Como vender cosméticos de porta em porta?

Publicado por José Neto em 10 de janeiro de 2018

Ter uma atitude empreendedora e começar seu próprio negócio pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Algumas técnicas funcionam muito bem para começar um negócio de sucesso, como vender cosméticos de porta em porta, por exemplo.

Essa modalidade de vendas tem crescido muito nos últimos tempos, exatamente porque é uma grande fonte de renda. A ideia de empreender surge a todo dia. O Brasil é um dos países com maior taxa de desemprego e a crise econômica que afeta a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Nesse contexto, empreender em vendas diretas, acaba sendo uma saída para aumentar os lucros da família e também crescer o negócio.

Nesse artigo, irei falar sobre como vender cosméticos de porta em porta, os segredos para aumentar as vendas e algumas dicas para manter o seu negócio a todo vapor. Confira com atenção!

Principais características empreendedoras


O empreendedor que quer crescer no segmento em que atua, precisa apresentar algumas características, comuns entre os empreendedores de sucesso. A primeira delas é a capacidade de identificar as oportunidades de negócio.

Em um mundo globalizado, onde diariamente surgem novas necessidades, o empreendedor precisa ter atenção nas maiores oportunidades de negócio que também podem surgir.

A segunda característica é a motivação. Gerir um negócio não é tão simples quanto parece. Exatamente por isso é que a maioria dos empreendedores estagnam no meio do caminho. Exercitar a motivação todos os dias é uma ferramenta que irá colaborar diretamente com o sucesso do seu negócio.

A terceira característica é ter o domínio da administração. A administração é um fator que pode alavancar o seu negócio ou afundá-lo de vez. A gestão administrativa precisa ser bem elaborada, analisada e aprimorada, a fim de colaborar com o crescimento exponencial do negócio.

E por fim, a última característica é a capacidade de assumir e enfrentar riscos. Em todo negócio existem potenciais riscos que podem surgir a qualquer momento.

O empreendedor que não consegue lidar com os riscos, dificilmente conseguirá lidar com os obstáculos que podem surgir. É necessário estar preparado, ter planos para lidar com isso e principalmente traçar um perfil de riscos para a empresa.

Vender cosméticos de porta em porta é uma profissão de sucesso


A venda direta é uma forma de varejo sem loja, ou seja, o vendedor adquire produtos para revenda de uma marca específica e realiza as vendas de porta em porta. Por que é um negócio de sucesso?

Principalmente quando falamos em cosméticos, o raio de possibilidades de vendas é extremamente grande. O público alvo de cosméticos está presente em cada esquina. O contato direto do vendedor com o consumidor é o segredo de venda certa.

Nessa modalidade de vendas, geralmente o vendedor não tem nenhum vínculo empregatício, ou seja, tudo o que recebe é fruto do seu próprio esforço. Não há horário definido de jornada de trabalho, nem chefes a quem recorrer.

Por um lado, todas essas questões são pontos vantajosos, por outro lado, o empreendedor precisa adquirir muito mais conhecimentos do que imagina para ter sucesso nas vendas.

O vendedor precisa ter conhecimento das técnicas de vendas, gestão administrativa, negociação e principalmente como lidar e cativar o público.

Vender cosméticos de porta em porta é um negócio altamente lucrativo. Você pode encontrar clientes fiéis todos os dias e construir uma cartela de vendas valiosa.

7 dicas de como vender cosméticos de porta em porta


como vender cosméticos de porta em porta

Como você já pôde perceber, a venda de cosméticos traz uma gama de oportunidades de crescimento profissional. Mas se quer saber como vender cosméticos de porta em porta, precisa ter em mãos as melhores dicas para aumentar cada vez mais suas vendas. Veja esse breve passo a passo para colocar já em prática!

1. Conheça o produto

Antes de mais nada, saiba que vender um produto de alta qualidade lhe trará muito mais rentabilidade do que um produto desconhecido e de baixa qualidade. As pessoas se direcionam muito pela indicação e se você aparecer com um produto completamente desconhecido, ou você desenvolve um plano altamente persuasivo ou você perderá muitas vendas.

Dessa maneira, experimente várias marcas, conheça a reputação de cada uma e principalmente conheça o público de cada uma. Quanto maior for o público de uma marca, maior será o seu lucro bruto.

2. Monte seu kit

Monte uma pasta de apresentação dos melhores cosméticos que você vende. Não esqueça também de deixar na bolsa algumas amostras para que as pessoas possam conhecer a qualidade do produto.

Tenha também em sua maleta de venda direta:

  • Todos os catálogos de produtos;
  • Informações sobre a empresa;
  • Flyers para deixar com o cliente, que tenha seu telefone para contato;
  • Caderno de anotações, caso o cliente peça algum produto específico que não esteja no catálogo;
  • Seu cartão de visita como consultor de cosméticos;
  • Agenda para anotar os dados do cliente como telefone, redes sociais, endereço, etc.

3. Seja um consultor e não vendedor

A verdade é que ninguém gosta de vendedor. Geralmente o vendedor é caracterizado como uma pessoa chata, que interrompe, insiste e incomoda o cliente. Não seja essa pessoa.

Há uma diferença tênue entre vendedor e consultor. O consultor é aquela pessoa amiga, que entende as necessidades dos clientes e apenas mostra algumas sugestões que podem mudar a vida do cliente.

Na verdade, o consultor ajuda o cliente, lhe entregando informações relevantes, produtos de alta qualidade e um excelente custo benefício para o cliente.

4. Se torne amigo do cliente

Se você conseguir desempenhar seu papel de consultor de cosméticos, certamente você irá se tornar um dos melhores amigos do cliente. Isso é uma vantagem lucrativa imensa para você, que será a primeira escolha do cliente, quando surgir uma necessidade de compra.

5. Atualize seus clientes

Como você já leva em sua maleta uma agenda para anotar os contatos dos clientes, utilize esses contatos para atualizá-los sobre as novidades recentes. Monte uma página no Facebook, adicione todos os seus clientes e mostre todas as novidades.

Utilize a técnica de “cliente VIP”, que recebe as novidades em primeira mão e são os primeiros a experimentar os melhores produtos da marca que você revende. Se quer aprender como vender cosméticos de porta em porta, precisa treinar essa técnica.

6. Tenha sempre produtos a pronta entrega

Essa é uma das melhores dicas de como vender cosméticos de porta em porta. A maioria dos clientes irão lhe procurar somente quando necessidades urgentes aparecerem. Você, como consultor amigo não poderá desapontá-las, nem perder possíveis vendas, não é mesmo?

Portanto, tenha sempre os produtos mais vendidos da marca a pronta entrega. Você poderá levar alguns também em suas visitas porta em porta. Assim, além de garantir que seus clientes conheçam os melhores produtos, você ainda poderá fazer vendas instantâneas.

7. Faça eventos promocionais

Para ser o melhor vendedor da região você precisa ser conhecido. Para isso, faça eventos atrativos para o público regional que se interessa por cosméticos. Você pode fazer um evento de lançamento ou até mesmo um evento sobre as maiores promoções da marca.

Tenha certeza que haverá muitos interessados em seu evento, e nessa ocasião, tenha também vários produtos a pronta entrega para demonstrar.

5 Marcas de cosméticos para ganhar muito dinheiro


Agora que você já conheceu o passo a passo de como vender cosméticos de porta em porta, conheça quais são as melhores marcas de cosméticos para investir. Se quiser ganhar ainda mais dinheiro vendendo cosméticos, escolha duas ou mais marcas para apresentar sempre mais opção para seus clientes. Veja:

  • Eudora – Uma das unidades de negócio do grupo Boticário. Fundada em 2011 com foco em venda direta.
  • Mary Kay – Uma grande oportunidade de como vender cosméticos de porta em porta. Foco na independência e sucesso das mulheres.
  • Avon – Avon é uma marca já conceituada no mercado de cosméticos e focada na venda direta.
  • Racco – A Racco possui uma das maiores estruturas e o melhor sistema de marketing multinível do Brasil.
  • Vult cosméticos – A Vult é uma linha de cosméticos bem mais em conta que está crescendo no mercado.

Conseguiu compreender como vender cosméticos de porta em porta é um negócio altamente lucrativo? Com todas essas dicas em mãos, agora você só precisa se preparar, planejar suas ações, administrar e ganhar muitos clientes.

Vá em frente, tenha muito comprometimento, aprenda sempre que tenho certeza que você irá se tornar um vendedor de sucesso!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

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