunidade no setor gastronômico brasileiro

franquia IGA

O IGA (Instituto Gastronômico das Américas) consiste em uma rede de escolas gastronômicas que se espalham por toda a América Latina. Hoje, com mais de 23 anos de atuação, a IGA nasceu na Argentina em 2001.

Desde então, a escola de gastronomia costurou seu caminho por países como Brasil, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Atualmente, a escola já formou e certificou mais de 500 mil alunos, através de 160 unidades com foco na profissionalização.

Como resultado, a IGA se consagrou como a maior rede de escolas especializadas em gastronomia da América Latina. Para os alunos, a IGA representa uma chancela internacional na aquisição de conhecimento em um dos setores que mais crescem hoje em dia.

Enquanto os empreendedores aproveitam uma oportunidade sólida de atuar em um mercado que movimentou mais de R$8,5 bilhões em 2022. No Brasil, a franquia chegou em 2008, de lá para cá, soma mais de 85 escolas em cerca de 20 estados.

Quanto custa a franquia do IGA? Um raio-X completo da empresa

A franquia da IGA oferece hoje o modelo de loja, com estrutura que comporta uma escola gastronômica completa. Como eu mencionei na abertura do conteúdo, o investimento é a partir de R$265.000,00, mas seus dados mudam conforme o projeto:

  1. Modelo comercial: formato de loja (escola) de 90m² a 600m².
  2. Capital para instalação: entre R$165.000,00 e R$540.000,00.
  3. Taxa de franquia: varia de R$50.000,000 a R$65.000,00.
  4. Capital de giro médio: oscila entre R$20.000,00 e R$50.000,00.
  5. Investimento inicial: a partir de R$265.000,00 até R$655.000,00.
  6. Payback do investimento: de 18 a 30 meses em média.
  7. Breaking Even: ponto de equilíbrio a partir do décimo mês de atuação.
  8. Faturamento mensal médio: acima de R$130.000,00.
  9. Lucratividade média: entre 20% e 30% sobre faturamento.
  10. Royalties: 8% sobre faturamento bruto.

Vale dizer como curiosidade, que a franquia IGA tem o renomado Chef Érick Jacquin como embaixador. Na prática, isso traz mais confiança no trabalho que a empresa desempenha em seu dia a dia através dos franqueados

Como funciona a franquia IGA no dia a dia do franqueado?

Falar em investir em uma escola de gastronomia pode parecer abrangente demais. Então, o franqueado IGA tem o dever de lidar com aspectos como a gestão da escola de gastronomia e o atendimento aos seus alunos matriculados.

Além disso, é imprescindível garantir um nível educacional de qualidade superior que se alinhe às diretrizes da matriz. Na verdade, a operação é muito similar à franquia de uma escola de inglês, onde a satisfação dos alunos é o objetivo primário.

Responsabilidades e deveres do cotidiano do franqueado IGA

  • Coordenação profissional das aulas práticas, bem como teóricas.
  • Promoção diária para captação e manutenção de alunos.
  • Gestão de recursos humanos (RH) e materiais.
  • Alinhamento máximo aos padrões de qualidade próprios da matriz.
  • Estimular ações que favoreçam a reputação da marca.

Embora pareçam apenas detalhes, é crucial compreender o que a empresa espera de você antes de gerir sua unidade própria.

Diferenciais da franquia da IGA que formam uma proposta interessante

como se tornar franqueado IGA

Conforme o mercado das franquias se consolida como o empreendimento do futuro, mais as empresas padronizam seus diferenciais. Porém, olhar nas entrelinhas antes de investir é uma estratégia que garante mais confiança e segurança.

No caso da IGA franquia, a empresa possui um modelo comercial que eles consideram escalável. Isso porque há demanda crescente e o formato de escola gastronômica é suscetível à replicação, logo, você pode ser multifranqueado.

Portanto, além do benefício de estar em um setor que cresce ano após ano, o Instituto Gastronômico das Américas oferece:

  • Suporte contínuo em questões com marketing, treinamentos e operações recorrentes.
  • Sua expansão internacional fortalece o posicionamento da marca e amplia seu reconhecimento entre a concorrência, logo, mais alunos.
  • O payback do investimento é relativamente pequeno, onde você atinge o ponto de equilíbrio a partir do décimo mês.

Como se tornar franqueado da IGA Escola de Gastronomia Brasil?

Até aqui você gostou do que viu a respeito da IGA como franquia de escola de gastronomia? Então, você precisa compreender os passos para implantar uma unidade da rede.

Via de regra, é necessário preencher um formulário simples de contato inicialmente. Em seguida, a equipe de expansão responderá ao seu interesse e dará continuidade ao processo de adesão, ou se preferir, apenas para tirar suas dúvidas.

Na sequência, provavelmente a empresa fará uma entrevista completa com você para conhecer melhor seu perfil. Isso é vital para alinhar objetivos e perspectivas comerciais.

Por fim, caso você esteja de acordo com a COF (Circular de Oferta de Franquia), basta assinar o contrato, efetivar o pagamento das taxas e aguardar o processo de inauguração da sua escola de gastronomia. Anote aí os canais de contato com a empresa:

  1. Site: iga-la.com/franquicias/
  2. Telefone: (31) 8379-9680
  3. Formulário: iga-la.com/bra/#contacto_ancla

Vale a pena investir na franquia IGA no setor brasileiro de gastronomia?

Veja bem, para determinar se vale a pena ou não investir na franquia IGA, você precisa primeiramente se perguntar: “Eu tenho o perfil ideal para gerir uma escola de gastronomia?”, “A IGA oferece tudo que eu procuro em uma empresa no setor gastronômico?”, “Minha experiência de gestão é suficiente para gerir uma escola?”.

Ao longo da nossa conversa, ficou mais do que claro que a IGA tem muita experiência, é destaque no cenário gastronômico da América Latina e oferece uma oportunidade real para você empreender, mas cabe a você ligar os pontos.

Seja qual for a sua escolha, espero muito que as informações deste conteúdo apontem o caminho certo a você, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário