Como vender pastel frito na hora?

Publicado por Lidia Massari em 28 de junho de 2024

Aprender certinho como vender pastel frito na hora é quase uma arte, pois a massa fica crocante e sequinha, e o recheio incrivelmente úmido e apetitoso, mas poucas pastelarias realmente atingem esse ponto que todo cliente procura.

Se você levar em consideração que há pastelarias espalhadas pelos quatro cantos do país, então, criar um diferencial é imprescindível. Sendo assim, hoje você descobrirá o segredo por trás do pastel profissional que encanta e atrai clientes, confira!

Aprenda como vender pastel frito na hora com um manual completo

como vender pastel frito na hora

A insegurança de investir, montar e gerenciar uma pastelaria por conta própria, é um fator comum à maioria. Isso porque é necessário preparar pastéis exclusivos, cuidar do gerenciamento, pagar contas e manter fornecedores, né?

Nesse momento, muitos desistem da marca própria para investir em franquia de pastelaria, o que pode ser uma boa alternativa. Porém, a liberdade de gerir a sua pastelaria com autonomia é inestimável, mas tudo depende da qualidade do pastel.

Como iniciar na venda de pastéis do jeito certo?

Existem inúmeras maneiras de iniciar na venda de pastéis, seja através de uma barraca de pastel ou em estandes de feiras. Para uma pastelaria dar certo, o fluxo de clientes precisa ser constante, volumoso e ter características populares.

Dificilmente você encontra uma barraquinha de pastel de feira vazia, pois há sempre pessoas ansiosas por aquela mordida crocante. Em contrapartida, se você quer mesmo vender pastel frito na hora, é preciso investir com assertividade.

Na minha opinião, a forma mais segura de fazer pastel sequinho na hora, é quando você domina todas as variáveis. E aqui me refiro a fatores sensíveis como:

  • Temperatura e qualidade do óleo.
  • Equipamentos adequados e utensílios indispensáveis.
  • Controle total da umidade do ambiente e dos ingredientes.
  • Controle do tempo em relação à capacidade de produção.

Portanto, fica evidente que quando você monta uma pequena pastelaria, nem que seja com pouco dinheiro, você controla melhor as condições acima.

E o resultado? Bem, você descobre na prática como vender pastel frito na hora pode ser lucrativo.

Conheça a melhor técnica de fritura para um pastel sequinho

Independentemente do modelo comercial, é possível fazer os melhores pastéis da região. Acontece que há um processo correto de fritura que você deve seguir à risca, é simples e prático.

Nesse contexto, apresento a você o procedimento padrão para usar como base e, assim, escalar sabores e combinações:

Técnica de fritura para pastel sequinho

  1. Primeiramente, faça pastéis bem fechados, de modo que o óleo não encharque, tampouco vaze o recheio.
  2. Seque a superfície do pastel com papel-toalha, isso evita umidade no óleo quente.
  3. Quanto mais sequinha a massa do pastel, mais crocante ele fica.
  4. Enquanto você lida com a massa e recheio, esquente óleo suficiente.
  5. O óleo precisa estar bem quente, com temperatura entre 180°C e 190°C.
  6. Não frite muitos pastéis ao mesmo tempo para não baixar a temperatura do óleo.
  7. Assim que dourar na medida perfeita, retire e coloque sobre papel absorvente, pois quanto mais óleo eliminar, mais sequinho fica.

Uma dica bacana: quando você conquistar a clientela, experimente substituir o óleo de soja pelo óleo de canola. Isso porque o óleo de canola aguenta temperaturas mais altas sem queimar ou gerar resíduos.

Como resultado, você reforça a cor dourada e a crocância, pois dá para fritar em temperatura mais alta. No vídeo a seguir você aprende uma receita completa de pastel de feira:

Quais sabores de pastel vende mais?

Nem receitas tão complexas e nem pastéis tão simplórios, equilibrar as combinações e focar na qualidade é a receita do sucesso.

Se além de entender como fazer pastel frito na hora para vender, você almeja ser destaque no ramo, é fundamental conhecer os sabores de pastéis mais vendidos. Afinal, seguir a “trend” e valorizar a preferência do consumidor é fator chave nas vendas.

Vale ressaltar que cada região possui tradições e sabores clássicos. Por exemplo, no estado de São Paulo é comum encontrar recheios de carne moída com ingredientes especiais, além do delicioso pastel de palmito.

Na região Centro-Oeste, o consumidor dá preferência a sabores como frango com pequi e carne de sol com mandioca. Enquanto no Norte, é possível apreciar o pastel de tacacá. E como não poderia faltar, em Minas, o pastel de angu é a pedida certa.

Sendo assim, você pode e deve incluir recheios clássicos como carne moída, presunto e queijo, frango cremoso, pizza, palmito, calabresa com queijo e camarão com queijo. Todavia, aproveitar a regionalidade é a estratégia que dá um “Up” nas vendas.

Estrutura mínima para vender pastéis na hora

Investir na estrutura ideal para vender pastel frito na hora vai muito além da estrutura física em si. Nesse momento, considere o negócio como um todo, e aqui eu destaco os utensílios e equipamentos para pastelaria, como:

  • Fritadeira de tamanho adequado para a demanda.
  • Fogão a gás para o preparo dos recheios e demais preparações.
  • Sistema seguro de gás conforme a estrutura.
  • Mesas e superfícies adicionais para manipular os ingredientes.
  • Utensílios como facas, pegadores, escumadeiras, colheres etc.
  • Recipientes suficientes para os ingredientes das receitas.
  • Embalagens personalizadas e caixinhas para delivery.

Dá para vender pastel frito na hora pelo delivery?

vender pastel frito na hora pelo delivery

Sim, é totalmente possível trabalhar com delivery de pastel frito na hora. Eu diria ainda que é quase obrigatório criar uma estrutura para entrega. Veja, parte dos clientes preferem apreciar o pastelzinho no conforto de casa.

Só para garantir que é viável, tem uma empreendedora aqui na cidade que abraçou o delivery, não apenas de pastel, como também de massas. E tenho que dizer, eu nunca experimentei um pastel tão saboroso, sequinho e crocante quanto o dela.

Quer saber qual o segredo? Ela segue o processo de fritura à risca e capricha no embalamento.

No caso, ela enrola o pastel com papel-toalha, coloca-o em uma bandeja simples de isopor e ainda embala bem por fora. Assim, o produto ganha máxima preservação e chega perfeito em casa.

DICA BÔNUS: como aumentar as vendas de pastel?

Costumo dizer que não basta você descobrir como vender pastel frito na hora, é necessário ir além. Olha só, todo mundo que entra neste mercado eventualmente aprende o segredo, daí o seu sucesso fica por conta de diferenciais, como:

  • Monte combos com sucos naturais e refrigerantes.
  • Lance periodicamente a promoção de “compre 3 e pague 2”.
  • Crie cartão fidelidade para o cliente acumular pontos e trocar por descontos.
  • Trabalhe com porções complementares e versões artesanais de molhos.
  • Promova campanhas nas redes sociais e estimule o compartilhamento.
  • Faça postagens diárias no Instagram e Facebook.
  • Viabilize a encomenda de pastéis para eventos e festas.
  • Desenvolva sabores exclusivos e pensados no consumidor.

Conclusão sobre como vender pastel frito na hora

O que você achou de todas as informações sobre como vender pastel frito na hora? Eu julgo que o mais importante você já tem a seu favor, que é a cultura brasileira de comer um bom pastel. Ou seja, o produto tem raízes na alimentação das pessoas.

Quer dizer então que você só precisa desenvolver a abordagem certa e oferecer o melhor pastel. Espero muito que tenha gostado das dicas, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário