Como trabalhar para mim mesmo? 6 Dicas que ninguém fala!

Publicado por José Neto em 4 de agosto de 2021

O primeiro passo para trabalhar para mim mesmo é descobrir algo que eu possa fazer que vai me dar dinheiro. Seja a venda de algum produto ou a prestação de um serviço.

Em seguida é preciso fazer a divulgação e procurar pessoas que precisem daquilo. É assim que se começa trabalhar por conta própria.

Mas pode ser que nesse momento você esteja querendo trabalhar para você mesmo, porém não sabe como iniciar. Então hoje eu vou explicar um pouco mais sobre essa possibilidade.

Afinal tem muitas pessoas que não conseguem emprego e acabam tendo que recorrer ao trabalho como autônomo para se manter.

1. Encontre algo que você saiba fazer


Como trabalhar para mim mesmo como autônomo

Não tem como trabalhar para mim mesmo se eu não tenho nenhuma habilidade ou conhecimento em alguma área. Porque de fato, o nosso trabalho tem que ser voltado para resolver os problemas de outras pessoas. Então eu preciso saber fazer algo para lucrar com isso.

Então o que você deve fazer é analisar no que você é bom ou o que você está disposto a aprender para depois começar trabalhar.

Veja ideias que dá para trabalhar para mim mesmo:

  • Costureira;
  • Serviços de manicure, cabeleireira e depilação;
  • Trabalhar com jardinagem;
  • Eletricista autônomo;
  • Encanador;
  • Pedreiro;
  • Limpeza de carpetes e estofados;
  • Mecânico;
  • Chaveiro;
  • Fazer bolos, doces e salgados sob encomenda;
  • Manutenção em computadores;
  • Escritor freelancer;
  • Design ou programador;
  • Vender produtos pela internet;
  • Fabricar brindes;
  • Conserto de eletrodomésticos ou eletrônicos;
  • Aluguel de produtos;
  • Dar aulas particulares;
  • Produzir artesanatos;
  • E muito mais…

Todas essas são áreas que você pode trabalhar para si próprio ou abrir um pequeno negócio onde você irá atuar naquela área. Mas existem dezenas de outras opções como essas que eu consigo trabalhar para mim mesmo e que você também consegue.

Aqui mesmo no site nós temos um artigo mostrando várias outras ideias de trabalhos autônomos que dão dinheiro. Depois vale a pena você dar uma conferida!

2. Comece trabalhar de forma simples


Se você quer trabalhar para si próprio, precisa estar disposto a começar de forma simples e ir crescendo ao decorrer do tempo. Em muitos casos você pode começar organizar seu trabalho por fora, mesmo enquanto estiver trabalhando em um emprego fixo.

Vou te dar um exemplo real:

Aqui na minha cidade eu conheço um rapaz que trabalhava como ajudante de pedreiro, mas ele queria lagar essa profissão e trabalhar por conta própria com aluguel de equipamentos.

Assim ele continuou trabalhando como ajudante e foi comprando aos poucos seus equipamentos. Começou com uma betoneira apenas, depois comprou outra, comprou andaimes e devagar foi comprando mais itens. Hoje ele trabalha por conta própria apenas alugando os equipamentos, mas começou de forma simples.

3. Divulgue seu produto ou serviço


Depois que eu encontrei uma forma de trabalhar para mim mesmo, o próximo passo é divulgar o meu serviço ou produto no mercado. Afinal de nada adianta começar trabalhar por conta própria se ninguém ficar sabendo disso.

Chega a ser engraçado, mas é comum que algumas pessoas peguem produtos para revender, por exemplo, mas não falem nada com ninguém. Infelizmente não tem como vender algo sem espalhar essa informação.

Então independente do que você vai fazer, comece falando para os vizinhos e pessoas próximas que você está vendendo algo ou oferecendo algum serviço.

Use, principalmente, a internet para divulgação. Você pode criar um perfil no Instagram, por exemplo, para mostrar seus produtos ou o resultado dos seus serviços. Peça para os clientes postarem algo sobre você e lhe marcar, pois tudo isso vai gerando crescimento para seu trabalho.

Peça também para as pessoas lhe indicar para novas pessoas, porque isso ajuda demais.

Quero trabalhar pra mim mesmo

4. Entregue o melhor para seus clientes


Muita gente chega aqui achando que trabalhar para si próprio é um mar de rosas, mas a verdade é que você precisa trabalhar muito mais e se dedicar dobrado. Porque você precisa entregar o melhor para seus clientes, pois se não fizer isso, é seu trabalho que está em jogo.

Então esqueça essa ideia de que trabalhando por conta própria você irá trabalhar menos, porque será totalmente ao contrário.

Você precisa gostar de fato do que faz e estar disposto a se dedicar muito mais, caso queira trabalhar para si e não depender de um patrão ou emprego fixo.

Portanto, quanto melhor for o seu serviço ou produto, maiores serão as chances dos seus clientes voltarem a comprar de você e indicar para outras pessoas. Por isso é tão importante caprichar e dar o seu melhor.

5. Trabalhar para mim mesmo exige controle financeiro


Tá aí outra coisa que a maioria das pessoas não falam, que é a questão financeira. Eu, por exemplo, quando comecei trabalhar para mim mesmo fiz a maior bagunça com o dinheiro que ia entrando de cada serviço e só depois de um tempo consegui organizar as coisas.

Mas a verdade é que trabalhando para si próprio você não tem um valor fixo que vai receber por mês. Pode ser que em um mês você ganhe muito dinheiro, mas fique 1 ou 2 ganhando bem menos. Então é preciso estar preparado para isso.

A minha dica é que você tenha uma reserva em dinheiro para lhe manter por alguns meses. Ou de acordo for trabalhando vá separando uma pequena quantia para essa reserva, porque meses ruins vão surgir com certeza.

6. Comece fazer algo por conta própria


Agora que eu já lhe dei um panorama a respeito de como trabalhar para si próprio, cabe a você dar os primeiros passos.

No geral, trabalhar para a gente mesmo é maravilhoso, porque nós temos a possibilidade de crescer de acordo os nossos esforços e atingir patamares que não seriam alcançados em outro lugar.

Além disso, se você vai trabalhar com algo que gosta, sua vida ficará muito mais leve e tranquila. O que dá paz de verdade para seguir a vida tranquilamente.

Mas não se deixe levar apenas pelo lado positivo da coisa. Pois muitos problemas também vão surgir em sua vida e você precisa estar disposto a resolve-los sempre.

Desejo muito sucesso desde já e recomendo que veja também o artigo sobre cursos para trabalhar por conta própria. Nele eu dou 5 sugestões de cursos legais que podem se encaixar ao seu perfil de trabalho!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

3 comentários

Deixe o seu comentário