Franquia de gelato: 5 boas opções para abrir

Publicado por Lidia Massari em 8 de agosto de 2024

Já que o mercado de sorvetes brasileiro indica expansão, é fundamental monitorar as tendências, além de ficar por dentro das últimas novidades em franquia de gelato, pois a gelateria artesanal conquistou a preferência do brasileiro.

Geralmente, são empresas com modelos operacionais enxutos, produtos diferenciados em sabor e frescor e uma escalabilidade interessante para quem busca evoluir no mercado nacional da gelateria, é isso que você almeja?

Então, acompanhe a leitura e saiba quanto custa franquia gelato atualmente, está imperdível!

Hoje você vai se surpreender com 5 opções de franquia de gelato

franquia de gelato

Quando entramos no ramo alimentício brasileiro, encontramos diferentes negócios em potencial, mas a gelateria se destaca.

A combinação de produtos naturalmente vendáveis, consumo consolidado entre os brasileiros e alta qualidade dos produtos, cria um dos modelos de negócios mais promissores hoje.

Mas para aproveitar a crescente procura por franquia de gelato, primeiramente, eu recomendo você conferir a lista abaixo.

1. Franquia Puro Gelato

Para abrir a lista, apresento a franquia Puro Gelato, uma empresa que preza pelo processo produtivo artesanal em cada detalhe. Com 16 lojas abertas e um plano de expansão que mira os principais centros comerciais, sua proposta une três eixos.

Além da gelateria com seus 27 sabores de gelato italiano, a Puro Gelato também é cafeteria e confeitaria. Nesse contexto, o franqueado pode atuar a partir de uma oferta completa que cativa o cliente em diferentes etapas do consumo.

  1. Investimento inicial: a partir de R$650 mil no modelo completo de loja.
  2. Faturamento mensal médio: potencial de R$159 mil.
  3. Payback: acontece entre 18 e 24 meses.

Vale ressaltar que o investimento cobre aspectos como: obras/marcenaria, projeto arquitetônico, despesas administrativas pré-operacionais, estoque inicial, taxa de franquia e muitas outras despesas. Para saber mais detalhes, acesse este link.

2. Gelateria Stuppendo

A Gelateria Stuppendo foi fundada há 28 anos pelo empresário, chef e apresentador Edu Guedes. Nos primeiros meses de operação, a franquia teve que se reinventar para atender às expectativas dos clientes.

Isso porque a infraestrutura operacional para vender gelato ainda estava em seu começo, logo, tudo era importado da Itália. Porém, com bons produtos, muita adaptação e vontade de oferecer produtos naturais, a Stuppendo superou os desafios.

Hoje, a marca de Edu Guedes em parceria com sua mãe, Leila Pega, e participação de seu irmão, Leonardo Guedes, consolidou seu espaço. Afinal, são mais de 10 premiações, 800 sabores de sorvete e 1.000 mil receitas elaboradas.

Quer saber quanto custa a franquia Stuppendo? Bem, a empresa não divulga investimento, capital de giro, tampouco faturamento. Desse modo, recomendo você acessar a página da franquia de gelato Stuppendo para solicitar contato!

3. Cuor di Crema

Cuor di Crema

A Cuor di Crema é uma das precursoras do modelo de franquia de gelateria no Brasil. Na verdade, a marca foi uma das primeiras franquias a atuar diretamente com o gelato italiano. Com isso, ela ajudou a moldar o mercado.

Hoje em dia, sua rede é formada por 15 unidades, atua em 5 cidades e 2 estados, onde todos compartilham de produtos 100% naturais. E quando eu falo naturais, é porque a empresa não utiliza aromatizantes ou conservantes nas receitas.

Através de dois modelos comerciais, a Cuor di Crema entrega aos franqueados a loja de rua e de shopping, além de um quiosque altamente personalizado.

Loja de rua e shopping

  1. Investimento médio: a partir de R$480 mil.
  2. Taxa de franquia: R$50 mil.
  3. Faturamento médio anual: mais de R$800 mil.
  4. Lucratividade: fica na média de 15% sobre o faturamento.
  5. Retorno do investimento: de 24 a 36 meses.
  6. Royalties: 5% sobre o faturamento bruto.
  7. Ponto de equilíbrio: cerca de 6 meses.

Quiosque Cuor di Crema

O que muda da loja para o quiosque, além da proposta de operação é claro, é apenas o investimento. Nesse contexto, você deve investir em média R$380 mil.

4. Franquia Gelato Borelli

Já a franquia Gelato Borelli é talvez uma das que mais crescem atualmente no segmento da gelateria nacional. O que justifica isso, é que a franquia alcançou mais de 200 unidades, onde 50 estão em processo de implantação.

Também, quando você descobre que o faturamento anual médio é de R$2 milhões, se torna uma alternativa realmente única. Quanto ao investimento inicial, falamos de valores que flutuam na casa de R$790 mil, com payback em até 36 meses.

A taxa de franquia é de R$60 mil, mas a empresa não deixa claro se está incluso no investimento total. Então, se você quer investir em uma marca em franco crescimento, com suporte contínuo e o verdadeiro gelato italiano, avalie sua proposta.

5. Belari Gelato Artesanal

Belari Gelato Artesanal

Para fechar a lista sobre franquia de gelato com uma opção bacana, trago a Belari Gelato Artesanal. Seus produtos têm alta qualidade, uma produção 100% artesanal, receitas autorais, zero conservantes, aditivos e corantes.

Inclusive, sua produção é diária e o cardápio está em constante evolução, pois a empresa entende que as preferências dos consumidores também mudam com grande frequência.

Um ponto que destaca a franquia Belari é a diversidade de produtos, que engloba: Bela Petit, Bela Brownie, Bela Taça, Cocada Maçaricada, Bela Vulcão e Bela Milk. Então, tudo isso agrega mais valor à oferta e potencializa o alcance de público.

  1. Investimento médio: a partir de R$400 mil.
  2. Taxa de franquia: R$50 mil.
  3. Faturamento médio anual: a empresa não informa.
  4. Lucratividade: a empresa não informa.
  5. Retorno do investimento: a partir de 16 meses.
  6. Royalties: 2% sobre o faturamento bruto.
  7. Taxa de marketing: a empresa não cobra.

Quais marcas de gelato não são franquias e geram confusão?

Este momento é onde muita gente me questiona sobre algumas marcas que deveriam estar na lista. Por exemplo, é comum achar que a Bacio di Latte é uma franquia, mas na verdade não.

Uma outra marca que conquista clientes e expande sua atuação é a Sorveteria Cairu. Embora não seja gelateria, seus sorvetes participaram até de premiações na Itália.

Acontece que algumas empresa simplesmente optam por não operar na modalidade de franquia, é comum. Manter o controle absoluto das operações é sinônimo de qualidade e tomada de decisão estratégica.

Já que estas empresas não são franquias, o jeito é se ater às sugestões de franquia de gelato que eu apresentei hoje. Lembre-se: antes de tomar qualquer decisão, analise a COF, converse com outros empreendedores e pesquise no mercado.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário