Drogaria São Paulo tem franquia? Entenda o funcionamento dessa rede

Publicado por Lidia Massari em 10 de julho de 2024

Quer dizer que você está avaliando investir no segmento de farmácias, mas não sabe se a Drogaria São Paulo tem franquia? Esta é uma das principais escolhas de empreendedores que sabem a importância de investir em marcas confiáveis.

A Drogaria São Paulo é sinônimo de tradição no mercado brasileiro, pois há mais de 80 anos entrega qualidade e serviços diferenciados. Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o grupo por trás da rede, além dos seus detalhes operacionais, vamos?

Descubra se a Drogaria São Paulo tem franquia

Drogaria São Paulo tem franquia

Olha, até que você não está com o “olho ruim” para os negócios, visto que a Drogaria São Paulo é uma das maiores redes de farmácias do Brasil. Na realidade, a rede ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas do Grupo RD (Drogasil e Raia).

Quando as pessoas descobrem isso, automaticamente a vontade de abrir uma franquia da Drogaria São Paulo aflora. Porém, sinto dizer que não tenho boas notícias para você.

Isso porque a Drogaria São Paulo não opera como franqueadora, isto é, eles não viabilizam a oportunidade de abertura de novas filiais para empreendedores externos. Em outras palavras, você não conseguirá ter sua loja da Drogaria São Paulo.

Contudo, esta conclusão deveria ser algo um pouco mais óbvio, pois falamos de um negócio com mais de 8 décadas.

Portanto, é uma empresa que passou por todos os desafios e provações que o mercado tem a oferecer. Ou seja, qual seria o motivo para entregar as rédeas desse negócio de sucesso nas mãos de terceiros? Não faz sentido, concorda?

Como funciona o operacional da Drogaria São Paulo já que não tem franquia?

O funcionamento comercial da Drogaria São Paulo é o mesmo que todas as outras empresas com gestão comercial interna. Então, cada unidade e negócio que compõem a rede de serviços do grupo tem um direcionamento único e centralizado.

Inclusive, o plano de expansão para os próximos anos se idealizou “de dentro para fora”, a partir de uma análise ampla e consistente do mercado atual. Não por menos, há pouco tempo a rede chegou em Mato Grosso e o sucesso foi imediato.

Enquanto uma loja já estabelecida fatura em média R$850 mil por mês, as unidades do Mato Grosso superaram essa marca. A centralização das decisões é o divisor de águas para que não haja ruídos em meio ao processo decisório de expansão.

Agora você provavelmente deve estar pensando: “mas se a Drogaria São Paulo tem franquia 100% gerida internamente, a rede pertence a quem?”.

Quem é o dono da rede Drogaria São Paulo?

Por acaso você já ouviu falar do Grupo DPSP? Não? Então, você se atrasou “apenas” 132 anos, pois sua história começou com a Drogaria Pacheco, ainda em 1892, acredite se quiser.

Todavia, o Grupo DPSP em si, foi fundado em 2011, com a fusão das drogarias da rede Pacheco e da rede Drogaria São Paulo. Consequentemente à fusão, o grupo logo se tornou o segundo maior do segmento de farmácias e drogarias.

Desde então, todas as decisões comerciais partem inicialmente do Grupo DPSP, que coordena uma rede gigantesca de lojas e serviços com foco no atendimento de excelência à população.

Como está a Drogaria São Paulo no ramo farmacêutico nacional hoje?

Como está a Drogaria São Paulo no ramo farmacêutico

Atualmente, a rede conjunta do Grupo DPSP soma mais de 1.400 lojas, além de 6 grandes centros de distribuição. Sua presença se estende a 9 estados e Distrito Federal, mas a ideia é acelerar o ritmo nos próximos anos.

Falando exclusivamente da rede São Paulo, são mais de 900 lojas, mas o grupo realizou um mapeamento das brechas do mercado atual. Como resultado, identificou a possibilidade de acomodar mais 600 novas unidades em diferentes estados.

Talvez seja por este “pequeno” motivo que o Grupo DPSP tenha injetado mais de R$450 milhões na abertura de outras lojas nos últimos 2 anos.

O mais curioso de empresas deste porte, é que quanto mais se expandem, mais “fácil” se torna expandir.

No caso da entrada no mercado matogrossense, um estudo interno revelou pontos de interesse na ligação entre centros de distribuição e as novas lojas. Com isso, a logística se tornou mais eficiente e a distribuição ganhou acuracidade operacional.

Para concluirmos essa parte, fica evidente que a Drogaria São Paulo não opera na modalidade de franquia. Todavia, nada impede você de monitorar seu avanço no mercado. Afinal, em determinado momento da trajetória, eles podem lançar uma marca específica para franquia, concorda?

Qual a melhor franquia de farmácia? Conheça algumas opções para estudar a proposta

Daqui em diante, sempre que você cogitar investir em uma marca consolidada de drogaria, exclua os principais nomes da lista. O primeiro foi a Drogaria São Paulo, mas muitas outras ainda confundem as pessoas, como a Drogaria Araújo.

É o mesmo caso da franquia Drogasil, que embora não atue no segmento de franquia, muitos querem investir a qualquer custo.

Nesse contexto, você deve procurar marcas de menor expressividade, muitas vezes, com atuação em mercados específicos. Posso destacar as farmácias de manipulação, que constantemente oferecem oportunidade para franqueados.

Na lista abaixo, eu elenco algumas empresas que oferecem a possibilidade de você ter uma loja da rede, confira:

Conclusão se a Drogaria São Paulo tem franquia

Com o investimento que você faria em uma franquia Drogaria São Paulo, você pode muito bem comparar com o investimento em uma farmácia pequena. Ainda que estruturar uma marca do zero seja complexo e longo, você garante 100% de controle.

E então, se você entendeu que não é verdade que a Drogaria São Paulo tem franquia, quais os próximos passos? O importante é não deixar a desmotivação bater às portas, né? Espero muito que tenha gostado das dicas, compartilhe e até mais!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário